Antecipação do 13º é uma nova oportunidade

Gabriel Alves

Educação Financeira

Especialista em finanças e sócio de um escritório de investimentos, Gabriel escreve sobre economia, finanças e mercados. Neste espaço, o objetivo é ampliar a divulgação de informações e conhecimentos fundamentais para a nossa formação cidadã.

sábado, 10 de junho de 2023

Ao longo do mês de maio o governo se preparou para mais uma forte injeção de liquidez na economia. A antecipação do 13º salário para mais de 30 milhões de aposentados e pensionistas do INSS é um forte movimento de incentivo ao consumo – principalmente em época de baixa temporada para o comércio. Sabemos como a sazonalidade dos gastos de fim de ano representa estímulo significativo para o desenvolvimento da geração de riqueza no país (e o 13º estava lá para promover demanda), mas também sabemos que uma graninha “extra” sempre vem a calhar. Em qualquer época; para qualquer destino.

Nos últimos anos a antecipação também ocorreu e talvez você já esteja com seu planejamento alinhado. Em 2021 e 2022, o adiantamento do calendário programou os pagamentos da bonificação para os meses de abril e maio, mas esse ano houve mudança. A primeira parcela do pagamento foi concluída no último dia 7 e a segunda parcela será distribuída entre os dias 26 de junho e 7 de julho.

Amortização ou redução de dívidas: uma das opções mais prudentes para utilizar o 13º salário é quitar ou amortizar dívidas existentes. Priorize o pagamento de dívidas com juros mais altos, como cartões de crédito e empréstimos pessoais.

Criação de uma reserva de emergência: ter uma reserva de emergência é essencial para lidar com imprevistos financeiros. Utilize parte do 13º salário para criar ou aumentar sua reserva. Três a seis meses de despesas básicas em aplicações de renda fixa e fácil resgate vão compor esta reserva. Dessa forma, você estará preparado para enfrentar situações inesperadas, como uma perda de emprego ou despesas médicas.

Investimentos para o futuro: considere destinar uma parte do seu 13º salário para investimentos de longo prazo. Pesquise opções adequadas ao seu perfil e lembre-se de buscar orientação de um profissional qualificado para tomar decisões de investimento conscientes e alinhadas aos seus objetivos financeiros.

Capacitação: investir em conhecimento é sempre uma excelente escolha. Aqui, pouco precisa ser dito para você compreender a valiosa importância deste item.

Realização de projetos de longo prazo: se você já quitou suas dívidas, possui uma reserva de emergência e já investe para o futuro, considere utilizar uma parte do 13º salário para realizar projetos de longo prazo. Pode ser a entrada de um imóvel, uma reforma, a compra de um veículo ou até mesmo a realização de um sonho pessoal.

O 13º salário oferece uma oportunidade valiosa para fortalecer seu orçamento. Planeje-se com inteligência financeira, e o impacto em seu dia a dia pode ser transformador.

Publicidade
TAGS:

Gabriel Alves

Educação Financeira

Especialista em finanças e sócio de um escritório de investimentos, Gabriel escreve sobre economia, finanças e mercados. Neste espaço, o objetivo é ampliar a divulgação de informações e conhecimentos fundamentais para a nossa formação cidadã.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.