Os Dez Mandamentos da Comunicação Pastoral

A Voz da Diocese

a voz da diocese

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo.

segunda-feira, 22 de maio de 2023

Celebramos no último domingo, 21, a Ascensão do Senhor e o 57° Dia Mundial das Comunicações Sociais, com a mensagem do Papa Francisco com o tema "Falar com o coração - testemunhando a verdade no amor". Apresentamos aqui para dar continuidade à temática alguns pontos de orientação para a nossa comunicação evangelizadora.

Os Dez Mandamentos da Comunicação Pastoral

1.   Adorar somente a Deus. Jamais a própria matéria ou produção. Amar a Deus sobre todas as coisas, acima da técnica, dos meios, dos planos e das adesões.

2.  Não usar a palavra, a imagem, ou o conteúdo cristão em vão. A saturação não é comunicação. Banaliza a mensagem e tira o foco do objetivo sagrado e pastoral.

3.  Guardar o tempo certo para Deus, entregando todos os trabalhos à iluminação do Espírito Santo comunicador, antes de qualquer estratégia, planejamento ou ação.

4. Honrar e dignificar sempre a Palavra e a Fonte Divina, o patrimônio da Fé, a Igreja e manter sempre clara a proposta do Reino de Deus, sem ceder às negatividades ou ao pessimismo dos que agem sem a Graça.

5. Não matar as iniciativas das comunidades ou dos agentes de pastorais, impondo os seus modelos preconcebidos. Interagir, dialogar e construir um projeto de comunicação a partir de todos os potenciais, expressões e criatividades.

6. Não adulterar o conteúdo da informação ou da transmissão, somente para agradar, ganhar adeptos ou seguidores. Inculturar a linguagem, sem desfigurar os fundamentos da Fé. Conservar íntegro o sentido interno da Verdade ética e religiosa Revelada, mesmo que isto cause rejeição, oposição ou mesmo perseguição, como fizeram com o Mestre.

7. Não roubar o lugar de Deus na comunicação. Deus é o centro de tudo. Ele deve ser anunciado como o grande Senhor e Salvador. Não fazer uma apresentação personalista e vaidosa do Evangelho, projetando mais a sua imagem do que a de Jesus Cristo.

8. Não mentir a respeito da dignidade humana, dos valores mais profundos morais, espirituais, da realização, santidade e salvação, numa abordagem reducionista ou relativista, manipulando o processo comunicativo apenas para o sucesso midiático, conformando-o com a mentalidade do mundo materialista e egoísta.

9. Não invejar os talentos dos outros. Nem querer destruí-los ou ofuscá-los. Desenvolver os próprios dons, em comunhão com todos, valorizando as capacidades, habilidades e experiências dos irmãos, na construção de um projeto comum, num verdadeiro sistema pastoral de comunicação, usando todos os meios, ferramentas e caminhos culturais para a evangelização.

10. Não associar a comunicação do Reino ao espírito pagão da prosperidade material, da fama etérea do mundo, da autoafirmação institucional ou ambição de êxito social e popularidade. Cultivar a espiritualidade do despojamento, da humildade e serviço, no testemunho da autenticidade, aliando competência e qualidade à simplicidade da proposta amorosa e atraente da doação-cruz de Cristo.

Padre Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça é assessor eclesiástico da Comunicação Institucional

Publicidade
TAGS:

A Voz da Diocese

a voz da diocese

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.