Tradicional cavalgada de São Jorge foi um sucesso

Durante o evento, quase uma tonelada de alimentos não perecíveis foi arrecadada para a instituição Bom Samaritano
terça-feira, 25 de abril de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Fotos: Divulgação)
(Fotos: Divulgação)

Todos os anos é realizada em Nova Friburgo a já tradicional Cavalgada de São Jorge, organizada por Júlio César Alves, o conhecido Júlio do Cavalo. Neste ano, a 29ª edição da Cavalgada de São Jorge foi ainda maior com direito a shows. O evento aconteceu da última sexta-feira, 21, a domingo, 23, dia do santo guerreiro, no Mercado do Produtor da Região Serrana, da Ceasa, em Conquista, distrito de Campo do Coelho. 

Além de muita fé e devoção a São Jorge, a cada ano que passa o respeito e o cuidado com os cavalos têm ganhado cada vez mais importância. Nesse sentido, algumas práticas foram terminantemente proibidas, como cavalo sem ferraduras, garupa, espora pontiaguda, entre outros detalhes.

A entrada para o evento foi um quilo de alimento não perecível (doação que foi revertida à Instituição Bom Samaritano). A cavalgada teve tanto sucesso que quase uma tonelada de alimentos não perecíveis foi arrecadada.  

São Jorge

O santo guerreiro tem uma história repleta de fé, resistência e força. Popular entre milhões de pessoas, tem sua devoção compartilhada entre o cristianismo, umbanda e candomblé. Sabe-se que o santo guerreiro era filho de pais cristãos e nasceu na região da Capadócia, na Turquia. Criado na Palestina e promovido a capitão do exército romano, Jorge não escapou da conhecida perseguição aos cristãos, propagada pelo imperador Diocleciano.

Mesmo sendo alvo de pressões e torturas para desistir de sua fé, Jorge permaneceu forte e fiel. No dia 23 de abril de 308, ele foi sentenciado à morte por degolamento. E como um verdadeiro guerreiro da fé, lutou até o fim de sua vida pelo seu propósito, tal atitude teve tanta repercussão que serviu de exemplo para a conversão de diversas pessoas ao cristianismo, inclusive a esposa do próprio imperador.

São Jorge foi nomeado padroeiro de muitos países como Inglaterra, Lituânia, Portugal e algumas regiões da Espanha. O que se tem conhecimento é que, para a Igreja Católica, o simbolismo do dragão pode ser visto como o mal e a sua vitória sobre ele representa a vitória por ter resistido às torturas do imperador Diocleciano em fazê-lo desistir de sua fé. Independente das lendas e versões criadas, a celebração a São Jorge sobrevive até hoje como um símbolo de força e mártir da fé cristã. NO Estado do Rio, o dia 23 de abril, dedicado ao santo é feriado.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: