Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Oportunidade

Vinicius Gastin
Esportes
Inscrições para os Jogos Escolares do Rio de Janeiro são abertas
Estão abertas as inscrições para os Jogos Escolares do Rio de Janeiro (Jerj), dando início a mais uma edição da maior competição esportiva estudantil do estado. Organizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, e em parceria com a Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro, o evento busca aumentar a participação dos estudantes de todas as instituições de ensino, públicas e privadas, em atividades esportivas, além de promover uma ampla mobilização da comunidade estudantil em torno do esporte.
No ano passado, a competição, que é gratuita e aberta a estudantes de 11 a 17 anos da rede básica de ensino, contou com 5.177 participantes das cinco regiões do estado. A expectativa para 2025 é dobrar este número, tamanho o sucesso do evento de 2024. Os interessados devem acessar o site www.jerj.com.br para efetuar a inscrição.
“Precisamos, desde o período escolar, descobrir as vocações e potencialidades de cada aluno. O esporte abre portas, ensina valores e é uma ferramenta de transformação social. Nesse sentido, o Jerj reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento dos jovens fluminenses. Nossa meta é alcançar ainda mais escolas esse ano, para que mais alunos participem dessa grande celebração esportiva”, destaca o governador Cláudio Castro.
As novidades deste ano são o seminário itinerante, que vai percorrer cinco regiões do estado durante o período de inscrições para incentivar mais escolas a participar, e a cerimônia de abertura, prevista para o início do mês de maio.
“O Jerj é, sem dúvida, o maior legado que podemos deixar para o desporto escolar. A edição do ano passado mobilizou as escolas de forma significativa. Quem participou deseja repetir a experiência, enquanto os que ficaram de fora estão ansiosos para não perder essa oportunidade. Mais do que uma simples competição, os jogos representam uma verdadeira prova de superação e uma excelente oportunidade de interação entre jovens de diferentes lugares e realidades”, pontua o secretário de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
O evento contempla 20 modalidades esportivas. Além de troféus e medalhas, os vencedores ganham a oportunidade de representar o Rio de Janeiro no Jebs, organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), e dos Jogos da Juventude, organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). O projeto não tem custo para as escolas e os alunos recebem um kit participante cedido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, que também presta apoio logístico.
“O esporte corrobora a melhoria da qualidade da educação. É fundamental que a educação e o esporte andem juntos, pois esta união ajuda na melhoria de resultados também na aprendizagem. O Jerj vem mais uma vez para transformar a vida dos nossos alunos. Fui medalhista nos Jogos Escolares da minha época, e sei o que significou na minha vida em termos de disciplina e foco. Assim vamos construindo uma juventude melhor para o Rio de Janeiro”, ressaltou a secretária estadual de Educação, Roberta Barreto.
As inscrições terminam no dia 11 de abril. Os locais e as datas de competição estarão disponibilizados no Boletim Oficial do Jerj, acessível no site da competição, mas a previsão é que comecem em maio. Os Jogos Escolares do Rio de Janeiro serão realizados em duas etapas, sendo a primeira regional, com competições nas regiões Metropolitana I, Metropolitana II, Serrana/Lagos, Norte/Noroeste e Sul Fluminense.
Os primeiros colocados nas etapas regionais (pré-classificatórias) serão selecionados para a segunda etapa, a estadual. É de lá que sairão os estudantes que vão representar o estado (pelo TimeRJ) nas competições nacionais. A grande final do Jerj será disputada na capital fluminense. O investimento é proveniente da Lei Pelé, do Governo Federal, e garante a realização do Jerj em 2024 e 2025 (R$11,9 milhões no total; R$5,9 milhões/ano), mas pode ser renovado por mais dois anos.

Vinicius Gastin
Esportes
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário