Dia de São Francisco de Assis

Benção dos animais será às 17h ao lado da Igreja de São Franscisco, na Rua Duque de Caxias
quarta-feira, 04 de outubro de 2023
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Nesta quarta-feira, 4 de outubro, milhões de pessoas em todo o mundo celebram o Dia de São Francisco de Assis, um dos santos mais queridos e venerados da Igreja Católica. Conhecido por sua devoção à natureza, amor pelos animais e compromisso com a humildade e a compaixão, São Francisco é um ícone que transcende as fronteiras religiosas. Benção dos animais será às 17h ao lado da Igreja de São Franscisco, na Rua Duque de Caxias. Já a Santa Missa Solene será realizada às 19h. 

Quem foi São Francisco de Assis?

Nascido em Assis, na Itália, no ano de 1182, São Francisco de Assis foi batizado com o nome de João. Seu pai, um comerciante que viajava muito à França, mudou seu nome em homenagem ao local onde fazia bons negócios. Aos 25 anos, Francisco fez votos de pobreza, se dedicando a uma vida de simplicidade, humildade e serviço aos menos afortunados. Um de seus traços mais marcantes era o amor que nutria pelos animais, tratando todas as criaturas, grandes e pequenas, com respeito e carinho. Durante sua vida, ele falou com os pássaros e os animais como se fossem seus irmãos e irmãs. 

Francisco foi responsável pela fundação da Ordem dos Franciscanos e morreu em 4 de outubro de 1226, aos 34 anos de idade. Em 1184, dois anos após o seu falecimento, ele foi canonizado pelo papa Gregório IX. Seu nome está relacionado com o amor aos pobres, a simplicidade, a natureza e a proteção dos animais.

Qual a relação entre o Dia de São Francisco de Assis e os animais?

Por causa da próxima relação entre São Francisco de Assis e a fauna, o dia que celebra sua vida é também usado para abençoar animais e falar sobre a importância da natureza. Na data, muitas igrejas realizam cerimônias especiais de benção de animais, onde fiéis levam seus animais de estimação para serem abençoados por padres. 

Qual é a oração de São Francisco de Assis?

Senhor,

Fazei de mim um instrumento de vossa Paz.

Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,

Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.

Onde houver Discórdia, que eu leve a União.

Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.

Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.

Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.

Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.

Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!

Ó Mestre,

fazei que eu procure mais:

consolar, que ser consolado;

compreender, que ser compreendido;

amar, que ser amado.

Pois é dando, que se recebe.

Perdoando, que se é perdoado e

é morrendo, que se vive para a vida eterna!

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: