Peça sobre o primeiro palhaço negro do Brasil chega a Friburgo

Espetáculo “Will Will conta Benjamin de Oliveira” será apresentado neste sábado no Sesc
sexta-feira, 29 de setembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O espetáculo “Will Will conta Benjamin de Oliveira”, que rememora a trajetória do primeiro palhaço negro do país, a partir do olhar de outro palhaço negro dos dias atuais, será apresentado neste sábado, 30, às 19h, no teatro do Sesc Nova Friburgo. Os ingressos a preços populares (R$ 5 a R$ 10) estão à venda na unidade.     

Benjamim Oliveira nasceu em 1870, na zona rural de Pará de Minas-MG. Filho de escravos, teve uma infância sofrida, com constantes agressões do pai. Aos 12 anos, viu um circo na Praça Francisco Torquato e decidiu fugir com a trupe. Viajou com o circo Sotero pelo sertão mineiro e fez de tudo um pouco embaixo da lona.     

O artista se tornou palhaço por acaso, depois que um profissional não conseguiu se apresentar no circo. Segundo relatos, Benjamin pintava o rosto de branco como forma de evitar o preconceito e a rejeição do público às suas apresentações. Além de palhaço, ele também foi cantor, diretor, ator, dançarino e compositor.     

Oliveira é reconhecido como um dos responsáveis pela sistematização e difusão do circo-teatro no Brasil, mesclando o ambiente e técnicas circenses com adaptações de clássicos da dramaturgia. Em 2020, a escola de samba carioca Acadêmicos do Salgueiro transformou a história dele no enredo “O rei negro do picadeiro”. O artista morreu em 1954, no Rio de Janeiro.     

Tendo como fio condutor a trajetória de Benjamin, o espetáculo faz uma discussão racial sobre o Brasil de ontem e de hoje, a partir do protagonista e seu contemporâneo, o palhaço Will Will, e de outras figuras negras. A obra, que mistura teatro, música, números circenses e contação de história, é fruto de uma pesquisa de três anos do ator e palhaço Wildson França sobre seu ancestral.        

A direção é de Tatiana Henrique e a preparação corporal de Reinaldo Junior. Kalebe Nascimento assina a direção musical e Gyselle Cruz e Maiana Santos, a produção. O espetáculo foi contemplado pelo Edital de Cultural Sesc RJ Pulsar e está em circulação pelas unidades da instituição no estado.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: