7 de setembro: o dia máximo da pátria

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 05 de setembro de 2020

Edição de 5 e 6 de setembro de 1970
Pesquisado por Fernando Moreira

Manchete:

  • Viva o Brasil! - Solenidades cívicas programadas pelos poderes públicos marcarão o Dia da Independência, sobressaindo-se o desfile cívico-militar às 9h na Rua Alberto Braune, cuja iniciativa e organização ficou a cargo da prefeitura.
  • Orçamento de 1971 - O governador Geremias Fontes encaminhou ao Legislativo estadual a proposta orçamentária para o exercício de 1971. O chefe do Executivo fluminense elaborou o orçamento em comum acordo com o seu sucessor já indicado, o deputado Raimundo Padilha, a quem caberá sua execução. A proposta é rica em princípios e métodos recomendados pelo que há mais de moderno em administração fazendária e no Direito Financeiro. Em consequência, o Estado do Rio de Janeiro coloca-se entre as unidades da federação que melhor orçamento apresenta, elaborado em bases reais, que não admitem pessimismo ou otimismo, em termos de previsão da receita.
  • Novo chefe da Casa Civil - O governador Geremias de Mattos Fontes deu nova e importante incumbência ao dr. Renato Tinoco Faria, que com discernimento ocupou importantes missões na administração estadual, tais como os cargos de secretário do Trabalho e de Finanças, na chefia do Sistema Coderj e no grupo de Processamento e Orçamento. Homem dos “sete instrumentos”, serviu com devotamento e competência ao seu amigo que vem governando a Velha Província, o fazendo de modo a merecer os maiores encômios. 
  • Festa da Cerveja - O Caledônia Montanha Clube promove a já consagrada em todo o Brasil, VII Festa Internacional da Cerveja, com muitas atrações para agradar a todos os gostos. Três orquestras, representações de países, nos quais a cerveja predomina, solene abertura do barril de chope oriundo de Munich e importado especialmente para a festa.
  • Loteria Esportiva - Somente os que não querem enxergar é que não percebem ou avaliam o "esvaziamento" das finanças dos municípios, com a fabulosa arrecadação e imediata canalização para a engenhosa organização que tem o beneplácito legal. Milhares de cruzeiros são transferidos diariamente para os cofres da Caixa Econômica, num empobrecimento sem limites às já depauperadas finanças do interior.
  • Galeria Bar ampliado - O "Galeria Bar", ponto de reunião da elite friburguense, estabelecimento de propriedade e dirigido pelo simpático Saraiva, foi ampliado com a anexação de toda a loja da esquina da Rua Ernesto Brasílio, onde esteve instalado a Lanchonete Wilson’s. O já tradicional "Galeria", onde é constante a presença de políticos, professores, alunos e intelectuais, está com outra fisionomia e em condições de servir ao mais exigente frequentador. Do “Galeria” a história algum dia dirá muito. Político que não frequenta as "rodilhas" do mesmo bar, ou está urgindo do povo, ou metido a granfinismo, jamais terá o apoio popular. Quando alguém ouvir dizer que algum “gajo” está evitando o verdadeiro “parlamento” da nossa cidade, pode ficar certo de que se trata de gente sem condições de enfrentar o movimento irradiador do "calor" dos grandes acontecimentos comunitários. Claro que, em certas ocasiões, formam-se no Galeria Bar algumas ondas e até vagalhões. Acontece, porém, que em todas as cidades há sempre um ou mais “Galeria Bar”. Nem sempre, no entanto, tem um Saraiva, com aquele jeitão todo seu, sempre pronto a servir a todos.

Pílulas

  • O movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) que será lançado oficialmente pelo presidente da República, Emílio Garrastazu Médici, neste 7 de setembro, já tem em Friburgo a sua Comissão Municipal constituída. Tendo a realizar um programa de impacto para a alfabetização de adolescentes e adultos, a Fundação Mobral é um movimento permanente que só se extinguirá quando o analfabetismo deixar de existir no Brasil. Todos os brasileiros idealistas e amantes da sua grande pátria estão convocados para a campanha.

Sociais

  • A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Ruth Laginestra Simões e Fernando Alves Pena (5); Wilson Vieitas, Arsênio Crecencio, Salim Lopes (6); Mário Corso Teixeira e Pascoal Antonio Cláudio (7); Elias Antonio Yunes e Leone Reis da Silva (8); Attila de Oliveira, Sérgio Felga e Odette Mielle Pereira (9); Julio César Celles Cordeiro, Francisco Miller, Juvenal Marques Filho e Lair da Rocha Turque (10).

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.