Carnaval 1971: Nova Friburgo dominada pelo reinado momesco

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 20 de fevereiro de 2021

Pesquisado por Fernando Moreira 
Edição de 20 e 21 de fevereiro de 1971

 

Manchetes:

  • Nova Friburgo já dominada pelo reinado momesco - Repleta ficou a cidade e lotados os hotéis e todas as casas de hospedagem. Ultrapassadas todas as perspectivas otimistas quanto a frequência de turistas. Quarenta mil visitantes esperdos no fim de semana de folia. A previsão é de que dez mil automóveis particulares cheguem à Friburgo neste carnaval. O comércio se preparou para qualquer suprimento. É absolutamente necessário que os serviços públicos, notadamente os de água, lixo, luz e telefone não venham a causar decepções. Enquanto o policiamento está impecável, continua a balbúrdia no trânsito com o infernal abuso das buzinas, as aberturas dos canos de descarga e os avanços dos sinais.  É necessário que as autoridades do Detran coloquem um paradeiro em tudo isso. 
  • Três das grandes razões do sucesso do carnaval friburguense - Nova Friburgo Country Clube, Clube de Xadrez e Sociedade Esportiva Fribuguense procuram ultrapassar os louros conquistados e oferecer aos seus associados e turistas o que de melhor possa apresentar. Os bailes e as vesperais carnavalescas representam de fato algo notável, com fama justificada muito além de nossas fronteiras. A carga que carregam pelo fato de desejarem alegrar o povo e distrair seus associados nestes dias "bicudos" do feijão a quase dois cruzeiros o quilo e pão no mesmo preço, dá perfeitamente para que os chamemos de heróis. E são mesmo.
  • Primavera de Flores - É o mote da ornamentação carnavalesca do Nova Friburgo Country Clube, numa estupenda criação da senhora Suzy Soares da Cunha, cuja beleza, magnificência e artístico colorido vem empolgando a todos os que visitam o simpático e aristocrático clube do Parque São Clemente.

Pílulas:

  • Até o momento em que escrevíamos esta edição ainda não havia sido inaugurado o novo abastecimento de águas de Friburgo. É preciso ser dito à população por que não foram feitos até então os testes de condições da linha e os de limpeza de canos. Também, o último boato, partido de integrante da comissão especialmente designada pelo atual prefeito  - conforme portaria que temos em nosso poder — qual seja o de que 300, 200, 100 metros de canalização não estavam colocados, havendo assim, criminosa interrupção na linha condutora, representa grave acusação a firma contratante das obras e principalmente à fiscalização, tanto da autarquia responsável como aos engenheiros dos órgãos financiadores. Aguardamos o pronunciamento oficial da mencionada comissão prefeitural e da autarquia de água.
  • O novo prefeito de Friburgo, Feliciano Costa, já em vias de completo restabelecimento da melindrosa intervenção cirúrgica a que se submeteu. Neste 20 de fevereiro, ele percorre, de automóvel, as principais ruas da cidade, vistoriando a ornamentação e iluminação por ele determinada para o reinado momesco de 1971.
  • Está decidido: César Guinle na presidência e Monsenhor Miele na superintendência da Fundação Educacional. Apesar do absoluto mutismo para com a imprensa - que tudo dá e nada pede em troca - conseguimos filtrar esta notícia em fonte seguríssima.
  • Aviso aos navegantes: todas as veladas advertências que vínhamos fazendo, com relação as omissões da atual administração para com a imprensa, tem por único objetivo consignar o fato, de modo a que, os “maiorais” possam alegar ignorância. Só isto, nada mais, já que a matéria não nos causa o menor embaraço, muito menos fere qualquer interesse de nossa parte. Trocamos a bicharada conforme a vontade dos donos.

Sociais

  • A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Rozette Haiut, Maria Amélia Soares e Júlio Américo do Lago Zamith (20); Vera Lúcia de Lima e Silva e João Amélio (21); Renato Heidenfelder (22); Allysson Cardinalli (23); Márcio Ventura, Maurício Ventura e Max George Cleff (24).

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.