Maria, mãe e modelo de vida consagrada

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segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Celebramos, no último domingo, 20, a Assunção gloriosa de Nossa Senhora, Nossa Mãe Maria. Esta verdade essencial da nossa Fé Católica (dogma) foi proclamada pelo Papa Pio XII, em 1950, através da Constituição Apostólica Municentissimus Deus: "... a Imaculada Mãe de Deus, a sempre virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial" (n°44). Este dogma se apoia, em sua conveniência teológica, em outra verdade da fé que é a da Imaculada Conceição, proclamada em 1854, pelo papa Pio IX, pela Bula Pontifícia Ineffabilis Deus.

Desta forma, convinha que Maria, a Mãe do Senhor, concebida Imaculada, preservada do pecado original, em previsão dos méritos de Cristo na Sua Redenção transistórica na cruz, não experimentasse a corrupção corporal após o término de sua vida e missão terrestre, mas fosse elevada, assunta aos céus, em seu corpo ressuscitado e glorificado, para junto do seu Filho, como ocorrera com o próprio Jesus, imaculado.

Toda esta verdade já vinha sendo acalentada no coração da Igreja, na sua consonância com a grandeza da pessoa, da vocação e da missão de Maria, na Sagrada Escritura, no senso sobrenatural dos fiéis, em sua Tradição litúrgica, patrística, teológica, escolástica e pós-escolástica e moderna. E foi definida no dogma, após larga consulta do Papa Pio XII ao episcopado, seus fiéis, exercendo assim também a colegialidade apostólica episcopal e sinodalidade, nesta iluminação do Espírito Santo infalível à sua autoridade como Sucessor de Pedro, a quem Cristo entregou as chaves da Igreja e o pastoreio supremo: "O que ligares na terra, será ligado no céu."(Mt 16,19).

No mês vocacional de agosto, a Igreja também dedica este terceiro domingo às vocações religiosas. E refletimos e rezamos por todos os irmãos que vivem a sua vocação à vida consagrada religiosa. O Concílio Vaticano II nos apresenta o Decreto Perfectae Caritatis que nos fala da natureza, da importância e da proposta de renovação da vida consagrada. "Desde os primórdios da Igreja, houve homens e mulheres que pela prática dos conselhos evangélicos procuraram seguir Cristo com maior liberdade e imitá-lo mais de perto, consagrando, cada um a seu modo, sua vida a Deus. Muitos deles, movidos pelo Espírito Santo, levaram vida solitária ou fundaram famílias religiosas, que depois a Igreja de boa vontade acolheu e aprovou com a sua autoridade" (Perfectae Caritatis, n° 1).

Assim tivemos durante a história, muitas famílias admiráveis, pelo desígnio de Deus, agostiniana, beneditina, franciscana, dominicana, camiliana, jesuíta, salesiana, mercedária, claretiana, carmelita, verbita, sacramentina, palotina, vicentina, dos oblatos de Cristo Sacerdote, dos joseleitos, das servas do horto, das servas do Senhor, dentre tantas outras que se destacam pela vida fraterna em comunidade (cenobítica) e pela vivência dos conselhos evangélicos, da pobreza, da castidade e da obediência, cumprindo a missão do seu carisma fundacional. Também há os irmãos que vivem o carisma da vida eremítica.

Através da Constituição Dogmática Lumen Gentium que trata da natureza teológica da Igreja, o Concílio nos mostra que "a consecução da caridade perfeita por meio dos conselhos evangélicos tem sua origem na doutrina e nos exemplos do Divino Mestre e brilha como sinal luminoso do Reino do Céu." ( PC, n° 1).

Maria, neste sentido, foi a primeira discípula-missionária do seu Filho, vivendo esta caridade perfeita, na contemplação do Mistério, na obediência total a Deus, entregando-se plenamente à vontade do Senhor: "Faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1,38). Viveu também a total castidade, fundada na dedicação plena de sua vida à Missão do Filho, despojando-se de todo projeto pessoal, peregrinando na fé, com simplicidade e humildade, abandonando-se à Providência do Plano do Pai. Vivenciou em sua história e consagração a essência da pobreza evangélica que é o despojamento de todas as seguranças e garantias materiais e terrestres, para a exclusiva doação de amor aos desígnios do Senhor.

Os religiosos e religiosas tem em Maria, então, junto com Jesus, o modelo perfeito de consagração e vivência plena do seu carisma, no testemunho dos votos de pobreza, castidade e obediência. Imitando Maria, a discípula fiel de Jesus, os religiosos e religiosas estarão também seguindo o exemplo de Jesus Cristo, "que sendo virgem e pobre (Mt 8,20, Lc 9,58), remiu e santificou todos os homens pela obediência até a morte e morte de cruz ( Fil 2,8)...". (PC , n° 1).

O papa São João Paulo II escreve a Exortação Apostólica Vita Consecrata, em 1996, especialmente aos religiosos, sobre a sua vida e missão como consagrados. Há vários outros ricos documentos do Magistério sobre a vida religiosa que podemos abordar futuramente.

O papa Francisco em sua mensagem para a XX Jornada Mundial da Vida Consagrada, em 2016, afirma: "Os consagrados e consagradas são chamados a ser um sinal concreto e profético desta proximidade de Deus, desta partilha da condição de fragilidade, do pecado e das feridas do homem do nosso tempo. Todas as forma de vida consagrada, cada uma com suas características, são chamadas a estar em condição permanente de missão, compartilhando "as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias do homem de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem" (Gaudium et Spes, n°1).

Que Maria, Mãe e modelo da vida consagrada ilumine, fortaleça todos os religiosos e religiosas que colaboram tanto com a nossa querida Diocese.

 

Padre Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça é assessor eclesiástico da Comunicação Institucional da Diocese de Nova Friburgo

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