São Cosme & São Damião: tradição e devoção persistem ao passar dos anos

Quem distribui doces percebe redução no número de crianças nas ruas a cada ano. Irmãos gêmeos são considerados santos protetores das crianças
sexta-feira, 22 de setembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)
(Foto: Arquivo AVS/Henrique Pinheiro)

Os santos Cosme e Damião serão celebrados na próxima semana com dois dias de homenagens: na terça-feira, 26, pelos católicos, e na quarta, 27, pelos umbandistas. Considerados pela Igreja Católica e religiões de matriz africana como santos protetores das crianças, a tradição das datas destinadas aos irmãos gêmeos continua viva, apesar de ter perdido fôlego com o passar dos anos. A celebração aos santos costuma ser muito aguardada pela garotada, ávida pela distribuição de doces e guloseimas.

Antigamente, o Dia de Cosme e Damião era uma farra, com crianças nas ruas o dia inteiro correndo atrás das famosas - e deliciosas - sacolinhas de doces. A tradição resiste com o passar dos anos, mas vem diminuindo a cada ano. 

Sobre o movimento no comércio de doces, os lojistas relatam que as famílias tradicionais continuam distribuindo doces no Dia de São Cosme e São Damião e a procura nas lojas especializadas já começou. no centro de Nova Friburgo, algumas lojas que vendem doces, já reforçaram o estoque devido a proximidade da celebração dos santos gêmeos. 

Cosme e Damião na umbanda e no candomblé

A tradição de distribuir doces tem origem nas religiões de matriz africana , como um agrado para os gêmeos orixás Ibejis, filhos gêmeos de Iansã e Xangô. "Essas duas entidades que se amaram no passado, pediram uma criança e vieram duas. Então é sinal de alegria, pura alegria. O significado é compartilhar a alegria de ter gerado filhos gêmeos. E como se comemora a alegria? Com doces, festas, com sorrisos", explica a líder religiosa Adna Santos, também conhecida como Mãe Baiana.

Intolerância religiosa

A tradição da distribuição de doces perdeu fôlego com o passar dos anos, segundo Adna. Ela aponta a intolerância religiosa como um dos fatores que contribuíram para isso. "Algumas pessoas começam a dizer que o saquinho de doce é oferecido ao diabo, que é rezado. Não tem nada disso. A gente vai ao mercado, coloca guloseimas nos saquinhos e entrega para as crianças para ver a alegria delas", destaca.

Ela diz ainda que "não se vê mais crianças pegando doces na rua porque os pais proíbem. É muito triste isso, mas existe. E as ruas agora ficam vazias, infelizmente".

Igreja Católica

Na Igreja Católica, o Dia de Cosme e Damião é celebrado em 26 de setembro. Para os católicos, os irmãos gêmeos eram médicos que viveram na Ásia Menor, há dois mil anos. Segundo a história, eles curavam as pessoas, principalmente crianças, e não cobravam.

Em agradecimento, Cosme e Damião recebiam brinquedos e doces. Segundo a história, os gêmeos teriam sido perseguidos e mortos pelo imperador romano Deocleciano, no dia 27 de setembro. O ano em que isso ocorreu é incerto. Neste mesmo dia também é celebrado São Vicente de Paulo, que fez obras de caridade. "Os católicos começaram a agradecer a Cosme e Damião pela intercessão deles na cura das doenças, principalmente das crianças, essa devoção oriunda da matriz africana. E também acabam distribuindo esses doces, buscando pedir a intercessão de São Cosme e Damião por todas as crianças", explica o padre João Firmino, da Arquidiocese de Brasília. (Com informações do G1)

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: