Você é uma pessoa confiável?

César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Podemos confiar em pessoas confiáveis. Quais as características de uma pessoa confiável? O tipo de temperamento influi nisso porque, por exemplo, alguém com temperamento sanguíneo exagera na sua fala, por exemplo, dizendo que foi numa festa de aniversário onde tinha muitos docinhos e salgadinhos, quando na realidade tinha pouco. O sanguíneo não está necessariamente mentindo, mas para ele é mais importante o relacionamento do que os detalhes do que ele diz.

Há muitos anos li um artigo no antigo Jornal do Brasil sobre o por que políticos mentem tanto. Uma das explicações é que muitos deles passam a crer que a mentira é a verdade. Claro, também por conflitos de interesses. E existe o perigo de você ser enganado crendo que algo é verdade, quando não é.

O que faz uma pessoa confiável? Ela faz o que disse que faria, e não faz o que disse que não faria. E se precisar mudar sua atitude, ela explica a razão disso baseada na verdade e não na manipulação por causa de interesses egocêntricos e corruptos. Não viola suas promessas decepcionando as pessoas. Tem integridade e fortes valores morais saudáveis que ela pratica. Faz bons amigos, é um bom cooperador numa empresa, bom cônjuge, familiar agradável, bom vizinho.

Uma pessoa confiável nunca faz fofoca, não compartilha informações particulares de outras pessoas. Ela não furta, não pega para si objetos de outras pessoas sem autorização do dono. Mantém sua palavra. Um político confiável, ao ser eleito, procura cumprir as promessas de sua campanha e durante a campanha não fica prometendo o que não pode cumprir.

Décadas atrás, muitos negócios eram feitos sem contrato escrito, mas garantida pela palavra do indivíduo confiável. Interessante que isso ocorria mais entre pessoas do interior.

O indivíduo confiável ao assumir um compromisso, ele o cumpre. Pode demorar porque existem fatores alheios à sua vontade que podem prejudicar a execução do que ele disse que faria, mas ele faz.

O confiável nunca mente e não faz qualquer coisa que não seja baseado na verdade. Quando ele ou ela lhe diz alguma coisa, pode crer que é verdade. O indivíduo confiável é consistente com o que diz, ou seja, ele não diz numa hora que, por exemplo, um político oponente é a pior coisa para o país e depois, em outra hora, se une a este político para atividades de poder. Neste caso ambos podem não ser confiáveis, porque como você vai confiar em alguém que disse que você é a pior coisa para o país? Como um vai confiar no outro? Uma pessoa confiável tem preocupação com sua reputação em vez de praticar atitudes desonestas sem se preocupar com ser ou não uma pessoa de confiança.

Ser uma pessoa de confiança faz de você alguém que respeita a si e aos outros, sem humilhar e intimidar os demais. É transparente em vez de ficar cochichando no ouvido das pessoas com intenção maldosa. Não tem duas caras, uma no trabalho e outra em casa e outra ainda na comunidade religiosa que frequenta.

Um indivíduo confiável demonstra interesse genuíno pelo bem estar de outros. Não tem uma fachada ou discurso de bondade, de “bem comum”, participando, entretanto, por detrás dos bastidores na organização de eventos ditatoriais e enganadores para a população.

Uma pessoa de confiança mede bem suas palavras em vez de viver dizendo de forma decorada que “tem o maior respeito por” fulano, quando não tem. Não bajula para ganhar afeto, poder, dinheiro, fama. É uma pessoa discreta em vez de “cheguei” que é a que quer chamar a atenção sobre si em qualquer ambiente. É bom ser de confiança, faz bem para todos.

_______

Cesar Vasconcellos de Souza – www.doutorcesar.com

Publicidade
TAGS:
César Vasconcelos de Souza

Cesar Vasconcellos de Souza

Saúde Mental e Você

O psiquiatra César Vasconcellos assina a coluna Saúde Mental e Você, publicada às quintas, dedicada a apresentar esclarecimentos sobre determinadas questões da saúde psíquica e sua relação no convívio entre outro indivíduos.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.