Brilho no Dadinho

Vinicius Gastin

Esportes

quarta-feira, 31 de julho de 2024

AFFM / Friburguense se destaca em mais uma categoria do futmesa

O início do returno do Estadual individual, com a quarta etapa da temporada, foi repleta de duelos emocionantes, muitos gols, surpresas e uma final de Série Ouro emocionante. A competição aconteceu no ginásio do Grajaú Tênis Clube, e contou com a presença de 156 atletas dos mais tradicionais clubes do futebol de mesa do Estado do Rio de Janeiro. A modalidade resgatada recentemente pela AFFM / Friburguense já conta com botonistas se destacando.

O Tricolor foi representado pelos atletas Carlos André Lima Barbosa, o "Monstro", Vinícius Esteves, Hiago Azevedo e Maurício Bonin. Carlos André ficou em 8° na categoria master, mesma colocação de Bonin na prata, conseguindo o acesso para a categoria ouro. O atleta Vinicius, com boa campanha, permaneceu na categoria ouro. Já a estreia do atleta Hiago Azevedo, da modalidade pastilha, no dadinho, também foi positiva.

Na grande final, Victor Praça abriu 2 a 0 no primeiro tempo, mas permitiu que Bandini buscasse a igualdade no placar e quase tivesse a chance de tentar virar a partida segundos antes do término. O craque do América, porém, teve o que comemorar, já que, após nove vitórias, dois empates e uma derrota em 12 jogos, assumiu a liderança do returno e se manteve em segundo lugar no ranking anual, com 1.825 pontos, 45 atrás de Cleciano (Vasco), o que lhe amplia as possibilidades de ir às finais da série ouro.

Na disputa do terceiro lugar, em outro duelo de pura técnica, decidido no detalhe, Sarti fez 5 a 4 sobre Quartarone, elevando a média de gols nos embates decisivos. O pódio da série ouro foi completado por duas promissoras novidades: Tanoco (Liga Fonte) e Nine (Olaria), em quinto e sexto lugares, respectivamente, Gabriel Cataldo (América), na sétima posição, e Johnathan (River), na oitava colocação.

Já a série prata da categoria adulto foi decidida por dois veteranos das mesas. O multicampeão Wellington, do Flamengo, bateu o experiente André Santos, do River, por 5 a 4, e fechou uma campanha com dez vitórias, um empate e apenas uma derrota. Já a disputa do terceiro lugar reuniu outras duas gratas surpresas e Marcelinho, da Lafume, se deu bem ao segurar o 1 a 1 com Tubarão, da Liga Fonte. Além dos quatro, subiram para a série ouro da próxima etapa, Bernardo (Flamengo), Rafael Marques (River), em sexto; Deco (Grajaú Tênis Clube) e Bonin (Friburguense), na oitava posição.

Na categoria master, os botonistas a partir dos 50 anos protagonizaram uma alta média de gols. Basta ver o resultado da finalíssima, que reuniu Veras, da Liga Fonte, e  Alysson, do São Cristóvão, clube que tem conquistado alguns bons resultados em seu ano de estreia. O empate em 4 a 4 deu o título ao veterano Veras, que foi campeão invicto — sete vitórias e cinco empates —, mas, segundo admitiu, passou sufoco diante do cadete estreante em pódios na federação. Na disputa do terceiro lugar, Leal, do Grajaú Tênis Clube, fez 6 a 3 em Ávila, do Olaria, em outro jogaço. Completaram o pódio, Jonas (River), Gil Almeida (Fluminense), Caetano (River) e Monstro (Friburguense).

Já na categoria sub-18, disputada em pontos corridos, o título ficou com Felipe Drago, do Botafogo, atual campeão estadual e sedento pelo bi em 2024. Com um aproveitamento de 70%, ele obteve sete vitórias e sofreu três derrotas para vencer mais uma etapa e se manter na liderança do ranking anual. O segundo lugar ficou com Izac Arcanjo, do River, e em seguida vieram Matheus (River), João Félix (Humaitá), Lorran (Fluminense) e Arthur Kruger (Light).

 

Copa do Brasil de Futmesa

Nos dias 7 e 8 de setembro acontece a 19ª edição da Copa do Brasil de Futebol de Mesa, da Regra 12 Toques. A competição será na Estação Cidadania Antônio Carlos da Cunha (Tonhão), no município mineiro de Varginha.

A competição, realizada pela Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM), será organizada pela Federação de Futebol de Mesa do Estado de Minas Gerais (Fefumenge )e pelo clube varginhense Von Schmidt de Futebol de Mesa.

Ao todo serão 32 atletas em cada categoria, adulto e master (48+). O Estado do Rio de Janeiro será representado por Moacir (América), Luiz Carlos (União) e Bad (Vasco) na categoria master; e, Hiego (América), Thiago Penna e Evandro Gomes (Vasco) na categoria adulto.

O primeiro título do Rio de Janeiro foi do vascaíno Marcelo Lages, conquistado em 2007, em Blumenau-SC, na categoria máster. Em 2015 foi a vez de Armando Amêndola, em São Paulo, na mesma categoria. Ele conquistou o título pelo América e atualmente está Flamengo. Já em 2019 teve dobradinha do Rio de Janeiro na Copa do Brasil, disputada no ginásio do Friburguense. Na categoria adulto, Christofer Pereira foi o campeão e na categoria master, Rodolfo José, do Vasco da Gama, atualmente no Fluminense.

Quinho, do Palmeiras, é o atual bicampeão consecutivo na categoria adulto. Na categoria master, Éder Sérgio (PE) e Dalla Stella (PR) venceram as edições de 2023 e 2022, respectivamente, disputadas em Caruaru-PE e Londrina-PR.

  • Foto da galeria

    Participação dos botonistas do Friburguense foi destacada também no Dadinho (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Um dos experientes atletas, Carlos André foi oitavo colo-cado na série ouro master (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Competição reuniu dezenas de atletas de várias equipes do Rio (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Frizão começa a se destacar em nova categoria, após resgate dos treinos e participações em campeonatos (Foto: Divulgação)

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.