Padre João Justino Sobrinho lança sua autobiografia neste sábado

Na obra “O menino que sonhava ser padre”, sacerdote, que é cidadão friburguense, conta como surgiu sua vocação religiosa
sexta-feira, 22 de setembro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O padre João Justino Sobrinho, que já integrou por algumas vezes a Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, no Jardim Ouro Preto, distrito de Conselheiro Paulino, retorna neste sábado, 23, a Nova Friburgo, para lançar sua mais nova publicação: a autobiografia “O menino que sonhava ser padre”. A noite de autógrafos acontecerá às 19h30 no salão paroquial Dom Clemente Isnard, da Igreja Imaculada Conceição. Nesta obra, padre Justino, relata como o desejo de seguir a vida religiosa surgiu na infância, aos 5 anos de idade, quando ainda morava com os pais na longínqua localidade de Monte Alegre, no município de Barro, no interior do Ceará. 

Ainda bem jovem, padre Justino deu os primeiros passos na vida religiosa ingressando no seminário Sagrado Coração de Jesus, no município de Quijingue, no interior baiano. Durante sua especialização em Tucano-BA, teve como mestre o saudoso padre José Gumercindo Santos, fundador da Sociedade Joseleitos de Cristo, que muito o incentivou a cursar Filosofia e Teologia, reforçando sua vocação para o sacerdócio. 

Padre Justino foi ordenado em 1993 na Bahia e desde então já atuou em diversas paróquias daquele estado e também do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, com passagens marcantes por Nova Friburgo, cidade pela qual admite nutrir especial admiração. Ele, inclusive, recebeu da Câmara Municipal, em 2001, o título de Cidadão Friburguense, por indicação do então vereador José Antônio, o Zezinho da Paz. Ao longo de sua trajetória, também se dedicou à formação de novos sacerdotes da Sociedade Joseleitos de Cristo pelo Brasil afora e também em Nova Friburgo, quando esteve à frente da coordenação do seminário Dom Bosco, no loteamento Santa Bernadete. 

Além da autobiografia “O menino que sonhava ser padre”, onde narra com linguagem singular em 265 páginas um pouco do seu dia-a-dia na infância e juventude, sua passagem pela escola de ensino regular, o relacionamento com a família e amigos, as dúvidas e desafios, enfrentados no seminário e na vida religiosa, padre Justino tem outras obras editadas e publicadas: “Experiência na convivência com um fundador”, “Olindina Cardoso, minha mãe” e “Encorajando o bem viver”, entre outras. O religioso de 63 anos também é autor de diversos artigos publicados em jornais do Pará, Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Em A VOZ DA SERRA teve, nos anos 2000, participação com depoimentos em colunas, como a Porque eu amo Nova Friburgo e reportagens sobre atividades e celebrações da Paróquia Imaculada Conceição. Padre Justino também é membro da Ane, a Associação dos Novos Escritores de Mato Grosso do Sul.  

Foto da galeria
Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: