Notícias de Nova Friburgo e Região Serrana
Comunicar a identidade e a missão do cristão fiel leigo
A Voz da Diocese
a voz da diocese
Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo.
Celebramos no último domingo, 4, a solenidade da Santíssima Trindade, a verdade da fé num Deus único em três pessoas distintas, Deus que é comunhão, onde a diferença não significa divisão, o maior exemplo para a união da Igreja em missão, que deve ser um corpo bem integrado, apesar de sua diversidade de ministérios, dons e vocações. Neste sentido também celebraremos na próxima quinta-feira, 8, outra especial solenidade litúrgica, a de Corpus Christi, o corpo de Cristo, nosso alimento espiritual, dado a nós na quinta-feira santa, pelo próprio Senhor que transubstanciou o pão no seu corpo e o vinho no seu sangue, para nos fortalecer como Igreja apostólica, como também o seu corpo de comunhão, participação e missão no meio do mundo.
Vivemos na nossa Igreja ainda o Ano Vocacional, ressaltando as diversas vocações dentro da comunidade eclesial. E iniciaremos uma reflexão vocacional sobre a vocação dos cristãos fiéis leigos. Recordamos com alegria e gratidão o Ano Nacional do Laicato, organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 2017-2018, com o tema "Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino" e o lema "Sal da Terra e Luz do Mundo" ( Mt 5,13-14). Tinha como objetivo geral: "Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil, aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade".
Propôe-se, hoje, como na época, o estudo e a prática do Documento 105 da CNBB "Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade", acompanhado dos demais documentos do Magistério Eclesiástico como podemos citar, dentre outros os do Concílio Vaticano II, especialmente a Constituição Dogmática Lumen Gentium (sobre a Igreja) Decreto Apostolicam Actuositatem (sobre o apostolado dos leigos ), a Constituição Pastoral Gaudium et Spes (sobre a missão da Igreja no mundo) e o Decreto Ad Gentes (sobre a missão), a Evangelii Nuntiandi (sobre a evangelização) de São Paulo VI, a Christifideles Laici (sobre os cristãos fiéis leigos) de São João Paulo II, além dos ricos ensinamentos de Bento XVI e do Papa Francisco, em particular, a Evangelii Gaudium (sobre a alegria do Evangelho).
Refaz-se, neste contexto, a importância do conhecimento e da revisitação da Doutrina Social da Igreja, desde a Rerum Novarum sobre as coisas novas) de Leão XIII, em 1891, até a Fratelli Tutti (Todos Irmãos) do Papa Francisco. Uma vez que a missão do leigo é salgar e iluminar as realidades terrestres, as culturas, a política, a educação, a comunicação, a economia, dentre outras, para transformar a sociedade em Reino de Deus, pelo anúncio e testemunho do Cristo e de sua ação redentora, é necessário conhecê-las bem, inculturar-se e discernir, a partir do Evangelho, quais as atitudes e posturas decorrentes da fé, com os princípios e critérios do Magistério Social da Igreja.
Mas, para que o cristão leigo e leiga exerça esta desafiadora tarefa, deve estar mergulhado na espiritualidade da identificação batismal e crismal com Cristo, numa vida de santidade, de comunhão eucarística, na escuta e serviço da Palavra, de contínua conversão pelo sacramento da penitência e na vivência fiel e missionária de sua vocação familiar e profissional. "A vocação à santidade anda intimamente ligada à missão e a responsabilidade confiada aos fiéis leigos na Igreja e no mundo" (...) "comporta que a vida segundo o Espírito se exprima de forma peculiar na sua inserção nas realidades temporais" (São João Paulo II, Christifideles Laici ,17.
"Aos leigos compete por vocação própria, buscar o Reino de Deus, ocupando-se das coisas temporais e ordenando-as segundo Deus" (Lumen Gentium, 31). São eles "verdadeiros sujeitos eclesiais" (Documento de Aparecida, 497a / Documento 105 da CNBB). São homens e mulheres batizados e crismados, chamados e enviados pelo próprio Jesus, por meio da Igreja, para serem discípulos missionários na comunidade e na sociedade.
Padre Luiz Cláudio Azevedo de Mendonça é assessor eclesiástico da Comunicação Institucional da Diocese de Nova Friburgo
A Voz da Diocese
a voz da diocese
Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo.
A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.
Deixe o seu comentário