Ajustes necessários

quarta-feira, 01 de abril de 2020

Para pensar:
Encare a realidade como ela é, não como foi ou como você deseja que ela seja.” Jack Welch

Para refletir:
“A intuição precisa ser comandada pelo saber. Ela, só, não chega.” Milton Santos

Ajustes necessários

A coluna nutre profundo respeito pelas instituições, e manifesta isso na prática muitas vezes abrindo mão de furos a fim de não esvaziar ou atrapalhar o trabalho de órgãos responsáveis por situações que merecem este tipo de atuação, mesmo quando esse trabalho demora muito a ser realizado.

E é com o respaldo desses anos de parceria que sentimos ser necessária uma conversinha entre amigos, para que possamos todos melhorar o trabalho em equipe nestes tempos em que oferecer informação de qualidade é algo que pode salvar vidas.

Precisa melhorar

A coluna não quer ser injusta com ninguém, nem irá deixar de ser producente enveredando pela busca por responsabilidades.

Partimos do princípio que estamos todos do mesmo lado e com os mesmos objetivos, e por isso este espaço acredita que ninguém irá se ofender quando dizemos - com muito respaldo para isso - que a situação aqui em Nova Friburgo não está sendo de forma alguma satisfatória no que diz respeito à atualização de informações oficiais.

É de se supor que todos tenham plena consciência disso.

Discrepância

Ultimamente a coluna tem sido procurada inclusive por profissionais da Saúde, angustiados com a grande discrepância entre os dados oficiais e a realidade observada cotidianamente e, sobretudo, com os efeitos dessa distância informativa sobre uma população que naturalmente é levada a acreditar que o contexto oferece menos riscos do que o que aqueles que se observa na prática.

Desde o início estamos dizendo que os números oficiais não deveriam reduzir o empenho preventivo, mas na prática sabemos que não é assim que funciona, ao menos para muitos.

Unificação de dados

A coluna também entende que muitas informações procedem da esfera estadual, e que os testes são insuficientes e os resultados demoram a chegar.

Mas existem muitas coisas que podemos e precisamos fazer para melhorar o que temos visto.

De imediato, as redes pública e particular precisam estar alinhadas e em constante comunicação para cruzamento de dados, e também para dar total transparência à população sobre o que estamos vivendo, por mais que alguns torçam o nariz para isso.

Desobstruir as vias

É preciso entender que a imprensa respeita o papel do governo como fonte oficial de informação, e ninguém que faça jornalismo responsável quer subverter isso.

Mas as informações não podem ser contidas, e quando não encontram uma via oficial suficientemente larga para que sejam escoadas acabam vazando por vias alternativas e eventualmente virando sensacionalismo e histeria antes mesmo de serem confirmadas.

A única forma de evitar isso é municiar a imprensa séria com dados e respostas em quantidade e qualidade maiores do que as que vêm sendo oferecidas atualmente.

Clareza

Esse espaço fica a disposição para reforçar a cobrança à esfera estadual, mas também espera que nossos próprios boletins sejam mais precisos, listando, por exemplo, testes positivos realizados também por via particular, testes positivos pós-óbito, e perfis dessas pessoas (gênero, idade, comorbidades, bairros...).

Da mesma forma todas as categorias listadas precisam estar bem explicadas, inclusive trazendo informações básicas como, por exemplo, se os números de suspeitos e internados já foram somados ou não.

Sinais

À população a coluna pode afirmar que o contato com muitos médicos nas redes pública e privada desenha um cenário no qual existem, aqui em Nova Friburgo, “dezenas de tomografias indicando quadros compatíveis com os efeitos da Covid-19”.

De acordo com uma fonte na Fiocruz, em todo o Sudeste o número de casos de mortes causadas por doenças respiratórias subiu 512% no mesmo período de 2019 para 2020, indicando que existem muitos casos não diagnosticados da doença no Brasil, e não há motivos para acreditar que por aqui seja exceção.

Eficácia

É importante enfatizar, por fim, que apesar do atraso e da subnotificação em relação a nossos números oficiais, já são sensíveis os efeitos positivos do isolamento social sobre a curva de contágio brasileira.

Tais esforços ainda podem e precisam melhorar, e para isso é importante que a população seja tratada de forma honesta e madura, a fim de que compreenda que a situação é mais séria do que pode parecer, mas as medidas que estamos adotando são eficazes e muito necessárias para a preservação de vidas.

Recomendação

Certamente voltaremos ao tema nos próximos dias, mas por ora a coluna recomenda fortemente que os leitores busquem, no YouTube, o programa Roda Viva com o biólogo Atila Iamarino, que foi ao ar na segunda-feira, 30 de março.

Como as informações têm se tornado obsoletas muito rapidamente, quanto antes os amigos leitores puderem ver, melhor.

Sessão virtual

O Plenário da Câmara Municipal irá votar, nesta quinta-feira, 2 de abril, a proposta que trata da implantação das sessões virtuais no Poder Legislativo de Nova Friburgo, em sessão ordinária marcada para às 10hs.

A medida pretende possibilitar o funcionamento do Plenário durante a emergência de saúde pública relacionada ao coronavírus.

Como

Se aprovada, a comunicação por áudio e vídeo entre os participantes das sessões será feita por meio de aplicativo multiplataforma para smarthfones previamente habilitado, através de conexão com a internet, que permita discussões e votações com transmissão instantânea. A matéria prevê ainda que o registro das votações, realizadas verbalmente, será feito por meio de ata.

Nestas sessões serão votadas apenas matérias de interesse público inadiável e/ou que se relacionem às ações de saúde pública de prevenção e contenção da Covid-19, que não possam aguardar a normalização da situação vivenciada.

Detalhes

Ainda segundo a resolução, as convocações serão feitas por WhatsApp 24 horas antes das sessões, e será possível apresentar emendas e/ou substitutivos aos projetos.

Pareceres das comissões permanentes ficam dispensados, exceto os da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e Comissão de Finanças, Orçamento, Tributação e Planejamento, que poderão ser apresentados por escrito ou verbalmente na sessão.

Para a apresentação de projetos legislativos desses conteúdos, a Secretaria de Expediente fará atendimento de segunda à sexta das 9h às 13h no Portal da Cidadania, na Rua Augusto Spinelli.

Publicidade
TAGS:

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.