Mostra Lume está de volta à Euterpe Lumiarense

Coletivo Lume quer consolidar Lumiar e São Pedro como polo artístico na região serrana
terça-feira, 10 de outubro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
Vermelho Encarnado no Rio Bonito - Liliane Braga (Fotos: Divulgação)
Vermelho Encarnado no Rio Bonito - Liliane Braga (Fotos: Divulgação)

De 12 a 15 de outubro, moradores e visitantes de Lumiar poderão apreciar a 4ª edição da Mostra Lume, na sede da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense. Participam desta edição 18 artistas, moradores da região de Lumiar, com obras de pintura, escultura, fotografia, colagem e artes gráficas, dentre outras linguagens. 

Nesta edição, além da exposição, alguns artistas vão realizar oficinas gratuitas e André Bringuenti vai abrir seu ateliê ao público, no sábado, das 9h às 16h. Mais detalhes sobre as atividades estão disponíveis no Instagram @mostralume. 

A mostra é realizada de forma independente desde 2022 pelo Coletivo Lume, formado por pessoas que têm como objetivo fortalecer os laços entre artistas de Nova Friburgo e incentivar e promover a arte no interior do estado do Rio, a partir de reuniões da setorial de Artes Visuais do Fórum de Cultura de Lumiar e Biorregião — que inclui os distritos de São Pedro da Serra, Mury e Vargem Alta, entre outros e é inserida na Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima. 

Segundo o grupo, o Coletivo Lume é composto por artistas de diferentes perfis, de iniciantes a veteranos, “que compartilham a escolha de viver nesta região de natureza abundante e que abordam diferentes temáticas em suas obras, refletindo a riqueza e diversidade cultural que habitam a zona rural de Nova Friburgo. Diante da grande presença de artistas talentosos em nossa região, o Coletivo Lume pretende consolidar Lumiar e São Pedro da Serra como um polo artístico na região serrana”. 

A primeira edição da Mostra Lume, em outubro de 2022, ocorreu durante as comemorações do aniversário de Lumiar, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Desde agosto vêm sendo realizadas as primeiras edições itinerantes, com duração de um mês cada: de 5/8 a 10/9 no Museu Casa de Casimiro de Abreu, em Barra de São João; e de 14/9 a 10/10 na Casa de Cultura Estação de Casimiro de Abreu. 

Participam desta edição os seguintes artistas: Ana Segall, André Bringuenti, Antônio B. Carvalho, Bruna Dias, Charles L’Astorina, Clarice Rocha Goulart, Elis Pinto, Julia Borges, Liliane Braga, Martina Carvalho, Monique Fogueira, Patrícia Janski, Rafaela Araújo, Renata Sass, Renato Mosci, Sel Vargas, Tiago Souza e Valéria Apolinário.

A Mostra Lume poderá ser visitada a partir de quinta-feira 12, até domingo 15, de 10h às 20h, na sede da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense, na Praça Levy Aires Brust. Os artistas estarão presentes na abertura do vernissage, quinta, às 18h. Os registros e informações sobre esta e outras edições da Mostra Lume podem ser conferidos no instagram do Coletivo Lume: @mostralume.

Contatos: André Bringuenti (22) 99271 6361 e Clarice Rocha Goulart (21) 96572 3288.

  • Essa Mulher - Andre Bringuenti

    Essa Mulher - Andre Bringuenti

  • Cerâmicas - Bruna Dias

    Cerâmicas - Bruna Dias

  • Mostra Coletiva

    Mostra Coletiva

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: