Blog de wandersonnogueira2_18842

4ª mais fria do Brasil

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Foto: Wanderson Nogueira

Nova Friburgo teve o registro da 4ª temperatura mais fria do Brasil, na última terça-feira, 23. Na região de Salinas, no distrito de Campo do Coelho, foi apurada a temperatura de 9,9 graus, superada apenas por Monte Verde-MG com 8,7; Maria da Fé-MG com 8,8 e Campos do Jordão-SP com 9,3. Destaque ainda para Caldas-MG com 10,3, completando as cinco cidades mais frias do Brasil.  

Frio chegando

Foto: Wanderson Nogueira

Nova Friburgo teve o registro da 4ª temperatura mais fria do Brasil, na última terça-feira, 23. Na região de Salinas, no distrito de Campo do Coelho, foi apurada a temperatura de 9,9 graus, superada apenas por Monte Verde-MG com 8,7; Maria da Fé-MG com 8,8 e Campos do Jordão-SP com 9,3. Destaque ainda para Caldas-MG com 10,3, completando as cinco cidades mais frias do Brasil.  

Frio chegando

A recém chegada do outono derruba as temperaturas em Nova Friburgo, atraindo os olhares para a cidade serrana. Com registros de céus limpos, com incríveis pores do sol, as noites também se destacam, especialmente em lugares com pouca luz artificial, possibilitando a observação das estrelas. 

Tradição perdida

Também já está se tornando cotidiano, pessoas tirando fotos diante do relógio digital próximo à Praça Dermeval, com as temperaturas baixas. No entanto, nesta tradição, ainda não teve aqueles registros de temperaturas abaixo dos 10, o que deve vir a partir de maio. Com a mudança do relógio digital para os modelos de madeira, essa tradição no Paisandu, por exemplo, se perdeu. O modelo novo não tem a menor graça para mostrar o termômetro com a temperatura mais baixa.

 

 

São Jorge

Fotos: Thalles Kadett

O Dia de São Jorge (última terça-feira, 23) foi celebrado em Nova Friburgo com as tradicionais feijoadas. Destaque para o evento já tradicional do Cantinho do Papagaio, com As Filhas de Bamba. O espaço lotou e a deliciosa feijoada se esgotou em apenas duas horas. Já no bucólico Vale das Seriemas, a feijoada pode ser apreciada com música, uma paisagem surreal e a beleza dos Mosaicos Portela, como esse exuberante São Jorge. 

Cavalgada e Feijoada beneficente

As celebrações ao santo guerreiro seguem neste sábado, 27, com pelo menos mais dois grandes eventos. Na SEF, a partir das 13h, está programada uma feijoada beneficente em prol da Associação da Mulher Mastectomizada e do Asilo dos Idosos Frederico Meyer. Buffet liberado, com chope. No domingo, 28, será realizada a tradicional cavalgada de São Jorge pelas ruas da cidade, que neste ano não aconteceu como nos anos anteriores, no próprio dia 23.

   

 

Vilage

Foto: Reprodução

A Vilage no Samba tem nova presidência. A atual pentacampeã do carnaval friburguense elegeu Renato Reis como novo presidente, sucedendo Rodrigo Benevenuti de Oliveira. Em tese, a direção da agremiação segue com o mesmo grupo, tendo Carlos Renato como vice, Jotinha como tesoureiro e Vânia Ribeiro como secretária. A nova diretoria já tratou de anunciar a renovação do mestre de bateria, Roan Caetano.     

 

 

Protesto contra os feminicídios

Mulheres estão organizando um ato em repúdio ao assassinato brutal e covarde de Karen Mancini pelo seu próprio companheiro, ocorrido no último fim de semana, em Lumiar. Será neste sábado, 27, às 15h, na Avenida Euterpe  Friburguense. As organizadoras exigem comprometimento com a implementação de políticas públicas que garantam a proteção das mulheres do município. Reivindicam um posto de atendimento às mulheres para que possam ter acesso aos seus direitos, assim como possam ser amparadas em casos de violência e violação de direitos.

Marcha por direitos

A marcha, aberta a toda a sociedade - homens e mulheres têm objetivo maior do que expressar indignação, mas também trazer outros para esta luta. O coletivo convida ainda aos participantes a levar cartazes, tinta e colheres. Reforça ainda que Nova Friburgo segue sendo insegura para as mulheres, após mais este caso de feminicídio. 

Conselho de Segurança

Também nesta frente, o Tecle Mulher que é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e que presta assessoria e pesquisa no âmbito dos direitos da mulher, entregou ofício ao Conselho de Segurança do município, um ofício clamando por intervenções urgentes diante dos altos índices de violência contra a mulher e feminicídio em Nova Friburgo. 

Violência contra a mulher

O Tecle Mulher pede ao Conselho Municipal de Segurança ações mais eficazes para a proteção às mulheres, para que a Lei Maria da Penha e todas as demais leis que surgiram para reforçá-la, sejam realmente cumpridas dentro do rigor necessário para a devida proteção da mulher, suas filhas e filhos. A instituição pede ainda respostas nos casos de feminicídios como de Alessandra Vaz e Daniela Mousinho; Nahaty Gomes de Melo; Marcele de Oliveira, entre tantas outras mulheres mortas por companheiros e ex-companheiros. 

Centro de Referência da Mulher 

O Tecle Mulher reforça ainda que é imprescindível que o Centro de Referência da Mulher tenha um atendimento ampliado, com mais profissionais capacitados para o apoio psicológico, social, orientação e acompanhamento jurídico necessários quando da realização de boletim de ocorrência na Delegacia da Mulher. É necessária também a proteção policial desses profissionais e viatura específica para suporte às vítimas. 

 

Palavreando

“Enquanto felicidade, alegria. Enquanto saudade, nostalgia. Tanto quanto mais feliz mais nostalgia para frente. Dá para ser feliz, enquanto nostálgico e vice-versa. A vida é verso do avesso e avesso do verso, nunca avesso ao verso que escrevemos com outras mãos, mas corações”.

Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.

Publicidade
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Friburguense no BBB

quarta-feira, 17 de abril de 2024

Nova Friburgo nunca teve um participante efetivamente em uma das 24 edições do Big Brother Brasil, da Rede Globo. A edição deste ano, encerrada nesta semana com a vitória do baiano Davi, no entanto, contou com uma friburguense, mas nos bastidores. A jornalista Maiara Gastin atuou na produção em quase todos os 100 dias de duração do reality global. 

Participação em esquetes

Nova Friburgo nunca teve um participante efetivamente em uma das 24 edições do Big Brother Brasil, da Rede Globo. A edição deste ano, encerrada nesta semana com a vitória do baiano Davi, no entanto, contou com uma friburguense, mas nos bastidores. A jornalista Maiara Gastin atuou na produção em quase todos os 100 dias de duração do reality global. 

Participação em esquetes

Além da produção, ela ainda teve aparições na tela, em esquetes de humor do programa. A friburguense também é atriz, com atuações em produções do canal friburguense Telemilênio, sucesso no YouTube, com mais de 200 mil inscritos. Maiara já havia atuado na equipe de Boninho, diretor geral da atração, na edição do ano passado. Neste ano, mais uma vez foi chamada para o trabalho. 

Família de jornalistas

Por questões contratuais, Maiara não pode falar sobre sua rotina no BBB, publicamente, tampouco dar entrevistas. A produtora de conteúdo da Globo, vale lembrar, é irmã do nosso colega de trabalho em A VOZ DA SERRA, o também jornalista, Vinicius Gastin.

Quem sabe?

As inscrições para o Big Brother Brasil do ano que vem já estão abertas e fica a torcida para que um friburguense possa ser selecionado para a edição do ano que vem, além, é claro, da manutenção da profissional. O programa, mais uma vez, foi sucesso de audiência e faturamento para a Rede Globo e centro de debates até mesmo para aqueles que não acompanham o dia-a-dia da casa mais vigiada do país.      

 

Honoris Causa

A professora e diretora de teatro de Nova Friburgo, Jane Ayrão, receberá o título de Doutor Honoris Causa em artes, pela Unicecap (Universidade Saberes, Corporativa e de Educação da Capital). Considerada uma das maiores honrarias concedidas por uma universidade, o título que Jane Ayrão receberá tem chancela do Ministério da Educação e reconhecimento em todo o território nacional e respeito internacional.

  Jane Ayrão

Do latim, “honoris causa” significa “por causa de honra”, ou seja, quem recebe o título costuma destacar-se em sua área de atuação, não necessariamente acadêmica – e sua concessão independe do grau de instrução. A outorga é balizada pelo regimento interno e Plano de Desenvolvimento Institucional de cada faculdade. As indicações podem contemplar personalidades nacionais e estrangeiras com análises da congregação, do conselho deliberativo e do conselho universitário da instituição. 

Trajetória

Jane Ayrão tem uma vida dedicada às artes, notoriamente, em Nova Friburgo. Quando dirigiu por mais de dez anos o Taca (Teatro Amador do Colégio Anchieta), buscou contar em suas montagens cênicas, histórias verídicas bem locais, com toque de poesia, sobre personagens importantes para momentos específicos da cidade. Sua última montagem, “A Promessa”, já através da Companhia Teatral que leva seu nome, Jane Ayrão arrebatou o público, que lotou as apresentações. 

A Promessa

“A Promessa” conta a trajetória do português Samuel Antônio dos Santos, fundador da Banda Euterpe Friburguense e também da Capela de Santo Antônio, na Praça do Suspiro. Com figurino impecável de Virgílio Santos, a história começa em 1858, quando um navio da marinha portuguesa deixa Lisboa com destino a Buenos Aires. Já em alto mar, a tripulação é surpreendida por uma forte tempestade. 

Homenagem à Euterpe

Samuel Antônio dos Santos, oficial músico e regente da Banda de Fuzileiros Navais, rogou então a Deus pela vida de todos e em troca prometia, que na primeira cidade em que aportasse, pediria baixa da Marinha e fundaria uma banda de música e uma igreja em louvor a Santo Antônio. E assim o fez, em Nova Friburgo, há mais de 160 anos.

Apresentações lotadas

O sucesso da montagem foi tanto, que haverá mais uma apresentação, desta vez em Cantagalo, quando deve ser inaugurado por lá um grande espaço de artes, provavelmente, em junho. Além da passagem pelo Taca, Jane também organizou e conduziu o Grupo Cem Contexto, fundado pelo Centro Educacional Monnerat. Atualmente, com a companhia de artes que leva seu nome, Jane segue a formar e dar oportunidades a atrizes e atores de todas as idades. 

De Brasília para Nova Friburgo

A entrega do título de “Doutor Honoris Causa” a Jane Ayrão acontece neste sábado, 20, em cerimônia a ser realizada, em Brasília. Mas está sendo programado um evento para compartilhar a honraria também com os conterrâneos e amigos, em Nova Friburgo, em data a confirmar.   

 

Unidos da Saudade

A escola de samba Unidos da Saudade terá nova direção. A roxo e branco do bairro Ypu resolveu mudar. Após eleições realizadas no último fim de semana, os sócios aptos a votar, optaram pela chapa Resgatando um Passado de Glória, encabeçada por Fábio Silva, reconhecido mestre-sala do carnaval friburguense. Fabinho será o novo presidente para o próximo biênio e traz o baluarte Cici Macarrão como vice. Juntos, com mais de 80% dos votos, eles venceram a atual direção.    

 

Mulheres empreendedoras

O Instituto RME, em parceria com o Google, está oferecendo vagas para um programa gratuito de capacitação de mulheres para o desenvolvimento de habilidades digitais. Trata-se do Ela Pode: Inteligência Artificial, um projeto inovador e totalmente gratuito de formação em Inteligência Artificial voltado apenas para mulheres empreendedoras.

Ela Pode

O programa pretende capacitar mulheres proprietárias de negócios de pequenos e médios porte, durante 24 meses, através de aulas ao vivo no formato online, com especialistas em tecnologia e digitalização, e trará novidades e habilidades essenciais para que as empreendedoras possam melhorar os processos, aumentando a eficiência, reduzindo o tempo na execução de atividades cotidianas e impulsionar o crescimento de seus negócios. 

Incentivo financeiro

Além disso, 105 empreendedoras selecionadas receberão recurso financeiro no valor de R$ 10 mil para alavancarem seus negócios. Para participar, precisa ser mulher, ter acima de 16 anos, estar à frente de um pequeno ou médio negócio, além, é claro, de possuir acesso à internet e equipamento eletrônico para acompanhar as aulas. É necessário também ter letramento digital e conhecimento a partir do nível básico em ferramentas digitais. Inscrições e mais informações pelo site elapodeia.com.br.

 

Palavreando

“Rua Juruá, em Olaria. Uma rua de histórias, fascínios e dramas. Uma rua pavimentada por poesia numa cidade que é a própria poesia em si. A Juruá, Olaria, são apenas versos e estrofes de uma cidade cujo poema está sempre inacabado. Cabe a cada um de nós acrescentar em palavras, sorrisos, choros, sonhos e memórias o que Nova Friburgo causa na gente e a gente transforma nela”.

Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.

Publicidade
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Mais sirenes de alerta de desastres

quarta-feira, 10 de abril de 2024

Nova Friburgo deve ganhar mais 18 sirenes de alerta da Defesa Civil do Estado. Estão em processo de compra mais de 80 sirenes para a atual rede de monitoramento do Sistema Remoto de Alerta e Alarme Sonoro. Além de Nova Friburgo, outros 16 municípios serão contemplados: Petrópolis, Teresópolis, Areal, Bom Jardim, Barra Mansa, Barra do Piraí, São Gonçalo, Cachoeiras de Macacu, Queimados, São João de Meriti, Duque de Caxias, Magé, Rio Claro, Paraty, Angra dos Reis e Porciúncula. 

2º no Estado

Nova Friburgo deve ganhar mais 18 sirenes de alerta da Defesa Civil do Estado. Estão em processo de compra mais de 80 sirenes para a atual rede de monitoramento do Sistema Remoto de Alerta e Alarme Sonoro. Além de Nova Friburgo, outros 16 municípios serão contemplados: Petrópolis, Teresópolis, Areal, Bom Jardim, Barra Mansa, Barra do Piraí, São Gonçalo, Cachoeiras de Macacu, Queimados, São João de Meriti, Duque de Caxias, Magé, Rio Claro, Paraty, Angra dos Reis e Porciúncula. 

2º no Estado

Nova Friburgo será o 2º município do Estado do Rio a receber mais equipamentos, atrás apenas de Petrópolis, que tem prevista a instalação de 28 sirenes. Angra dos Reis vem logo atrás de Nova Friburgo com 13 equipamentos. As sirenes serão instaladas em áreas de risco dessas cidades, mas ainda sem previsão de data.

Responsabilidade municipal

O Governo do Estado afirma que as ações diretas (operacionais) de prevenção e resposta aos desastres são de competência das defesas civis municipais, conforme prevê a legislação vigente. Mas que apesar disso, em apoio aos municípios, a Secretaria estadual de Defesa Civil assumiu a aquisição e a manutenção do sistema de alerta e alarme, composto por avisos via SMS e por sirenes, que são instaladas em locais estratégicos do Estado.

Pluviômetros

A ampliação do sistema também prevê a aquisição de pluviômetros, que serão distribuídos com base em análise de demandas apresentadas pelos municípios em conjunto com o Departamento de Recursos Minerais (DRM). Segundo o Estado, levando sempre em consideração as informações dos mapas de risco hidrológico e geológico.

 

Isenção para deficientes

Foi ampliado o valor máximo para pessoas com deficiência garantirem a isenção de ICMS na compra de veículos novos. O novo limite estabelece abatimento para automóveis de até R$120 mil.

Além das pessoas com deficiência, o benefício abrange pessoas quem tiver autismo e Síndrome de Down. A isenção vale para automóveis novos adquiridos diretamente por pessoas com deficiência ou por meio de seus representantes legais.

A regra

O contribuinte que adquirir um veículo de até R$ 120 mil, já incluído o imposto, poderá receber a isenção parcial do tributo, que será limitada à quantia de R$ 70 mil do preço total do automóvel. Portanto, se a aquisição custar R$ 120 mil, a pessoa com deficiência pagará apenas o ICMS sobre a diferença. Na prática, o imposto incidiria sobre R$ 50 mil em vez do montante total.

Como obter

A solicitação deve ser feita via processo administrativo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI-RJ). Será preciso fazer login usando a plataforma gov.Br, do Governo Federal, ou um certificado digital. O beneficiário deve preencher o requerimento com a documentação necessária. Após análise e deferimento do pedido, o sistema emitirá a autorização provisória para ser apresentada na compra. O solicitante pode buscar orientações sobre o procedimento e a documentação a ser entregue em qualquer repartição fiscal.

Retroativo

O público-alvo do benefício que adquiriu veículos a partir do dia 1º de janeiro de 2024 também será contemplado com a isenção. A medida produzirá efeitos retroativos para essas compras a partir de uma regulamentação que será publicada em breve pela Secretaria estadual de Fazenda (Sefaz-RJ).

 

Eleições na Saudade

Não é só a Liga das Escolas de Samba que está em processo eleitoral, cujo pleito está marcado para a próxima segunda-feira, 15. A Unidos da Saudade também escolherá sua diretoria para o biênio 2024/2026. A eleição está marcada para o próximo domingo, 14, e poderão votar todos os associados efetivos e em dia com as suas obrigações, totalizando 232 eleitores aptos. São duas chapas concorrentes: “Resgatando um Passado de Glória”, encabeçada por Fábio Silva e a chapa “Puro Sangue Roxo” liderada pelo atual presidente, Kassius Sampaio.    

Imperatriz de Olaria

O Carnaval 2025 já está sendo pensado pelas agremiações e passa diretamente pelas equipes que trabalharão. A Imperatriz de Olaria, por exemplo, renovou praticamente todo o time que atuou na folia deste ano, com destaque para as renovações do Mestre Vandinho no comando da bateria; Kauan Veloso na direção musical; o casal de mestre-sala e porta-bandeira (Gaby e Claisson) e Bruno Lannes na direção de harmonia. A grande novidade fica por conta do retorno de Kaísso como intérprete oficial.     

Enredos

No Rio de Janeiro, pelo menos metade das escolas do grupo especial já anunciaram seus enredos para o próximo carnaval. Por aqui, nos bastidores, já há movimentos neste sentido, mas tudo guardado a sete chaves. A partir de junho, os lançamentos devem começar a ocorrer, para na sequência ser iniciada a disputa dos sambas. 


 

Friburguense

Nunca foi e nem está cogitada qualquer possibilidade do Friburguense seguir outros clubes que já pediram ou estão pensando em pedir licença das competições oficiais de futebol deste ano. Goytacaz e Barra da Tijuca já formalizaram a licença e voltarão à divisão mais inferior do Estadual. O Friburguense foi diretamente beneficiado com isso, pois herdou uma vaga na Copa Rio, competição mata-mata que dá vaga na Copa do Brasil ou na Série D do Brasileiro.

Copa Rio e terceirona

O Friburguense vai participar da Copa Rio, que começa um mês antes da terceirona, prevista para setembro. Quanto a formação do elenco, há jogadores emprestados para outros clubes, os atletas do sub-20 e ainda haverá a observação daqueles que atuarão na segundona, cujo início está marcado para maio. Como a segundona termina em agosto, esses possíveis atletas chegariam a tempo da estreia na Copa Rio e teriam um mês para se preparar para o objetivo principal do Tricolor da Serra: voltar à segundona.    

 

Lançamento de livro

A jornalista friburguense Sabrina Moraes lançou seu primeiro livro: ‘7 Dias’. Publicado pela editora Telha, trata-se de um romance ficcional que conta a história de um inesperado encontro entre dois jovens no elevador de um hotel. Segundo a autora, o livro fala sobre amor-próprio e convida o leitor a refletir sobre suas próprias escolhas e as expectativas que, muitas vezes, atribui ao outro a missão de atender. 

A história 

Prestes a completar 35 anos, a personagem Olívia é uma publicitária em ascensão e está focada no trabalho desde que seu namorado, Levi, recebeu uma proposta para morar fora do país, há pouco mais de três meses. Durante uma viagem profissional, Olívia tem um repentino encontro com Paulo, de 37 anos. Avesso a relacionamentos convencionais, Paulo provoca em Olívia o desejo de viver intensamente os próximos sete dias em que passarão hospedados no mesmo andar do hotel, ignorando todos os riscos a que possam estar se submetendo ao decidirem mergulhar de cabeça nessa irresistível e excitante jornada. ‘7 Dias’ já está disponível para compra no site da editora e nas principais plataformas online.

 

Palavreando

“Deixa a vida surpreender, mesmo que tudo pareça ruim. Até pilha para funcionar precisa de positivo e negativo. Um dia a gente está por cima, outro por baixo e por mais que pareça clichê, essa é uma realidade das nossas travessias pela vida ”.

Publicidade
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Máfia do cigarro

quarta-feira, 03 de abril de 2024

Nova Friburgo é um dos 47 municípios fluminenses que não estão no mapa da máfia do cigarro. Trata-se de um negócio de bilhões que nos últimos cinco anos, segundo dados do Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), deixou de pagar, só em impostos, mais de R$ 2 bilhões só no Estado do Rio de Janeiro. Os municípios mais próximos em que a máfia atua são Petrópolis e Teresópolis. Todo o restante da Região Serrana ainda se vê livre do problema que envolve policiais, extorsões, sequestros, assassinatos, entre outros crimes.

Fabricação nacional

Nova Friburgo é um dos 47 municípios fluminenses que não estão no mapa da máfia do cigarro. Trata-se de um negócio de bilhões que nos últimos cinco anos, segundo dados do Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), deixou de pagar, só em impostos, mais de R$ 2 bilhões só no Estado do Rio de Janeiro. Os municípios mais próximos em que a máfia atua são Petrópolis e Teresópolis. Todo o restante da Região Serrana ainda se vê livre do problema que envolve policiais, extorsões, sequestros, assassinatos, entre outros crimes.

Fabricação nacional

Antes, os maços eram contrabandeados do Paraguai. Hoje, os bandidos falsificam em território fluminense. Uma mega operação deflagrada nesta semana teve buscas contra suspeitos para tentar esclarecer o crime do furto de uma máquina de fabricar cigarros de seis toneladas que sumiu da Cidade da Polícia.

Fábricas pelo estado

As investigações apuraram que o grupo teria movimentado mais de R$ 45 milhões com negócios ilegais. Foram cumpridos 125 mandados de busca e apreensão em Duque de Caxias e Campos dos Goytacazes, além da capital. São fábricas de cigarro espalhadas em pontos estratégicos, possivelmente de propriedade de mais de uma pessoa ou grupo.

A história

A marca Gift já era vendida ilegalmente no Rio – contrabandeada do Paraguai e rendendo milhões aos responsáveis pelo crime. Para ter o monopólio da venda ilegal, a máfia do cigarro no Rio passou a falsificar os cigarros em fábricas próprias. Nestes locais, a mão de obra era inicialmente paraguaia – para que os cigarros mantivessem a qualidade daquele país. Mas a fabricação hoje já é feita por brasileiros. 

Esquema com bancas de jornal

Após produzirem os cigarros, a máfia obriga donos de bancas de jornal e comerciantes a venderem o produto falsificado, o que já ocorre, portanto, em 45 dos 92 municípios fluminenses. Os bandidos fiscalizam constantemente os pontos de venda.

Futebol no meio?

O principal suspeito, o presidente da escola de samba Salgueiro, Adilsinho, fundou em 2010, o Barra da Tijuca, que no ano passado terminou o Estadual da Terceira Divisão em 3º lugar, à frente do Friburguense. Foi o adversário do Tricolor da Serra na estreia da competição, empate de 2 a 2, resultado que foi essencial para tirar o time de Nova Friburgo das semifinais. Adilsinho, além de fundador, também atuou como jogador e batedor oficial de pênaltis do time.


 

Cidades empreendedoras

Volta Redonda foi eleita a Cidade Empreendedora no reconhecido prêmio Sebrae Prefeituras Empreendedoras. Nova Friburgo não venceu em nenhuma categoria. Da região, destaques para Cordeiro, vencedora na categoria Empreendedorismo na Escola e Teresópolis, vencedora na categoria Simplificação & Fomento ao Empreendedorismo.

Outros vencedores

Macaé venceu em Compras Governamentais; Paraty em Empreendedorismo Rural; Saquarema em Governança Territorial; o Rio de Janeiro em Inclusão Produtiva; Paracambi em Sala do Empreendedor; São Gonçalo em Sustentabilidade & Meio Ambiente e Vassouras em Turismo & Identidade Territorial. Ao todo, 42 municípios do Estado do Rio de Janeiro se inscreveram com 72 projetos na primeira etapa fluminense. Os vencedores agora vão para a etapa nacional do prêmio, que acontecerá no dia 11 de junho, em Brasília. 

 

Carnaval 2025

Pontapé inicial dado para a folia do ano que vem, que acontecerá no final de fevereiro. A Liga das Escolas de Samba e Blocos de Enredo de Nova Friburgo (Liesbenf) terá eleições para sua nova diretoria. A Liga é responsável por parte da organização do carnaval e pela apuração, que nos últimos anos, sempre teve polêmicas. As chapas podem ser inscritas até o dia 7 deste mês e a eleição está prevista para o dia 15.

Eleições da Liga

Para a realização do pleito, foi constituída uma comissão, com a responsabilidade de garantir a transparência e a legitimidade do processo. Compõem a organização da eleição Lorraine Frotté Cordeiro, Marlon Henrique Estanislau e Tatiano Augusto. As chapas inscritas serão ou não homologadas até o dia 11. No dia 15, às 19h, na sede da Liga ocorrerá a votação por parte de seus membros, independente de se formar uma chapa única. Espera-se que a futura direção consiga sanar os recorrentes problemas na apuração.

 

Tour guiado

(Foto: Carlos Pereira)

Cheia de memórias e histórias da antiga fábrica, o Espaço Arp desenvolve a partir deste sábado, 6, o retorno do Tour Guiado. A atividade gratuita, cujas inscrições devem ocorrer com antecedência, vai passear pelas instalações contando a história centenária da antiga fábrica, apresentando itens que são verdadeiras relíquias, a arquitetura do local e ainda levará os visitantes a uma experiência exclusiva de conhecer o subsolo que integrava toda parte industrial da antiga Fábrica de Rendas.

 

Festa Ploc

(Foto: Divulgação)

“Minha Época era Melhor" é o tema da festa que pretende retornar não só os anos 80 e 90, mas a febre que foram as chamadas festas Ploc dos anos 2000. Neste sábado, 6, a partir das 21h, no Jardim Natureza, o evento para todas as idades pretende trazer essa nostalgia, com os renomados DJs Cris K e Luidy e a banda Millennials que subirá ao palco em dois sets recheados de rock nacional, hits internacionais e aquela sequência alto-astral de sucessos da infância.

Criança outra vez

Além da música, os organizadores prometem muitas surpresas, guloseimas, brindes e brincadeiras como a guerra de cotonetes inflável, tudo para todos se sentirem crianças outra vez. Na estrutura ainda terá praça de alimentação com pipoca e algodão doce à vontade, além de food truck. O evento está sujeito a lotação e a classificação é para maiores de 18 anos. A produção e realização são da Optiz Eventos. 

O retorno

A festa marca o retorno do empresário André Philipe Tafuri ao mercado do entretenimento e produção de eventos. André fundou, em 2000, junto aos seus sócios Wellison Breder e Cristiano Wilhelmi, a Friweb. Em 2001, os sócios iniciaram com a produção de eventos, criando sucessos como as festas A Noite do Flagra!, Curtição Ilimitada, Geração 90, Guerra dos Sexos e Gostosura ou Travessura?

Nostalgia  

E o fim de semana friburguense promete mesmo ser de nostalgia. No mesmo dia, 6, às 23h, a Festa Alternative, sucesso entre o público LGBQTIA+,  faz edição especial sobre os anos 2000. Com decoração temática, os DJs prometem sets de pura lembrança, além de fotos de Polaroid de brinde, fliperama e locais instagramáveis. 


 

Despedida

(Foto: arquivo pessoal)

A coluna não poderia deixar de registrar o falecimento do estimado professor Francisco Duarte Moura Neto. Ele foi diretor geral, professor e atuou muitos anos no Instituto Politécnico do Estado do Rio de Janeiro (IPRJ/Uerj), em Nova Friburgo. Figura emblemática e respeitada na área da matemática aplicada interdisciplinar em todo o Brasil, foi um dos mais atuantes nas defesas da ciência e tecnologia nacional e da Uerj no município. O funeral está previsto para esta sexta-feira, 5. Nossos sentimentos aos familiares, alunos, ex-alunos e colegas do universo acadêmico.


 

Palavreando

“A saudade, o ciúme e o amor fazem parte da nossa gene coletiva, cujos DNAs são também transmitidos por A VOZ DA SERRA. Testemunha dos feitos de seus filhos famosos e anônimos, eternizados por suas páginas em crônicas, notícias e artigos que resistem à ideia de ser apenas digital. ”.

Publicidade
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Recuperação empregos

quarta-feira, 20 de março de 2024

Depois de um dezembro de desemprego, saldo negativo de 468 vagas, Nova Friburgo recuperou parte do seu estoque e apresentou saldo positivo de 317 vagas no primeiro mês deste ano. Foram 1.872 admissões para 1.555 desligamentos. Com relação ao mesmo mês do ano passado, Nova Friburgo também teve um resultado melhor. Janeiro de 2023 apresentou saldo negativo de 129 vagas. 

Melhor janeiro

Depois de um dezembro de desemprego, saldo negativo de 468 vagas, Nova Friburgo recuperou parte do seu estoque e apresentou saldo positivo de 317 vagas no primeiro mês deste ano. Foram 1.872 admissões para 1.555 desligamentos. Com relação ao mesmo mês do ano passado, Nova Friburgo também teve um resultado melhor. Janeiro de 2023 apresentou saldo negativo de 129 vagas. 

Melhor janeiro

Em janeiro de 2022, Nova Friburgo também apresentou saldo negativo, 50 vagas a menos. Já janeiro de 2021, números bastante semelhantes aos deste ano. Naquele ano, Nova Friburgo teve desempenho de 307 novos postos de trabalho.

Indústria e construção civil

A indústria foi a principal responsável pela alta neste início de ano, com 140 vagas. Destaque ainda para a construção civil, 125 novas vagas. Apenas a agricultura teve perda de emprego, 6 no total. Janeiro não teve o impacto da chamada dos aprovados do concurso público realizado pela Prefeitura, que já deve começar a aparecer nos meses de fevereiro e março. Os números de fevereiro só devem ser divulgados no início de abril.

6º do Estado

Se em dezembro passado, Nova Friburgo foi o 4º em desemprego entre os municípios do Estado, em janeiro, foi o 6º em emprego. Segundo o Caged (Cadastro Geral de Emprego e Desemprego) do Ministério do Trabalho, do Governo Federal, Nova Friburgo ficou atrás apenas de Seropédica (2.542), Rio de Janeiro (1.473), São Gonçalo (1.344), Niterói (665) e Volta Redonda (336), na criação de empregos.

Macuco no negativo

Já na parte inferior, São João de Meriti foi o campeão em demissões, 1.179 vagas a menos. O vizinho Macuco foi o vice-campeão em desemprego, com 717 vagas a menos. Destaques negativos ainda para Rio Bonito (-550), Duque de Caxias (-507) e Nilópolis (-354). 

 

Fake News

Por mais que se fale, as pessoas seguem sendo enganadas e compartilhando fake news. Além de causar prejuízos à honra, pode levar a violência e até a perda de vida. E não só de humanos. Nesta semana, Nova Friburgo viu ser compartilhada nas redes sociais uma informação falsa que coloca em risco uma espécie animal já ameaçada de extinção. 

Criatividade para o mal

Junto a imagens de uma mulher com cortes profundos no corpo, um áudio replicou a informação de que a causa dos ferimentos teria sido um ataque de onça, no bairro de Debossan. O fato é que o caso sequer era em Nova Friburgo, mas no Estado do Pará e sequer o ataque foi feito pelo animal, mas pelo próprio filho da vítima após uma discussão. O agressor estaria embriagado no momento do ocorrido e com uma faca deu diversos golpes em sua mãe, que teve ferimentos graves. 

Alerta

O homem foi preso e vai responder por tentativa de homicídio. A vítima foi encaminhada ao hospital e se recupera dos ferimentos. Difícil entender, como alguém pode criar uma mentira do nada, apenas no intuito de assustar as pessoas e ainda colocar em risco um animal que nada tem a ver com a história. Vale ressaltar que espalhar notícias falsas, tanto quem cria como quem compartilha, é passível de responder pelo ato criminalmente, correndo até risco de prisão. Com a proximidade do período eleitoral, em que se aumenta consideravelmente as redes de desinformação — fica o alerta.

 

Janela eleitoral

Por falar em período eleitoral, o calendário tem uma das suas datas mais importantes até o dia 6 de abril. Seis meses antes da eleição é o prazo para quem quer se candidatar ser filiado a um partido político. O mesmo prazo vale para a descompatibilização de possíveis candidatos que estão nomeados em cargo de confiança em órgãos públicos e que são ordenadores de despesa. 

Prazos

Quem não é ordenador de despesa pode sair três meses antes das eleições. Já para vereadores de mandato, o prazo para troca partidária, sem perda do mandato, não incorrendo em infidelidade partidária, a data limite é 5 de abril. Os movimentos são olhados de perto pelo mundo político, pois sinaliza quem serão os candidatos aos cargos em disputa no dia 6 de outubro: prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Vereadores

Cada partido devidamente organizado pode lançar até 22 candidatos a vereador, ou seja, as 21 cadeiras disponíveis mais um. Devem respeitar, no entanto, o mínimo de 30% para mulheres. Ou seja, uma chapa completa deve ter pelo menos 7 mulheres. As federações partidárias, instituídas em nível nacional, são mantidas na esfera municipal. As federações funcionam como se fosse apenas um partido e também seguem a limitação de no máximo 22 candidatos.

20 de julho a 5 de agosto

Vale ressaltar que no momento todos são pré-candidatos. As candidaturas só valem a partir das convenções que escolhem os candidatos, previstas para os últimos dias de julho e os primeiros dias de agosto. Ainda pelo calendário oficial, 6 de abril é o prazo final para que os interessados em participar das Eleições 2024 troquem o domicílio eleitoral para o município que desejam concorrer.

 

Título a partir dos 15

Jovens que queiram tirar o primeiro título de eleitor devem iniciar sua inscrição pelo Autoatendimento Eleitoral até 8 de abril. Vale ressaltar que é obrigatório a partir dos 18 anos, mas que a partir dos 16 já se pode tirar o título de eleitor. Não é preciso ter 16 anos completos para tirar o título no prazo final de inscrição, mas para poder fazê-lo tem que ter 16 anos completos até o dia 6 de outubro, data de votação do 1º turno.

Regularização

Para quem não pretende ser candidato, o dia 8 de maio é o prazo final para regularizar possíveis pendências no título ou mesmo fazer a sua inscrição. Daí em diante, até 5 de novembro, fica suspenso o recebimento de solicitações de alistamento, transferência e revisão eleitoral, seja no fórum ou pela internet.

 

Número de eleitores

O número de eleitores aptos a votar no dia 6 de outubro será divulgado pela Justiça Eleitoral no dia 20 de julho. Atualmente, Nova Friburgo tem 155.481 eleitores registrados. A maior fatia do eleitorado friburguense é formado por mulheres: 82.402 ante 72.959 eleitores do sexo masculino. 120 eleitores não têm o gênero informado. 

Eleitorado envelheceu

A maioria dos eleitores friburguenses, segundo consulta à Justiça Eleitoral, de números até o dia 7 de março, tem idade entre 45 e 59 anos: 40.213, o que representa quase 26% do total. A segunda faixa etária com mais eleitores tem entre 35 e 44 anos, 28.866, seguida da faixa entre 25 e 34 anos, 26.491. 

Juventude desinteressada

Os friburguenses mais jovens parecem um tanto desinteressados em votar. Daqueles que não são obrigados a tirar o título de eleitor, entre 15 e 17 anos, somam apenas 560 inscritos. Já entre 18 e 20 anos são 5.040 eleitores. Segundo o último censo do IBGE, a faixa etária possui 11.293 habitantes em Nova Friburgo. Isso quer dizer que metade dessa faixa etária não tirou o título de eleitor, quando poderia opinar no voto sobre os destinos de sua cidade.           

Não há 2º turno

Confusão bastante comum é sobre a realização de 2º turno nas eleições friburguenses. Caso o 1º colocado não atinja a marca de 50% dos votos mais um, o 2º turno acontece nas capitais e em cidades com mais de 200 mil eleitores. Observe-se: eleitores e não habitantes. Portanto, atingir a marca de 200 mil habitantes não daria aos friburguenses a chance de eleições em dois turnos. Nova Friburgo tem atualmente, 189.939 habitantes e 155.481 eleitores.

 

 

Pitty e CPM 22

Chegou a hora de celebrar o rock nacional, com dois dos seus maiores expoentes. Nova Friburgo recebe neste sábado, 23, CPM 22 e Pitty, em uma só festa. Trata-se da festa Genesis Rock, programada para o Nova Friburgo Country Clube, a partir das 21h. Completando as atrações tem ainda o talento friburguense Gio Aguilera. 

 

 

Palavreando

“Já nasci e morri para tantas coisas. Renasci para tantas outras. Quando arrogante — se atento — tento morrer para renascer menos vaidoso. Quando angustiado, tento sobreviver o quanto for possível, mas se tiver que morrer para renascer com outras possibilidades não receio”.

 

Se até o pato observa e admira o céu de outono de Nova Friburgo, celebremos também a chegada da nova estação.

 

Publicidade
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Nova Friburgo sem IFF

quarta-feira, 13 de março de 2024

Nova Friburgo foi preterida e o Instituto Federal Fluminense da Região Serrana será na cidade vizinha de Teresópolis. O anúncio feito pelo Governo Federal contempla 100 novos institutos tecnológicos no país, dos quais seis no estado do Rio de Janeiro. Além de Teresópolis, foram escolhidas São Gonçalo, Magé, Belford Roxo e a capital com dois (Complexo do Alemão e Cidade de Deus).

Bons tempos

Nova Friburgo foi preterida e o Instituto Federal Fluminense da Região Serrana será na cidade vizinha de Teresópolis. O anúncio feito pelo Governo Federal contempla 100 novos institutos tecnológicos no país, dos quais seis no estado do Rio de Janeiro. Além de Teresópolis, foram escolhidas São Gonçalo, Magé, Belford Roxo e a capital com dois (Complexo do Alemão e Cidade de Deus).


Bons tempos

Outrora prestigiada, Nova Friburgo não vem tendo destaque no cenário atual. Nos anos 2000, também no Governo Lula, Nova Friburgo ganhou a UFF, que assumiu a antiga Faculdade de Odontologia e recebeu também um Cefet, ambos em pleno funcionamento. A UFF ampliou o número de cursos, para além da odontologia tem Ciências Biomédicas e Fonoaudiologia. O Cefet ampliou seu espaço e além de cursos técnicos e universitários, conta com ensino médio.


IFF em Cordeiro

O município vizinho de Cordeiro também será indiretamente beneficiado pelos anúncios federais de expansão do ensino profissionalizante. O IFF instalado no Parque de Exposições será federalizado, com a promessa de ampliação dos cursos ofertados. No entanto, não foi anunciado o prazo para que a medida ocorra.

 


Cadê o Centro Tecnológico anunciado?

Vale lembrar que em junho de 2021 foi anunciado com bastante pompa pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, e pela Prefeitura, um Centro Tecnológico, em Nova Friburgo, de um total de oito pelo Estado. Houve até visita dos políticos ao terreno onde seria instalado, na altura do Córrego Dantas. Ficou só no anúncio. O terreno segue lá e o Centro Tecnológico friburguense nunca sequer foi prototipado.        


Devaneios

À época, as autoridades afirmavam que o Centro Tecnológico de Nova Friburgo contaria com ensino profissionalizante da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), o ensino a distância do Cecierj, além de cursos de inovação e tecnologia da Faperj. Os cursos teriam foco na agricultura familiar, no polo têxtil, metal-mecânico e inovação. O silêncio dos que fizeram o anúncio posterior à não vinda do Centro Tecnológico, diz tudo.  
 

 

2º lugar nacional

Uma aluna do Colégio Municipal Dermeval Barbosa Moreira, conquistou o prêmio nacional MTP/RJ. Nathany Martins Gomes ficou em 2° lugar no concurso do Ministério Público do Trabalho, na categoria Conto. Como premiação, ela foi agraciada com medalha, certificado e ainda um tablet. 


Prêmio 2024

O prêmio é voltado para alunos de escolas públicas e consta de várias etapas entre a seleção e premiação dos melhores trabalhos sobre trabalho infantil, profissionalização do adolescente e segurança e saúde nas escolas. O projeto MPT na Escola 2024 já começou e abrange estudantes do 4° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Os alunos de toso o país podem concorrer nas categorias: Conto, Desenho, Música e Poesia.

 


Câmeras proibidas

A plataforma de aluguéis temporários Airbnb anuncia que a partir de 30 de abril não vai mais permitir câmeras no interior das hospedagens listadas em sua plataforma. Segundo a empresa, a medida se estende a espaços externos com maior risco de exposição da privacidade do hóspede, como chuveiros e saunas. É uma determinação global, para todos os países onde a empresa atua.


Privacidade

As normas atuais permitem que os donos das acomodações possam instalar câmeras em áreas de convivência comum, como salas e corredores, desde que os aparelhos não sejam escondidos. Além disso, a presença de câmeras deve estar sinalizada no anúncio. Como a maioria dos anúncios não informa a existência de câmeras de segurança, a empresa espera que a nova política afete apenas um grupo seleto de anunciantes. As mudanças vieram após consulta com usuários da plataforma, donos de imóveis e especialistas em privacidade.


Intimidade preservada

De vez em quando, há denúncias de locadores sobre câmeras escondidas em espaços íntimos. A plataforma já proíbe isso, mas com a medida espera deixar ainda mais claro que não será tolerada  a colocação de câmeras de segurança no interior ou o monitoramento de quaisquer espaços internos de um imóvel, incluindo espaços comuns de anúncios de quartos privados. O mesmo vale para hotéis e pousadas.


Banimento

Quanto a punições, a empresa diz que tomará medidas contra quem violar a regra, o que pode levar até à remoção da acomodação na plataforma. Anúncios e anfitriões podem ser suspensos durante uma investigação, e o Airbnb disse que pode trabalhar ao lado de autoridades policiais, se necessário.


 

Friburguense

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro manteve apenas um time tendo acesso da segundona para a elite, no entanto, com dois rebaixados para a terceirona. E é isso que neste momento mais interessa ao Friburguense. Há expectativa de mudança para 2025, com dois times caindo da primeira para a segunda e dois subindo de 2025 para 2026. No entanto, isso só será definido em novembro, com o Estadual de 2025. O sonho do Friburguense é voltar para a segundona neste ano, mas para tanto, terá que passar pelo calvário da terceira.


A segundona

Enquanto a terceirona só começa em setembro, a segundona teve a tabela sorteada nesta semana, com início marcado para 18 de maio e término em 17 de agosto. Com exceção da 5ª rodada, todos os jogos acontecerão aos fins de semana. O regulamento é o mesmo da Primeira Divisão, todos contra todos em turno único, com os quatro primeiros passando às semifinais. 


A terceirona

O mesmo regulamento deve nortear a Terceirona, que no momento tem dez clubes, ao invés dos doze previstos. Goytacaz e Barra da Tijuca pediram licença de um ano. Voltam na quarta divisão em 2025. No regulamento da segundona, uma pista de que a terceirona terá 12 participantes, há previsão de no caso de desistência por licença ou punição desportiva ou administrativa, automaticamente a vaga será preenchida pela(s) melhor(es) classificada(s) da divisão inferior. Neste caso, as vagas abertas por Goytacaz e Barra da Tijuca devem ser preenchidas por Bonsucesso e Zinzane.   


Vaga na Copa Rio

O mesmo entendimento se aplicaria à Copa Rio, competição mata-mata que dá vaga no Brasileiro da Série D ou na Copa do Brasil. Desta forma, o Friburguense deve herdar uma das vagas conquistadas por Barra da Tijuca e Goytacaz, 3º e 4º respectivamente na Terceirona do ano passado. O Friburguense terminou em 5º e não teria direito de participar da competição. A Copa Rio tem início previsto para agosto.  


Combate à manipulação de resultados

Outro ponto importante e inovador, que deve ser aplicado também na terceirona, já antecipado pela coluna desde o ano passado, diz respeito à manipulação de resultados. A Federação prevê punições severas: a associação condenada definitivamente por manipulação de resultado, além e independentemente das sanções disciplinares, será automaticamente desfiliada e impedida de processo de refiliação por cinco anos, além de multa no valor de R$500.000, ainda que a condenação ocorra após o término da competição. 


Clubes terceirizados

Além dos órgãos de controle externos, a Federação terá uma empresa de integridade comprovada para fazer análises e em caso de suspeita enviará à Justiça Desportiva e também à Justiça Comum. O placar ficará ainda em suspenso. O regulamento também prevê, pela primeira vez em um campeonato da FFERJ, a condição de clubes que terceirizam seu futebol. Será obrigatória a apresentação do vínculo, o que não representa que a instituição estará salva das punições, em caso de manipulação de resultados, mesmo com gestor fora dos quadros associativos do clube.      


Formatada

O Friburguense, portanto, já conhece 9 dos seus 11 adversários na luta para retornar à segundona: Paduano, Pérolas Negras, Macaé, São Gonçalo, Nova Cidade, Belford Roxo, São Cristóvão e provavelmente, Zinzane e Bonsucesso. A competição será completada pelos dois times que serão rebaixados da segundona. O sonho: subir para a segundona do ano que vem, com campeão e vice subindo à elite, em 2026, e claro, voltar a uma competição nacional, em 2025, em caso de título ou vice da Copa Rio.   

 


Homenagem

Não poderíamos terminar a coluna de hoje sem prestar uma homenagem à família Ruiz, em memória do querido Sílvio Ruiz. Empreendedor, festeiro e apaixonado por Nova Friburgo, Sílvio Ruiz ou apenas Seu Sílvio, foi uma das pessoas mais decentes que essa cidade já teve. Criador do Bloco das Piranhas, da Banda da Predial, teve seu último carnaval em fevereiro passado, mesmo já adoentado. Mas era para ele, a sexta de carnaval, um dos dias mais celebrados junto da família, amigos e desconhecidos. Acolhedor, conseguiu passar esse legado aos filhos e netos, garantindo por mais gerações a tradição que inventou. Seus empreendimentos seguem firmes e destacam Nova Friburgo como um polo imobiliário e da construção civil. À toda querida família Ruiz, aos amigos da Predial, nosso reconhecimento por ter em Nova Friburgo alguém que ajudou e iluminou tanto essa cidade, com bom exemplo, força do trabalho e visão de quem sempre enxergava além.        


 

Palavreando

“O cronista é um colecionador. Não de botons, tampinhas de cerveja ou de selos. Também. Mas coleciona histórias, dessas catadas nas calçadas, nos campos de lírios, na festa das ruas, no murmurinho das multidões que podem ser de duas, três ou mais pessoas e até cães e gatos”.

Publicidade
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

DataMulher

quarta-feira, 06 de março de 2024

A 10ª edição da pesquisa Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher mostra que 30% das mulheres do país já sofreram algum tipo de violência doméstica ou familiar provocada por um homem. Dentre elas, 76% sofreram violência física, índice que varia de acordo com a renda. Enquanto 64% das mulheres que sofreram violência doméstica ou familiar e que recebem mais de seis salários mínimos declaram ter sofrido violência física, esse índice chega a 79% entre as vítimas com renda de até dois salários mínimos.

Mais robusta pesquisa sobre o tema

A 10ª edição da pesquisa Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher mostra que 30% das mulheres do país já sofreram algum tipo de violência doméstica ou familiar provocada por um homem. Dentre elas, 76% sofreram violência física, índice que varia de acordo com a renda. Enquanto 64% das mulheres que sofreram violência doméstica ou familiar e que recebem mais de seis salários mínimos declaram ter sofrido violência física, esse índice chega a 79% entre as vítimas com renda de até dois salários mínimos.

Mais robusta pesquisa sobre o tema

O DataSenado, realizado em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV) é realizado a cada dois anos, integra a série histórica iniciada em 2005 e tem por objetivo ouvir cidadãs brasileiras acerca de aspectos relacionados à desigualdade de gênero e a agressões contra mulheres no país. O levantamento faz parte da mais longa série de pesquisas de opinião sobre o tema no Brasil. 

O Brasil é machista?

Pelo menos 21.808 brasileiras de 16 anos ou mais foram entrevistadas por telefone, em amostra representativa da opinião da população feminina brasileira. Dentre os principais aspectos, 62% acham o Brasil muito machista, 32% um pouco machista e apenas 4% nada machista. Sobre onde a mulher é menos respeitada, 52%, afirmam na rua, 25% no trabalho, 17% na família e 2% em outros ambientes.

Mapa da violência

É majoritária a percepção de que as mulheres que sofrem agressão se calam perante a violência. A maior parte das brasileiras (62%) acredita que essas mulheres denunciam na minoria das vezes o fato às autoridades. Parcela também significativa, 22%, é ainda mais pessimista e acredita que elas simplesmente não denunciam. 

As denúncias

Na opinião de 73% das brasileiras, ter medo do agressor leva uma mulher a não denunciar a agressão na maioria das vezes. A falta de punição e a dependência financeira são outras situações que, para 61% das brasileiras, levam uma mulher a não denunciar a agressão na maioria das vezes. Por outro lado, a falta de conhecimento sobre seus direitos é apontada por menos da metade das cidadãs. Para 48% delas, não conhecer seus direitos leva uma mulher a não denunciar a agressão na maioria das vezes.

Violências sofridas

Entre os tipos de violência que a pessoa conhecida sofreu, os mais frequentes são as violências física (89%), psicológica (86%) e moral (82%). Completam a lista a violência patrimonial (44%) e sexual (30%). 


Desconhecimento da lei

A Lei Maria da Penha, considerada um marco no sistema jurídico brasileiro, apesar de sua importância, 75% das brasileiras afirmam conhecer pouco ou nada sobre a lei. Destaca-se que 51% das brasileiras acreditam que a Lei Maria da Penha protege apenas em parte as mulheres contra a violência doméstica e familiar, 29% acham que ela protege e 19%, que ela não protege.

O agressor

Quanto ao vínculo do agressor com a vítima à época da agressão, cerca de metade das mulheres (52%) que já sofreu violência doméstica ou familiar praticada por um homem afirma que ele era marido ou companheiro. Dada a quantidade de mulheres que sofreram violência provocada por parceiros íntimos, a pesquisa investigou também se tais relacionamentos perduraram após a agressão. Verificou-se que 20% das mulheres agredidas por homem convivem com o agressor.

O pós

Dentre as que declaram conviver com o agressor, 80% moram com eles. Dentre as brasileiras que foram agredidas pelo marido, 26% continuam casadas. Outro ponto investigado na pesquisa foi o estado psicológico do agressor no momento da agressão. Em primeiro e segundo lugar estão ciúmes (49%) e inconformidade com o fim do relacionamento (46%). Em terceiro e quarto lugar estão a influência de álcool (40%) e drogas (17%).

Família, igreja e amigos

Mediante a última agressão sofrida, procurar a ajuda da família ainda é a atitude mais frequentemente tomada pelas vítimas de violência doméstica ou familiar, sendo declarada por 60% delas. Esse índice é 29 pontos percentuais maior que o encontrado em 2021, o que sugere que as mulheres estão conversando mais sobre o assunto e procurando mais ajuda. As outras atitudes investigadas na pesquisa também tiveram aumento percentual relevante: 45% declaram ter procurado a igreja, 42% os amigos, 31% denunciaram em uma delegacia comum e 22% em uma delegacia da Mulher.

Índices regionais

O levantamento sobre violência contra a mulher do Instituto de Segurança do Rio de Janeiro, principal estudo local, traz dados apenas de 2022. Os dados de 2023 ainda não foram fechados e/ou divulgados. No entanto, a série histórica demonstra que a Região Serrana é a terceira com maiores índices de violência contra a mulher no Estado, ficando atrás apenas da Costa Verde e das Baixadas Litorâneas.  

Dia da Mulher

Entre as celebrações pelo Dia Internacional da Mulher, destaque para o coletivo As Fabulosas realiza extensa programação neste sábado, 9, em São Pedro da Serra. As atividades estão programadas das 11h às 21h30, com rodas de conversa, exposição, dança, performances e muita música, tudo protagonizado por mulheres.

 

Sem linha

Diversos usuários da operadora Vivo relatam a ausência de sinal em seus aparelhos. O problema teria se iniciado no domingo, 3, e até o fechamento da coluna apresentava oscilações, especialmente no Centro. Problemas menores também foram relatados em outras regiões do município. A comunicação com outras pessoas, segundo os clientes, só tem sido possível através de redes wi-fi. A equipe técnica da empresa já estaria atuando nas medidas necessárias para corrigir o problema.

 

Atenção passageiros

Friburguenses que pretendem ir ao Aeroporto Galeão, na capital fluminense, ou que trafegam pela Linha Vermelha, devem estar atentos para uma importante mudança: a faixa exclusiva para o Galeão passará a multar a partir da próxima segunda-feira, 11, aqueles que desrespeitarem a exclusividade para o acesso à Ilha do Governador e ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão). 


Aeroporto Galeão

O trajeto funciona na pista sentido Baixada Fluminense, no trecho entre a Ponte Oswaldo Cruz (Linha Amarela) e o acesso à Ilha. A mudança foi feita após o aumento do volume diário de tráfego no acesso à Ilha do Governador, que chegou a 17% no período de setembro do ano passado a janeiro deste ano. A expectativa é de que, até o fim de 2024, esse volume chegue a cerca de 30%. O aumento no número de voos no Aeroporto do Galeão teria impacto direto para este crescimento.


 

Friburguense

O Friburguense, que só tinha previsão de voltar a jogar uma partida oficial em setembro, pela Série B1 do Estadual (terceira divisão) pode ter que voltar antes. O clube, 5º colocado da competição no ano passado, pode herdar uma vaga na Copa Rio. Isso porque o Barra da Tijuca (3º) e o Goytacaz (4º) pediram licença para não jogar em 2024. Somente os quatro primeiros da divisão têm direito à vaga. 


Copa Rio

A Copa Rio, competição mata-mata que dá vaga no Brasileiro da Série D ou na Copa do Brasil, tem previsão de início para a primeira semana de agosto. A Federação ainda não definiu se as vagas deixadas por Barra da Tijuca e Goytacaz serão destinadas aos clubes em sequência, no caso Friburguense e Paduano. Tudo indica que sim, o que levaria o Friburguense a ter que antecipar seu planejamento.

Pedidos de licença

O Barra da Tijuca alegou problemas financeiros para solicitar a licença que já foi oficializada. Já o Goytacaz alega também problemas financeiros, mas faz duras críticas às taxas cobradas pela Federação e à arbitragem. A licença do Goytacaz foi enviada à Federação, mas ainda não foi oficializada. Com o pedido de licença, os dois clubes retornam às atividades somente em 2025 e em divisão inferior, à quarta divisão. A licença é estendida também para as divisões de base.

Crise dos pequenos

Os pedidos de licença, por óbvio, escracham a crise vivida pelos clubes pequenos do Rio. O próprio Friburguense vive questões semelhantes. Sem apoio do poder público e com poucas ajudas de empresários locais, o futebol do Friburguense ainda não sabe como colocará o time em campo. Mas a possibilidade de pedir licença e ser rebaixado automaticamente não está em cogitação. 

Terceirona com menos dois

Com as saídas de Barra da Tijuca e Goytacaz, a Terceirona muda de configuração e ainda não houve definição se o campeonato ocorrerá com dez clubes ou com 12. Se for com 12, a indefinição seria sobre quem herda a vaga: os dois rebaixados Serra Macaense e 7 de Abril ou o 3º e 4º colocados da quarta divisão (Bonsucesso e Zinzane).

Participantes

Se não houver novos pedidos de licença, a terceirona terá os seguintes clubes concorrentes, além do Friburguense: Paduano, Pérolas Negras, Macaé, São Gonçalo, Nova Cidade, Belford Roxo, São Cristóvão e mais os dois times que serão rebaixados da segundona. Faltando definir se será disputada por dez ou 12 clubes e sendo 12, quais os dois que completarão a competição. Com relação à Copa Rio, os clubes da elite entram direto na segunda fase. A primeira fase é composta pelos oito primeiros da segundona, quatro primeiros da terceirona e os quatro primeiros da quarta divisão. 


 

Marrocos

O ator friburguense, Bernardo Dugin, já está no Marrocos, para gravar cenas para a nova novela da RecordTV, “A Rainha da Pérsia”. Ele dá vida a Teres, personagem que conspira contra a vida do rei persa. Em entrevista ao portal da emissora, em que ele já atuou nas novelas Gênesis e Reis, Bernardo Dugin expressou a sua felicidade por participar deste novo projeto, descrevendo o clima vivido no set como leve e agradável, cheio de expectativas e emoção.

Orgulho friburguense

Bernardo revelou ao portal: “Estou empolgadíssimo. Sempre tive vontade de ir a Marrocos, via as fotos e pela TV, mas estar aqui e poder trabalhar é uma experiência muito ímpar. Estou explodindo de felicidade”. Nas suas redes sociais, Bernardo fez agradecimentos a todos que o trouxeram até aqui, em especial, Jane Ayrão. Com um elenco talentoso e uma super produção, ‘A Rainha da Pérsia’ estreia ainda neste ano.


 

Palavreando

“Mulheres de amor, mulheres de fibra. No vigor, as suas sinas. Porque assim a vida as fez: determinadas, independentes, impetuosas para defender suas crias. Mulheres de peito, trabalhadoras, vibrantes, aguerridas. Os dias a provocaram a não baixar a cabeça”.

Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.

Publicidade
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Nova Friburgo no Censo Escolar

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Nova Friburgo retrocedeu na oferta do tempo integral na pré-escola. De 2022 para 2023 houve recuo de 18,75%. Os dados são do Censo Escolar, que acaba de ser divulgado e mostram ainda um número vergonhoso: apenas 2,3% das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino estudam em tempo integral. A proporção no Brasil é de 13,6%. 

Tempo Integral

Nova Friburgo retrocedeu na oferta do tempo integral na pré-escola. De 2022 para 2023 houve recuo de 18,75%. Os dados são do Censo Escolar, que acaba de ser divulgado e mostram ainda um número vergonhoso: apenas 2,3% das crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino estudam em tempo integral. A proporção no Brasil é de 13,6%. 

Tempo Integral

O Brasil vem em uma crescente na oferta de tempo integral na educação, tido por especialistas como o melhor mecanismo para melhorar a aprendizagem. Infelizmente, Nova Friburgo não vem acompanhando essa trajetória. Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, por exemplo, de 2022 para 2023, o município praticamente manteve a mesma proporção: 2,1% em 2022 para 2,3% em 2023.

Bons exemplos

O melhor estado é o Ceará, onde 51% das crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental das redes municipais estão em tempo integral. A média dos municípios do Estado do Rio de Janeiro está um pouco acima da nacional, 19,6%, bastante acima da friburguense, destacamos mais uma vez: 2,3% 

Vagas em creche

Segundo o Censo Escolar 2023, Nova Friburgo tem 2.960 crianças nas creches municipais, sendo que destas, 170 não estavam em tempo integral. De 2022 para 2023, a prefeitura aumentou em apenas 1,23% a oferta de vagas no segmento, ou seja, apenas 36 novas vagas. A espera por uma vaga em creche é um dos grandes problemas do município e famílias vem denunciando que neste ano, para andar a fila, tem se tirado o tempo integral das matriculadas, o que acarreta uma série de problemas no cotidiano destes pais e mães. 

Pré-Escola

Na Pré-Escola, são 2.936 crianças matriculadas, das quais 1.983 estudam em tempo parcial e 953 em tempo integral. Em 2022, eram 1.653 em tempo parcial e 1.173 em tempo integral. Ainda que tenha aumentado em 110 o número de matrículas, houve diminuição de 220 vagas em tempo integral.    

Ensino Fundamental

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), a rede municipal tinha 8.055 alunos, dos quais apenas 186 em tempo integral. Já nas séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), o Estado passa a assumir a maioria dos estudantes, 4.810 para 1.717 da rede municipal. A proporção na rede municipal de alunos em tempo integral melhora para 31%, ou seja, 408. Já na rede estadual, em Nova Friburgo, apenas 65 dos 4.810 alunos estudam em tempo integral. 

Ensino Médio

Já o Ensino Médio público é quase de total responsabilidade do Estado, exceto o Cefet que é federal. Segundo o Censo Escolar 2023, em Nova Friburgo foram 4.035 alunos matriculados, dos quais 12,7% em tempo integral. Pode-se observar aqui que dos estudantes totais do Ensino Fundamental das séries finais da rede pública (6.527), 38,1% ou param os estudos (acredita-se que a maioria esmagadora) ou migram para rede particular ou federal, no caso de Nova Friburgo, o Cefet. 

Desafio de evitar evasão

Neste ano, estão sendo implementados dois programas pelo Governo Federal: o programa Escola em Tempo Integral, cuja meta é migrar 3,2 milhões de estudantes do ensino parcial para o integral até 2026, com investimento de R$ 4 bilhões; e o programa Pé de Meia, que prevê uma bolsa para o aluno que ingressar no Médio até o fim do ciclo, sendo R$ 200 por mês mais R$1 mil ao final de cada ano, totalizando R$ 3 mil que só poderão ser sacados ao concluir todo Ensino Médio.   

Educação de Jovens e Adultos

Por fim, dados sobre o EJA (Educação de Jovens e Adultos). O Censo Escolar 2023 mostra que Nova Friburgo tinha 525 alunos no Ensino Fundamental matriculados no ano passado, dos quais 70 do Estado e 455 na rede municipal. Já no Ensino Médio, eram 236, todos sob responsabilidade da Rede Estadual. 

Raio-X preciso da educação

Os números do Censo Escolar são colhidos durante todo o ano e é a principal pesquisa estatística da educação brasileira. Ele é coordenado pelo órgão de pesquisa do Ministério da Educação e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do Governo Federal e para o planejamento e a divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep. Ele também é utilizado para um raio-x das escolas do país, permitindo que a sociedade civil possa acompanhar a efetividade das políticas públicas.

 

Inauguração

Prevista inicialmente para outubro, finalmente foi inaugurada, nesta semana, a unidade de Nova Friburgo da SmartFit, no Espaço Arp. Com isso, Nova Friburgo se junta a outros 150 municípios brasileiros a ter uma academia da rede, que atua também em mais 12 países. Entre os diferenciais da gigante do ramo, está a padronização: todas as unidades têm os mesmos equipamentos, com a mesma identificação de numeração.

Impacto no mercado local

Além do aplicativo de orientação de treino ser o mesmo para todos os alunos, outro aspecto que se destaca é que o matriculado pode treinar em qualquer uma das mais de 600 unidades espalhadas pelo mundo. Ideal, portanto, para quem mora em duas cidades ou sempre está viajando. A filial de Nova Friburgo já nasce grande, só para se ter uma ideia disso, só de esteiras são mais de dez e a maioria dos equipamentos tem de dois a três de cada.     

 

Marketplace em Nova Friburgo

Nova Friburgo sediará o maior evento de marketplace do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa é da MAP Assessoria em Marketplaces, idealizada por Pedro Spinelli e João Victor Valença (foto). A pretensão do encontro é acelerar e desenvolver vendedores em marketplace. Várias gigantes do setor já estão confirmadas para a experiência prevista para o Teatro Municipal, dia 27 de abril. E o melhor, sem cobrança de ingresso ou inscrição, tudo gratuito. No entanto, as vagas são limitadas.  

Oportunidade de negócios

Instalada em Nova Friburgo, a MAP tem acumulado prêmios e bons resultados no setor e quer elevar essa cultura empreendedora em toda a região. Além das empresas do setor, haverá também presenças de peso e referências no mercado, com estrutura para muito networking em um dia inteiro de pautas e painéis, aprofundando os conhecimentos dos participantes sobre o universo dos marketplaces. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo endereço: wp.me/PeCvWi-19r.

 

Mostra de Animação

Nova Friburgo vai receber uma mostra de cinema de animação, trata-se da 2ª Mostra Som Quadro a Quadro. Depois de uma 1ª edição em formato virtual, a cidade foi a escolhida para receber a primeira versão presencial, prevista logo para o mês do aniversário friburguense. Será entre os dias 2 e 4 de maio, na Usina Cultural.

Inscrições abertas

A organização está recebendo projetos de animação até o próximo dia 13 para a fase seletiva. Poderão participar da mostra competitiva trabalhos de curta-metragem de até 30 minutos, realizados em qualquer técnica de animação, suportes de captação, tema e gênero, que tenham sido produzidos a partir de 2020. As inscrições podem ser feitas no link: //bit.ly/4bPRnBl

Inclusão

Os filmes selecionados serão exibidos gratuitamente de acordo com classificação etária: Mostra competitiva infantil (filmes de classificação livre); Mostra competitiva geral (classificação a partir de 14 anos) e destaque para a mostra especial com filmes infantis com recursos de acessibilidade (legenda, audiodescrição e linguagem de libras nos filmes). 

Júri de notáveis

As animações serão avaliadas por um júri especial formado por profissionais de animação e serão premiados nas categorias: Melhor Filme Infantil, Melhor Som e Melhor Filme. Além da mostra, o público também poderá participar de uma oficina de foley para cinema de animação e uma mesa de bate papo sobre a importância da música na finalização do audiovisual. A mostra tem a direção de Jane Correia e curadoria de Marcelo Marão (foto), diretor do filme Bizarro Peixes das Fossas Abissais.

Audições para filme

O diretor de cinema, Murillo Azevedo, busca em Nova Friburgo talentos para trabalharem em diversas áreas de seu novo filme: “Primeira Lei”. A película, que será rodada também em Nova Friburgo, começa a ser gravada ainda neste ano. Uma das etapas será a audição através de um seminário totalmente gratuito, com o próprio diretor na próxima semana, dias 6 e 7 de março.

Oportunidade

As aulas e paralelamente a audição para escolha dos profissionais ocorrerão das 19h30 às 21h30, na Usina Cultural. O objetivo é encontrar pessoas para trabalhar nas áreas de fotografia, assistente de direção, cenografia e arte, figurino e elenco. É preciso fazer as inscrições de forma prévia através do link: forms.gle/LfFRjCYPgYACc6STA. As inscrições, seminário e audições são gratuitos. 

O filme

Murillo Azevedo é conhecido por grandes trabalhos na televisão como: Renascer, Os Maias, Esperança, Hoje é dia de Maria, A Pedra do Reino, Capitu, Afinal o que querem as mulheres?, Meu pedacinho de chão, Subúrbia, Dois irmãos e Velho Chico. Em “Primeira Lei”, um professor recluso no abandono e negação, à procura de algo que resgate sua autoestima, relaciona-se com uma de suas alunas, o que o leva a uma crise do auto questionamento agudo diante dos arautos da vida acadêmica. Ainda não há previsão de estreia.

 

Palavreando

“O tempo sempre passa mais apressado quando cantamos sem esforço ou quando devoramos um prato com gosto. Também é ligeiro quando estamos hipnotizados por toda a beleza que há entre a cachoeira e o mar, o tanto de graça que existe entre a terra e o céu. Passa veloz  quando nos perdemos em um olhar”.

Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.

Publicidade
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

Duas Barras na mídia

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

O município vizinho de Duas Barras foi notícia nacional nesta semana, e, não foi por causa do seu mais ilustre filho, Martinho da Vila. Mas por conta de um quase morador internacional, o astro Lenny Kravitz. Isso porque, ele colocou em uma plataforma de aluguel, a sua famosa fazenda em terras serranas. 

Lenny Kravitz

O município vizinho de Duas Barras foi notícia nacional nesta semana, e, não foi por causa do seu mais ilustre filho, Martinho da Vila. Mas por conta de um quase morador internacional, o astro Lenny Kravitz. Isso porque, ele colocou em uma plataforma de aluguel, a sua famosa fazenda em terras serranas. 

Lenny Kravitz

Avaliada em R$ 12 milhões, a fazenda construída em 1850 foi toda reformada pelo cantor, que a comprou em 2007, após uma turnê pelo Brasil. Ele ficaria apenas uns dias no espaço, mas se apaixonou e resolveu comprar, reformar e ainda fazer toda a decoração interna que conta, entre outros artefatos únicos, com um piano transparente que pertenceu ao cineasta sueco Ingmar Bergman.  

Preservação e modernidade

Nomeada de Villa 8 na plataforma digital de aluguel, a fazenda de Lenny Kravitz, em Duas Barras, preserva toda a parte externa nos traços de arquitetura colonial portuguesa, além das ruínas históricas, que foram mantidas para relembrar seu passado. Por dentro, a arquitetura contemporânea com obras de nomes consagrados, além de fotos tiradas pelo próprio cantor estadunidense. 

Grande estrutura

A Fazenda de Kravitz conta também com estúdio, campo de futebol, academia completa, sala de massagem, além de uma lagoa, churrasqueira, sala de massagem, sauna, jacuzzi e piscina. Com sete quartos, o aluguel inclui ainda arrumadeira, assistente geral, cozinheira, ajudante de cozinha e casal de caseiros. Vale lembrar que a fazenda tem o jeito de seu proprietário, por isso é sustentável. As frutas, legumes e vegetais colhidos são de plantação própria. O espaço ainda tem gados e cavalos.  

Diárias de R$ 18 mil a R$ 25 mil

Para viver este sonho, se sentir o próprio Kravitz, ainda que por poucos dias - a fazenda não está à venda - o interessado pode alugar no Airbnb pela diária de R$ 18 mil, sendo obrigatório no mínimo dois dias, ou seja, gasto de pelo menos R$ 36 mil. Mas esse valor só é válido para datas comuns. Feriados, réveillon e carnaval 2024, o valor da diária sobe para R$ 25 mil, sendo obrigatório alugar por pelo menos quatro dias, ou seja, no mínimo R$ 100 mil. 

 

 

Curso de teatro

Estão abertas as inscrições para o curso de teatro, artes visuais e improviso do ator Bernardo Dugin. Será a 12ª turma, em uma trajetória que já soma mais de 500 participantes de todas as idades. O curso tem duração de três meses, será ministrado todas as segundas, em três horários, divididos por faixas etárias: 17h, 18h20 e 19h30. 

Formação

A partir do contato com ferramentas da interpretação, os participantes experimentam diferentes maneiras de construir e apresentar cenas. Tanto no palco quanto no audiovisual, com aulas práticas de vídeo. Estudo e prática da interpretação a partir de jogos dramáticos, técnicas de improvisação teatral e exercícios para a composição de personagens. 

Espetáculo final

A proposta é ampliar a capacidade expressiva do corpo e da voz, desenvolver a sensibilidade, a criatividade, o pensamento rápido e a capacidade de comunicação. Aos interessados, o curso tem como desdobramento a apresentação de um espetáculo, como prática de montagem e tudo isso com a experiência do ator friburguense que acumula direções e atuações teatrais, além de passagens pelo cinema e TV. Outras informações e inscrições através do telefone  21 – 97949 7107. 

2024, promete

Para além do curso, neste ano, Bernardo Dugin está confirmado na próxima série bíblica da Record TV: “A Rainha da Pérsia”. Com gravações programadas para o Marrocos, o ator friburguense dará vida à Teres, eunuco a serviço do rei persa Xerxes/Assuero. Dugin  também está confirmado para atuar em um monólogo produzido e dirigido pelo renomado João Fonseca.  

 

 

Avaliação do Carnaval 

Foi merecido e inconteste a vitória da Vilage no Samba no Carnaval 2024. A agremiação de Duas Pedras se tornou a primeira escola de samba a alcançar o feito de cinco títulos seguidos na folia friburguense. Não se firmaram, portanto, as suposições e alertas do imaginário de que forças ocultas impediriam a conquista. Com desfile correto e luxuoso, a verde e branco levantou a taça. 

Imperatriz de Olaria

Há que se destacar o belíssimo desfile da Imperatriz de Olaria, que na opinião deste colunista, merecia resultado melhor do que a 3ª posição e vendo como o todo não seria injusto caso conquistasse o título. Claro que detalhes técnicos podem tirar preciosos pontos, como aparentemente ocorreu.

Vilage

A Vilage vai agora atrás do hexa. Por sua organização, ciclo sustentável e profissionalismo sempre surgirá como favorita. Se essa supremacia é boa ou não para o carnaval friburguense, aí é outra história. Fato é que cabe às demais tentarem copiar e até superar a Vila. Não é tarefa das mais fáceis, mas basta reviver a história. 

Alunão

A escola Alunos do Samba teve seus tempos de glória no final dos anos 80 e início dos anos 90 com Eloy Machado, que trouxe a grandiosidade das alegorias, o luxo do Rio de Janeiro e inovações que mudaram para sempre o carnaval friburguense. As demais acompanharam as mudanças e superaram. A Vilage trouxe a tecnologia, os efeitos especiais. As demais chegaram junto posteriormente. 

Saudade

A Unidos da Saudade teve seu ciclo de supremacia com a força de sua comunidade e muito profissionalismo. Passou a dividir com a Vilage as disputas num quase Fla-Flu do samba. O que será do carnaval de Nova Friburgo já começou a ser construído. O desfile da Imperatriz deste ano mostra que se mantiver a crescente, vem com força. O Alunão vem tentando se organizar e vencer as dificuldades financeiras. Sempre que a Saudade chama a sua comunidade, ela corresponde. O profissionalismo da Vilage segue ditando o ritmo. 

Desfiles x apuração

Enfim, que se vença na avenida, sem tapetão ou qualquer insinuação de compra de jurados. Independente do que é melhor para a disputa, que se julgue de maneira séria cada quesito e vença quem merecer. Aliás, não condiz mais com o grau de grandeza que tem os desfiles das nossas escolas de samba, as confusões que ocorrem em toda apuração, ano após ano. As notas estão dadas nos envelopes, apenas se junta cada uma para o resultado final. Não é admissível tanto profissionalismo nas quadras e na passarela e tanto amadorismo na hora de revelar as notas. 

Falta de respeito

Também é inadmissível os atrasos vistos tanto no sábado como no domingo de desfiles. Falta de respeito com o público, que muitas das vezes chega ainda com o sol a pino para buscar espaço nas escassas arquibancadas. Falta de respeito com as coirmãs e seus componentes que chegam bem antes para desfilar e ficam aguardando horas e horas. Difícil manter o entusiasmo às 3h da madrugada, quando já era para ter desfilado duas horas antes.

Responsabilidades

Que se apurem as devidas responsabilidades para corrigi-las, sem jogo de empurra. Se os problemas na dispersão são da Liga ou da prefeitura é preciso planejar melhor, ter resposta mais rápida a eventuais problemas e evitar que fatores externos atrapalhem a festa e o resultado dela.

Friburguenses em destaque

Para finalizar o tema carnaval, reverências máximas ao friburguense Jeferson Lima pela conquista de mais um Estandarte de Ouro, prêmio concedido pelo jornal O Globo, pelo samba da Imperatriz Leopoldinense. O mais arrebatador dos sambas na avenida, até mais do que o cajú da Mocidade, fez o povo cantar ao clarear do dia. O evento de entrega dos prêmios ocorrerá na próxima quinta-feira, 29, na casa de shows Vivo Rio, na capital. 

Jorge Freitas

Destaque ainda para Jorge Freitas, em São Paulo. Com seis títulos no grupo de elite e dois no acesso do carnaval paulistano, o carnavalesco friburguense terminou com o vice-campeonato da escola Dragões da Real. Jorge Freitas levou a escola à sua melhor colocação na história, apesar da mesma pontuação da campeã, Mocidade Alegre, perdendo nos critérios de desempate. Ele já está confirmado na escola em 2025.

 

Evandro Malandro

Evandro Malandro, mais uma vez, deu um show na Sapucaí, com o belíssimo carnaval da Grande Rio. A escola de Caxias terminou em 3º lugar. Foi o 5º ano seguido como intérprete oficial da agremiação, que já anunciou a renovação de contrato, por meio de suas redes sociais. Portanto, ele segue por lá no carnaval de 2025. Na trajetória, além do inédito título de campeão, em 2022, Evandro Malandro foi consagrado com o Estandarte de Ouro de melhor intérprete, em 2020.         

   

Palavreando

“O melhor ou o pior dia da sua vida começa como outro qualquer. A maioria é apenas um dia comum, sem grandes acontecimentos. Mas todos contam sua história, escrita por você e por um monte de pessoas que te rodeiam e por tantas outras que você só vê na televisão”.

Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.

Publicidade
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.

As mais procuradas do carnaval

quarta-feira, 07 de fevereiro de 2024

Cinco das dez cidades mais procuradas no Brasil durante o carnaval estão no Estado do Rio. Nova Friburgo não está entre elas. De acordo com um estudo feito através de aplicativo de hospedagem, a capital, Rio de Janeiro, é o principal destino, ficando no topo da lista. Os destaques no interior ficam com Cabo Frio (4º município mais procurado do país), Arraial do Cabo (7º), Búzios (8º)  e Angra dos Reis (9º). 

Metade no RJ

Cinco das dez cidades mais procuradas no Brasil durante o carnaval estão no Estado do Rio. Nova Friburgo não está entre elas. De acordo com um estudo feito através de aplicativo de hospedagem, a capital, Rio de Janeiro, é o principal destino, ficando no topo da lista. Os destaques no interior ficam com Cabo Frio (4º município mais procurado do país), Arraial do Cabo (7º), Búzios (8º)  e Angra dos Reis (9º). 


Metade no RJ

Completam a outra metade dos dez destinos mais procurados por hóspedes no Brasil para a semana da folia as cidades de Salvador-BA (2º), Florianópolis-SC (3º), Porto Seguro-BA (5º), Recife-PE (6º) e Balneário Camboriú-SC (10º). A expectativa é de 100% de ocupação da rede hoteleira na cidade do Rio de Janeiro e de 85% no interior fluminense. Só na capital, o carnaval deve movimentar R$ 4,5 bilhões.  


Carnaval x Natal

A geração de emprego e renda e a atração de turistas no carnaval é algo incontestável. O Rio de Janeiro lucra muito mais do que investe na folia. O investimento no carnaval de Nova Friburgo é menor do que o investido no último Natal: aproximadamente R$ 6,5 milhões (excluindo os valores do ano anterior em adereços permanentes) contra estimados R$ 4 milhões do carnaval. 


Menos alegorias, muito mais dinheiro

Entre os valores publicizados até aqui, R$ 720 mil divididos entre as quatro escolas de samba e R$ 400 mil para blocos de enredo, atualmente chamados de escolas de samba do Grupo A. Para efeito de comparação, só nas seis alegorias dos desfiles natalinos, a prefeitura pagou R$ 200 mil a mais do que pagou a todas as escolas que irão desfilar no domingo de folia, 11. 


R$ 160 mil por cada alegoria natalina

A diferença é ainda mais gritante quando se comparam as alegorias em tamanho e efeitos especiais. Juntas, somente as agremiações de domingo, devem levar de 16 a 20 carros alegóricos. Ou seja, considerando o mínimo de 16 alegorias das quatro escolas do grupo especial, cada uma sairia a R$ 45 mil para a prefeitura. Já as de Natal, cada uma saiu quase R$ 120 mil a mais.


Cinco vezes mais

Obviamente, se as escolas de samba tivessem apenas a subvenção da prefeitura, o carnaval friburguense não seria da grandiosidade que é. Estima-se que para colocar o carnaval na rua, as escolas investem, em média, cinco vezes mais. Algumas mais, outras menos, mas todas, sem exceção, gastam muito mais do que recebem da municipalidade, seja nas alegorias, nas fantasias ou no elenco de profissionais que atuam remunerados. 


Quem atrai mais?

Em termos de investimentos financeiros públicos, o natal friburguense tem dado banho no carnaval, que é a maior festa cultural popular do país. Dados, no entanto, que carecem de maior transparência e até estudo são quanto de retorno tem dado a festa de natal, desde o número de empregos gerados, circulação de dinheiro a turistas que atrai. Inconteste é o sentimento do público residente, mas a comparação a olhos nus é inevitável e de resultado próximo do óbvio. Mas em tempos de que tem que se provar a obviedade, fica a reflexão. 


Um para quatro

Para o carnaval os dados são mais precisos. A própria municipalidade admite que para cada R$ 1 investido, voltam R$ 4. Ou seja, a expectativa é de que o carnaval de 2024 gere um volume de R$ 16 milhões. O número de empregos eventuais gira na casa de 1.300 e só as barracas, aproximadamente 80, esperam neste ano movimentar R$ 2,4 milhões. 20% a mais do que na folia de 2023.          

 

Segurança no interior

Enquanto a maior concentração de esforços da segurança pública está voltada para a capital, inclusive com câmeras de reconhecimento facial e drones em pontos estratégicos, o interior do estado não deve ficar desguarnecido. O reforço será feito pelos batalhões de Polícia Militar de área, assim como, Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros estarão em esquema especial de prontidão. A área de atuação do 11º BPM é extensa e há shows e blocos em praticamente todos os municípios de abrangência, com grande aglomeração de pessoas. 

 

Lei Seca

A Operação Lei Seca vai operar com força máxima durante o período de folia. Estão prometidas blitzes diurnas e noturnas não só nas ruas, mas também nas estradas. Pelo caráter de operação, só se sabe que haverá atuação no sambódromo no Rio de Janeiro, com teste de bafômetros dos pilotos dos carros alegóricos. Quanto às cidades com operação, além da capital, seria arriscado cravar as demais. Nova Friburgo sempre está no foco, por ser uma das cidades com maior número de flagrantes.    


Feriado ou não?

Terça-feira de carnaval é feriado ou não? Fato é que a maioria das empresas não funcionam no último dia de folia, diferentemente da segunda, quando especialmente o comércio abre no horário habitual. Oficialmente, no entanto, não é feriado nacional. Mas é feriado no Estado do Rio de Janeiro, garantido por uma lei de 2008. 


Ponto facultativo

Já no Poder Público, o Estado deu ponto facultativo nesta sexta-feira de carnaval, 9, estendido pela segunda, 12, e quarta-feira de cinzas, 14 . Terça, 13, já é feriado. Já a Prefeitura de Nova Friburgo deu ponto facultativo apenas na segunda-feira de carnaval e estipulou meio período na quarta-feira de cinzas. Portanto, funcionamento normal nesta sexta e na quarta o expediente nas repartições municipais será das 13h às 18h. Os serviços considerados essenciais, como saúde, segurança e mobilidade urbana estão excluídos da folga.       

     

Prontas

Como A VOZ DA SERRA vem mostrando ao longo desta semana na série de reportagens sobre cada uma das oito agremiações que desfilam entre sábado e domingo, as escolas estão prontas para brilhar na passarela do samba. Uma festa de cores, em um verdadeiro banho de cultura. Terá xaxado e festa. Terá o samba salvando dos pecados capitais a reflexão para o famoso ditado de que nem tudo que reluz é ouro. Que vença a melhor!


Blocos

Muita energia com os blocos de rua, fenômeno crescente em várias cidades brasileiras e que recupera uma tradição friburguense. Dos blocos dos clubes de futebol ao gigantesco Rasta. Dos nomes inusitados aos inspirados em personagens da folia como Marly Pinel. Serão quase 50 blocos, cujo expoente que abre a festa é o tradicionalíssimo Bloco da Predial que se mistura à festa de todas as “piranhas” da cidade no que muitos consideram o melhor momento do carnaval friburguense.   

 

Palavreando

“As poesias que fiz para você e você fez para mim estão guardadas nas gavetas, não empoeiram, pois jamais perderam o frescor. Ainda que sambe com outro mestre-sala, ainda que finja não tropeçar nas escadas do mesmo prédio que moro, minha bandeira segue sendo a da saudade desse amor de carnaval…”.

Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana de A VOZ DA SERRA.

Publicidade
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.