Usuários do SUS sem exames laboratoriais

Pacientes que precisam fazer procedimentos simples não conseguem marcação através dos postos de saúde
segunda-feira, 23 de janeiro de 2023
por Christiane Coelho (Especial para A VOZ DA SERRA)
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

Muitos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Nova Friburgo têm procurado a redação de A VOZ DA SERRA nos últimos dias para denunciar as dificuldades que estão encontrando para fazer exames laboratoriais simples, como um hemograma, por exemplo. Uma delas é a aposentada Francisca Mendonça, de 72 anos, moradora do distrito de Riograndina. Cardíaca, ela precisa monitorar diversas taxas através dos exames de sangue. Mas, desde dezembro, ela tem ido ao posto de saúde do Suspiro tentar marcar o procedimento, mas não consegue. “Como a gente, que ganha um salário mínimo vai tirar o dinheiro das contas da casa para fazer um exame particular?”, questiona ela.

De acordo com a Prefeitura de Nova Friburgo, em dezembro, houve a liberação de novas vagas para aqueles pacientes que não conseguiram agendar os exames ao longo de 2022. Em nota, a prefeitura informou também que, “em janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde finalizou o chamamento público para credenciamento de laboratórios de análises clínicas particulares para prestação de serviços ao SUS. Na última sexta-feira, 20, foi publicada a homologação deste processo. Diante disso, agora está em fase de empenho de despesa e formalização de contrato junto às três empresas (laboratórios) que foram credenciadas. Sendo assim, muito em breve novas vagas serão liberadas.”

Questionada sobre a capacidade atual para realização de exames de análise clínicas, se algum dos laboratórios que atendem ao SUS deixou de atender e qual o tempo médio de espera para marcar um hemograma, a prefeitura não respondeu até o fechamento desta edição. 

Problemas com um laboratório

Em outubro do ano passado foi instaurada pela Câmara Municipal, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar possíveis irregularidades na prestação de serviço de laboratórios de análises clínicas, na Saúde do município. A proposta do inquérito, feita pelo vereador Márcio Alves (Republicanos), com adesão de mais sete vereadores para investigar supostas irregularidades no contrato celebrado entre a Prefeitura de Nova Friburgo e a empresa Abel F. de Oliveira e demais correlações na execução do serviço de análises clínicas para atender as unidades de saúde de Nova Friburgo. 

De acordo com o propositor da CPI, foram recebidas denúncias sobre a prestação inadequada de serviços de um laboratório de análises clínicas. Segundo ainda o requerimento 12/2022, protocolado pelo vereador Marcio Alves, um dos prestadores de serviço está realizando suas atividades em um espaço público do município quando deveria realizá-lo em suas próprias dependências, não gerando, assim, dano ao erário.

Ainda de acordo com o vereador, esta irregularidade foi denunciada ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Ministério Público Estadual (MPE) e correm em segredo de justiça. De acordo com o prefeito Johnny Maycon, a instauração da CPI foi desnecessária e teve viés e interesse de promoção política, visto que o próprio proponente afirma já ter feito denúncia sobre o tema no Ministério Público. “Além disso, a prefeitura já tem realizado todas as apurações em relação a esta e todas as denúncias que são recebidas. Vale lembrar, que no ano passado, foi realizada uma CPI acerca do processo do transporte público, que foi notadamente politiqueira, visto que não foi apresentado absolutamente nada de ilícito. Infelizmente, tem vereadores que não querem ajudar o município e ainda fazem questão de tentar atrapalhar o desenvolvimento das nossas ações”, disse o prefeito.

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: