Nas telonas

David Massena

David Massena

David estreou nas colunas sociais ainda na década de 70. É jornalista, cerimonialista, bacharel em Direito, escritor e roteirista. Já foi ator, bailarino, e tantas coisas mais, que se tornou um atento observador e, às vezes, crítico das coisas do mundo.

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Pinçado da internet

"Ser humilde não é ser menos que alguém. É saber que não somos mais que ninguém.”

Nas telonas (1)

Numa rústica casa de campo, a jovem Maria aguarda ao lado da mãe a volta de seu pai, um sujeito que abandou a família. A relação entre as duas sofre uma mudança quando um novo vizinho chega à região.

Esse é o enredo de Unicórnio, filme baseado na obra da escritora Hilda Hilst e que marca o retorno de Patrícia Pillar às telonas.

A veterana interpreta a mãe de Maria, que por sua vez é vivida pela estreante Bárbara Luz.

Nas telonas (2)

Com direção de Eduardo Nunes, filmado em Três Picos, Nova Friburgo, o longa teve estreia mundial na Première Brasil no Festival do Rio de 2017 e também foi exibido na Mostra Generation do Festival de Berlim deste ano.

O elenco conta ainda com atores Zécarlos Machado e Lee Taylor.

Patrimônio

A cidade de Cantagalo sai na frente quando o assunto é educação patrimonial.

E o assessor de Cultura da prefeitura, o jovem Matheus Lucas De Arruda Câmara, os professores Gilson Andrade e Gilberto Cunha Júnior, com o apoio do comércio local, debaterão a história de Cantagalo e região no "I Encontro de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultura de Cantagalo e Região".

O evento reunirá artistas e profissionais da área da cultura que apresentarão seus municípios e os patrimônios de cada localidade.

Festa Agostina

Reserve a agenda e não deixe de prestigiar, no dia 19, próximo domingo, a tradicional Festa Agostina da Casa dos Pobres São Vicente de Paulo.

A festa caipira terá início às 10h oferecendo barraquinhas com pratos típicos, atrações musicais, bazar, o famoso yakisoba e o concorrido leilão, que fecha o evento de confraternização de um sem número de amigos da instituição que dão exemplo de solidariedade.

É hoje

Dramaturgo, mestre querido, escritor e roteirista, Walcy Carrasco falará hoje, 15, às 15h,  sobre a sua experiência em adaptar enredos como “Romeu e Julieta”, “A volta ao mundo em 80 dias” e “Dom Quixote”,  assunto na live “Como fazer para adaptar um clássico sem deixar para trás justamente aquilo que fez dele um clássico?” pelo Facebook da Editora Moderna.

Boa hora para professores que cobram a leitura dos clássicos, mas nunca leem.

A conversa faz parte do Café Literário, uma das ações que comemora os 50 anos da Editora Moderna.

Educação

A Comissão de Educação da Alerj, presidida pelo deputado Comte Bittencourt, receberá, hoje, 15, às 10h, na sala 316 da Assembleia Legislativa do estado, representantes do Conselho Estadual de Educação que vão apresentar o relatório anual, com os indicadores que estão previstos na Lei de Responsabilidade Educacional, de autoria do parlamentar. Também foram convidados representantes dos sindicatos de profissionais da área -  Sepe e Uppes.

Chopp com letras (1)

O projeto, criado por Deborah Simões e este colunista, que acontece há mais de um ano no Bar América, e tenta desacralizar a literatura levando-a a lugares comuns, divulga o resultado do I  Concurso Literário – Prêmio Marcelo Moutinho, na categoria contos.

Foram 80 trabalhos inscritos de todo o estado, observados por uma comissão julgadora formada por Alê Motta; Aluysio Athayde; Carlos Eduardo Pereira e  Henrique Rodrigues.

Chopp com letras (2) 

Escritor e jornalista, Marcelo Moutinho, que dá nome ao prêmio, nasceu em Madureira, subúrbio do Rio de Janeiro, em 1972.

É autor dos livros “Ferrugem” (vencedor do Prêmio da Biblioteca Nacional, Record, 2017), “Na dobra do dia” (indicado ao Prêmio Oceanos, Rocco, 2015), “A palavra ausente” (indicado ao Prêmio Portugal Telecom, Rocco, 2011), “Somos todos iguais nesta noite” (Rocco, 2006), “Memória dos barcos” (7Letras, 2001), além do infantil “A menina que perdeu as cores” (Pallas, 2013).

Chopp com letras (3)

O vencedor foi o escritor Solano Dellamuerte, com o conto “Venustrafobia”; em segundo lugar, Luisa Benevides, com “ Ensaboadas” e, em terceiro lugar, Angelo Pessoa com “ Nossa coleção de silêncios”.

As menções honrosas irão para Thássio Ferreira,  Ovídio Poli Júnior,  Kelly Cristine Oliveira da Cunha e Thiago Kuerques.

A cerimônia de premiação acontecerá no próximo dia 27, durante o Chopp com Letras, com direito à roda de samba do “ Desafetos do colírio” e a presença do escritor Marcelo Moutinho.

O concurso teve o apoio da Stam.

  • Foto da galeria

    Sandro Luiz no formato Voz, Violão e Gaita, repertório de pop nacional e internacional, desembarca no próximo sábado no Casarão da Cerva, em Lumiar, a partir das 20h

  • Foto da galeria

    Vera Espíndola enviou à coluna a foto do grupo de dança folclórica “Swissando”, do qual faz parte, e convida novos integrantes para os ensaios que acontecem na Praça das Colônias, quartas e quintas-feiras

Publicidade
TAGS:

David Massena

David Massena

David estreou nas colunas sociais ainda na década de 70. É jornalista, cerimonialista, bacharel em Direito, escritor e roteirista. Já foi ator, bailarino, e tantas coisas mais, que se tornou um atento observador e, às vezes, crítico das coisas do mundo.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.