Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Com histórico...
Vinicius Gastin
Esportes
Nadadora afastada das Olimpíadas já se envolveu em briga com friburguense
Um caso que chamou atenção e repercutiu bastante em Paris. Não pelo desempenho nas piscinas, conquista de medalha ou algo do tipo, mas por um ato de indisciplina. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) decidiu desligar a nadadora Ana Carolina Vieira da delegação brasileira na Olimpíada, após dois episódios comunicados pela comissão técnica da modalidade. Ela já retornou ao país no último domingo, 28 de julho.
O detalhe é que Ana Carolina, em junho de 2023, no Troféu Brasil de Natação, sediado no Parque Aquático do Centro Esportivo Santos Dumont, em Recife-PE, se envolveu em uma briga com a então parceira de equipe, a friburguense Jhennifer Conceição Alves.
Na ocasião, as atletas foram convidadas pela equipe de comunicação do Pinheiros para gravar um vídeo. Naquele momento, Ana já estava afastada das outras duas e não reagiu bem ao ser chamada de volta e ambas nadadoras se desentenderam e começaram a brigar. A agressão resultou em um boletim de ocorrência registrado em uma delegacia de Polícia Civil.
Na época em que a briga aconteceu, o portal de notícias Uol informou que a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) decidiu não retirá-las da competição. Apesar disso, advertiu e denunciou as atletas para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Agora, em Paris, o chefe de equipe da natação, Gustavo Otsuka, relatou que, primeiramente, Ana Carolina Vieira e o namorado Gabriel Santos, que também é atleta da natação, saíram da Vila Olímpica sem autorização na última sexta-feira, 26 de julho. Os dois publicaram fotos nas redes sociais na capital francesa fora da vila.
Segundo Otsuka, toda saída da vila dos atletas deve ser previamente comunicada, por motivos de segurança. No entanto, o que causou a exclusão de Ana Carolina da delegação não foi este episódio.
No sábado, 27 de julho, a atleta fez parte do revezamento 4x100m livre feminino, que acabou eliminado antes da final. Ana Carolina teria contestado, de forma veemente, a mudança na escalação do revezamento. Ela não concordou com o fato de Mafê Costa ter sido poupada. O comunicado da CBDA diz que a decisão técnica foi contestada pela nadadora "de forma desrespeitosa e agressiva".
Ainda segundo o comunicado publicado em conjunto pelo COB e a CBDA, a definição pela exclusão de Ana Carolina Vieira foi em comum acordo entre membros da comissão técnica, o chefe Otsuka e a direção da confederação da modalidade. Ana Carolina ainda poderia atuar no revezamento 4x100 medley misto. Gabriel Santos, que participou do revezamento 4x100 livre masculino e não tinha mais provas a nadar, foi punido apenas com uma advertência.
O clube Pinheiros, onde ambos os atletas atuam, publicou nota oficial sobre o caso: "O Esporte Clube Pinheiros tomou conhecimento da punição aos atletas Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos, da natação, e do desligamento da atleta da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris. O clube vai aguardar o retorno de Ana Carolina ao Brasil para conversar com ela e apurar os fatos com os envolvidos. O Pinheiros segue confiante na participação de seus atletas nos Jogos Olímpicos e em sua contribuição para o esporte brasileiro."
Vinicius Gastin
Esportes
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário