Cinco laboratórios credenciados para atender a pacientes do SUS

De acordo com a prefeitura, vagas para exames dobraram
terça-feira, 31 de janeiro de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Depois de várias denúncias sobre a falta de vagas para exames clínicos, com pessoas aguardando desde o ano passado, cinco laboratórios de análises clínicas foram habilitados na semana passada para prestar serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Nova Friburgo. De acordo com a prefeitura, todas as empresas já foram credenciadas. Em nota, o município informou também que são cerca de 710.261 procedimentos por ano, divididos entre as empresas vencedoras e que esse número corresponde a um aumento de 100% em relação a 2022.

De acordo ainda com a prefeitura, somente para hemogramas serão oferecidas 42.014 vagas. Apesar de não haver registro oficial de fila de espera, já que os exames laboratoriais são inseridos no ato da marcação e o sistema não permite, para esses procedimentos, fila de espera, a prefeitura informou que a demanda reprimida será atendida imediatamente. “As vagas serão disponibilizadas para as unidades de saúde e cada uma delas fará a  gestão de sua cota semanal de marcação de exames. O quantitativo foi duplicado para este ano”, informa a nota. 

A prefeitura esclareceu também que a prestação dos serviços laboratoriais poderá ser feita em laboratórios próprios ou nos postos de saúde. A nota informou que a coleta dos pacientes das unidades mais próximas do posto será no laboratório da unidade. Nas unidades mais distantes o laboratório vai se dirigir para realizar a coleta.”

Convocação 

A prefeitura informou também que “ em janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde finalizou o chamamento público para credenciamento de empresas. No dia 27, foi publicada a homologação deste processo. Agora, está em fase de empenho de despesa e formalização de contrato junto às cinco empresas que foram credenciadas.”

A nota diz ainda que “o chamamento foi realizado porque venceu o prazo máximo de prorrogação previsto em lei do contrato com a prestadora. Esse é um tipo de processo público mais ágil, célere e dinâmico, e também cumpre exigências legais tais como uma licitação e possui tanta legitimidade quanto um certame.”

Relembre o caso

 Na edição da última terça-feira, 24, A VOZ DA SERRA publicou reportagem mostrando a dificuldade dos pacientes em marcar exames laboratoriais pelo SUS, em Nova Friburgo. Na edição de quinta-feira passada,  27, repercutimos o tema com mais denúncias recebidas. No Instagram do jornal, vários pacientes relataram dificuldades para marcação de procedimentos médicos. Um deles postou: “Uma vergonha! Sempre dizem assim: volte na semana que vem, mas nunca conseguimos”. Outro falou: “Estou aguardando também para fazer exames laboratoriais indicado pela hematologista, e nada! Não agendam em nenhum posto de saúde. Muito triste isso! Exames como o meu e de muitas pessoas não podem esperar tanto tempo para serem feitos.”

Idosos também esperam, sem êxito, pela marcação dos exames, de acordo com os comentários dos leitores: “Minha mãe está esperando também um tempão para fazer um exame que foi pedido com urgência e nada do SUS liberar”, escreveu outra leitora do jornal.

Além dos comentários, outros usuários do SUS também entraram em contato com a nossa redação para denunciar o mesmo problema. Uma delas, a mãe de um jovem, de 25 anos, que já teve câncer e hoje está com problemas pulmonares, afirmou não conseguir marcar o hemograma do filho desde novembro.

Outra leitora relatou que para conseguir fazer a cirurgia de vesícula, teve que fazer exames e consultas particulares. “A cirurgia foi feita no Hospital Raul Sertã. Mas tive que pagar R$ 70 pelo exame e outros R$ 70 pelo risco cirúrgico. Paguei esses valores porque fiz orçamentos em vários laboratórios e clínicas e foram os mais baratos que consegui”, disse ela.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: