O milagre brasileiro

A Voz da Diocese

a voz da diocese

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo.

segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Nesta quarta-feira, 12, o povo brasileiro celebrará o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, consagrada Rainha e Padroeira do Brasil. Este dia tem sua importância e dignidade reconhecidas com a declaração do feriado nacional, desde 1980.

Hoje o que se tornou o maior ato de devoção na Terra de Santa Cruz, teve seu início na resposta de Deus ao apelo de seu povo. Na segunda quinzena de outubro, três pobres e simples pescadores, no desejo de pescar e diante da pesca frustrada clamaram a Deus, pedindo ajuda. Naquela que seria a última tentativa de lançar as redes, a resposta às preces apareceu enrolada nas redes. O pequenino corpo, ainda incompleto, de uma imagem que fazia lembrar as figuras de Nossa Senhora da Conceição, renovou as esperanças daqueles três homens e depois de toda uma nação.

Ao longo destes mais de três séculos, a representação da Mãe de Todas as Raças continua sinalizando a intercessão de Nossa Senhora por nosso povo brasileiro. Assim como este sofrido povo, a pequenina imagem também foi alvo de perseguição dos poderosos e sofreu a ação de corações raivosos.

É de se fazer notar a permanente atitude orante da Virgem Aparecida. As mãos postas marcam sua intercessão que eleva aos céus o grito de dor deste povo; seu olhar sempre fixo em seus filhos, que a todo instante recorrem ao seu amor insondável de mãe, faz-nos lembrar sua presença em nossas lidas.

Esta proximidade mariana move-nos à proximidade com Cristo. O Papa João Paulo II, hoje declarado santo, ressaltou na missa de dedicação da Basílica à Senhora de Aparecida que assim como a Virgem Santíssima, Mãe de Deus e da Igreja, é presença singular na arquitetura daquele templo, o é também no seio da vida da Igreja.

“Qual é a missão da Igreja senão a de fazer nascer o Cristo no coração dos fiéis, pela ação do mesmo Espírito Santo, através da evangelização? Assim, a “Estrela da Evangelização” aponta e ilumina os caminhos do anúncio do Evangelho. Este anúncio de Cristo Redentor, de sua mensagem de Salvação, não pode ser reduzido a um mero projeto humano de bem-estar e felicidade temporal. Tem certamente incidências na história humana coletiva e individual, mas é fundamentalmente um anúncio de libertação do pecado para a comunhão com Deus, em Jesus Cristo. De resto, esta comunhão com Deus não prescinde de uma comunhão dos homens uns com os outros, pois os que se convertem a Cristo, autor da Salvação e princípio de unidade, são chamados a congregar-se em Igreja, sacramento visível desta unidade salvífica” (Homilia, 04 jul. 1980).

Assim, olhando para o exemplo da grande Mãe de Deus, o cristão é chamado, como discípulo, a ser presença de Cristo neste mundo. Desejemos do fundo do coração nos unir a Maria, impelidos por uma profunda necessidade da fé, da esperança e da caridade na construção de um mundo mais justo e fraterno.

Que Nossa Senhora Aparecida continue protegendo com suas mãos maternas este nosso povo brasileiro, que na confiança inabalável em seu Deus, continuará a escrever sua história, que jamais prescindirá da presença amorosa da Mãe de Jesus e nossa!

Padre Aurecir Martins de Melo Júnior, assessor diocesano da Pastoral da Comunicação 

Publicidade
TAGS:

A Voz da Diocese

a voz da diocese

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.