Estado do Rio fechou 1º semestre com mais de 100 mil vagas preenchidas

Em Nova Friburgo, mais de 5 mil pessoas conseguiram uma nova oportunidade, de janeiro a maio
terça-feira, 02 de agosto de 2022
por Jornal A Voz da Serra
Estado do Rio fechou 1º semestre com mais de 100 mil vagas preenchidas

Pelo sexto mês consecutivo, o Estado do Rio de Janeiro manteve os resultados positivos na geração de empregos, consolidando o estado entre os que mais empregaram no país: no primeiro semestre de 2022, foram criados 104.144 postos de trabalho com carteira assinada. Em junho, o estado criou 22.922 empregos, número 27,5% maior que o mesmo mês do ano anterior. Esses números, identificados no Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram divulgados na semana passada pelo Ministério do Trabalho e Previdência e analisados pelo Observatório do Trabalho da Secretaria estadual de Trabalho e Renda.

“Todos os setores de atividade econômica analisados tiveram saldo positivo. O setor de Serviços liderou a abertura de vagas no estado, com a criação de 14.771 postos de trabalho, seguido do Comércio, que gerou 2.906 empregos. A indústria também se destacou e foi responsável por 2.839 novas vagas – disse o governador Cláudio Castro.

Os municípios que se destacaram na recuperação da empregabilidade, de acordo com o Novo Caged, foram o Rio de Janeiro, com 13.180 novos postos de trabalho formal, São Gonçalo, com 1.046, Duque de Caxias, com 934, Macaé, onde foram gerados 871 novos empregos, e Niterói, com 858.

Outro segmento verificado foi o da divisão por gênero, que mostrou que os homens ocuparam 55,7% das posições e as mulheres, 44,3%. Por idade, o maior saldo de vagas ficou entre os jovens de 18 a 24 anos e, por escolaridade, a maioria dos postos de trabalho foi ocupada por pessoas com ensino médio completo.

Casa do Trabalhador 

Em Nova Friburgo, a Casa do Trabalhador encaminha os trabalhadores a novas oportunidades de reinerção ao mercado de trabalho e também dos jovens que buscam o primeiro emprego. As vagas são disponibilizadas semanalmente pelas empresas ou demais empregadores. A Casa do Trabalhadora, a prtir de uma pré seleção de acordo com o perfil dos candidatos os encaminha para as empresas. Só de janeiro a maio deste ano foram realizados na unidade 5.951 atendimentos, sendo aproximadamente 1.200 por mês. Somente nos meses de março, abril e maio, 434 profissionais conseguiram novos empregos após encaminhamento da Casa do Trabalhador. Foram 128 em março, 222 em abril e 84 em maio. 

Além desse importante trabalho de encaminhamento de profissionais, o setor também realiza e auxilia na confecção de currículos e carteira de trabalho. A Casa do Trabalhador de Nova Friburgo funciona na antiga Rodoviária Leopoldina, ao lado da prefeitura, na Avenida Alberto Braune, 223, no Centro. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Informações pelo telefone 22 - 2525 9205. As vagas atualizadas são disponibilizadas também no site da prefeitura (www.pmnf.rj.gov.br). 

Novas vagas nesta semana

A Casa do Trabalhador divulgou nesta segunda-feira, 1º, as novas 316 vagas de emprego oferecidas em Nova Friburgo. Os interessados devem comparecer no setor que é vinculado ao Sistema Nacional de Emprego (Sine) no município para buscar o encaminhamento para as empresas que são inteiramente responsáveis pela seleção dos candidatos.

Confira as vagas: açougueiro, agentes/consultor de viagens, agente funerário, ajudante de instalação, assistente de loja PCD (Pessoa com Deficiência), Assistente técnico (CNH B), Atendente de perfumaria, Analista Contábil; Assistente de Loja (PcD); Assistente Técnico (CNH AB); Atendente de Perfumaria; Atendente de Portaria; Auxiliar Administrativo (PcD); Auxiliar de Compras; Auxiliar de Instalador e Reparador; Auxiliar de Manutenção Predial; Auxiliar de Mecânico Automotivo; Auxiliar de Montador de Móveis; Auxiliar de Serralheiro; Auxiliar Técnico em Telecomunicações; Balconista; Banco de Talentos (PcD); Bombeiro Hidráulico; Borracheiro; Camareira; Carpinteiro; Consultor de Vendas (c/ CNH); Consultor/Líder de Vendas; Contador de Tráfego; Costureira; Costureira (Colarete); Cozinheiro; Docente; Empacotador; Estagiário Administrativo; Estágio - Ciências Contábeis; Estágio - Letras; Estágio - Pedagogia; Estagiário em Contabilidade; Estagiário em Direito; Garçom; Guardião de Piscina; Marceneiro; Maître; Mecânico Automotivo; Mecânico de Veículos; Mecânico de Refrigeração; Mecânico Diesel; Modelista; Montador de Móveis (CNH B); Motoboy; Motorista; Motorista (CNH D); Motorista (CNH D) - Curso TPP; Oficial de manutenção; Operador de Caixa; Operador de Caixa (PcD); Operador de Telemarketing; Pedreiro; Pintor; Pizzaiolo; Professor de Enfermagem; Professor de Inglês; Promotor de Vendas; Recepcionista; Repositor; Repositor de Hortifruti; Representante Comercial; Representante de Vendas; Servente de Obra; Serralheiro; Serviços Gerais (Auxiliar); Serviços Gerais (CNH B); Serviços Gerais (Mercado); Serviços Gerais; Soldador; Supervisor de Produção; Técnico eletrônico p/atuar com máquina de costura eletrônica; Técnico em refrigeração; Técnico de Instalação e Reparo (Fibra Óptica); Técnico de Instalação e Reparo (Fibra Óptica) c/CNH; Técnico de Segurança; Torneiro Mecânico; Torneiro CNC; Vendedor Comercial; Vendedor Externo; e Vendedor Interno. Oportunidade para Jovem Aprendiz: Administrativo. 

 

LEIA MAIS

Mas, no acumulado de 2022, a cidade abriu mais 769 postos de trabalho, diz Caged

Constatação é de pesquisa da Fecomércio. Índice se aproxima do patamar registrado em junho

Fenômeno conhecido por "The Great Resignation" (ou a grande renúncia) ocorre em momento de alta taxa de desemprego no Brasil, aponta levantamento

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Emprego