Separe as tags por vírgula
Massimo por Giuseppe Massimo

Para pensar:

“Na plenitude da felicidade, cada dia é uma vida inteira.”

Johann Goethe

Para refletir:

"Se tem medo de lobos, não vá para a floresta."

Provérbio russo

Reajuste municipal

E não é que a sessão itinerante da Câmara Municipal em Riograndina acabou sendo uma das mais importantes do ano até aqui?

Correndo contra o tempo a fim de que as alterações pudessem ser incluídas já no pagamento da folha de junho, o Executivo enviou dois projetos em regime de urgência,...

Leia mais
Observatório por Wanderson Nogueira

Até na sua ausência, você está

Nas meias coloridas com desenhos esquisitos. Nas sandálias de dedo com estampas engraçadas debruçadas sobre os meus calçados. Nas camisas usadas para serem lavadas. Nas tantas roupas e utensílios têm o seu sorriso, travessuras e dramas. Porque sua presença se faz até na ausência que não falta no meu peito e que te chama baixinho gritando seu nome.

Nas poesias incompletas no bloco de notas do celular. Nas músicas que tocam no carro sem saber quem compôs. Nas frases pichadas nos muros com uma imitação baixa e rasa dos...

Leia mais
David Massena por David Massena

Pinçado da internet:

“Misturo poesia com cachaça e acabo discutindo futebol...”

Zero (1)

A Banda Zero que fez tanto sucesso nos anos 80, está de volta.

Zero é uma banda de rock brasileira formada em 1983 em São Paulo e situada no Rio de Janeiro desde 1998, considerada a maior precursora do movimento New Romantic no Brasil.

E, com nova formação, liderada por Guilherme ganhou a mídia nacional com shows no Rio.

Zero (2)

No início de junho, numa “live” para o Jornal Extra, a banda teve a feliz...

Leia mais
Há 50 anos por Há 50 anos

Edição 23 e 24 de junho

Pesquisado por Guilherme Alt

Manchete:

  • Urge que o antigo “Solar dos Salusse”, também conhecido como “Casa de Rui Barbosa”, seja desapropriado pelo governo estadual - Isto porque neste preciso momento os arautos do governador Geremias (de Mattos Fontes) estão anunciando estar prontos para encaminhamento à Assembleia de mensagem criando três faculdades em Nova Friburgo.
  • Nasceu o Ratinho - “O manifesto do Sr. Mattos Fontes reduzido a uma carta ao líder Kifer Netto,...

Leia mais
Cinema por Leo Arturius

Suíça em Cannes

A 71ª edição do Festival de Cannes chegou ao fim e muitos filmes se destacaram e chamaram atenção. Entre eles a animação-documentário Chris the Swiss, estreia na direção da cineasta suíça, de Lugano, Cantão de Tessino: Anja Kofmel. O longa fez parte da seleção oficial da Semana da Crítica, principal mostra paralela ao festival.

A cineasta Anja Kofmel faz uma viagem misteriosa e mágica para os cantos mais sombrios de sua própria história familiar, uma elegante mistura de animação desenhados à mão e documentário investigativo. Aqui no Brasil,...

Leia mais
Sobre Rodas por Márcio Madeira da Cunha

A Copa e o trânsito

O momento é de Copa do Mundo, e passei algum tempo pensando sobre como poderia relacionar este tema às nossas pautas habituais, voltadas ao trânsito.

Ao buscar essa ligação, de imediato vêm à mente imagens de carros enfeitados, e por vezes superlotados, pessoas animadas, buzinaço e todo um clima de festa no qual as leis de trânsito parecem ser momentaneamente revogadas. Algo compreensível em certa medida, quando lembramos que nas últimas vezes em que o Brasil disputou finais de Copa, em 1994, 1998 e 2002, tivemos oportunidade de ver vias...

Leia mais
Blog do Antônio Fernando por Antônio Fernando

Cristã, pagã e popular

No Brasil, desde pelo menos o século XVII, no mês de junho, comemoram-se as chamadas “Festas Juninas”, que possuem esse nome por estarem associadas ao referido mês. Além daquilo que caracteriza tais festas, como trajes específicos, comidas e bebidas, fogueiras, fogos de artifício e outros artefatos, há também a associação com santos católicos, notadamente São João, Santo Antonio e São Pedro.

As comemorações das festas juninas no Brasil, além de manterem as características herdadas da Europa, como a celebração dos dias...

Leia mais
Educação e atualidades por Ricardo Lengruber Lobosco

O jeito moderno de permanecer primitivo

É lugar comum que o ser humano seja um ser racional. E que é sua inteligência argumentativa que o torna singular. Mas é curiosa a diferença de sensação que temos diante de uma história contada ou de uma explicação dada, por exemplo. Amamos as histórias e seus enredos. Mas nos cansamos muito rapidamente com teorias e argumentos. Somos capazes de ler, ver ou ouvir uma história repetidas vezes. Às vezes, a vida inteira. O mesmo não ocorre com argumentos e teorias.

A vida é percebida e orientada por narrativas. Mesmo sem...

Leia mais
Massimo por Giuseppe Massimo

Para pensar:

“Os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma.”

George Bernard Shaw

Para refletir:

"Acredite em Deus, mas desvie das pedras no caminho."

Provérbio russo

Braune assume

O Massimo pode confirmar que o vice-prefeito, Marcelo Braune, vai assumir o governo muito em breve.

Calma gente, não é nada do que vocês estão pensando.

É que o prefeito Renato Bravo irá cumprir agenda na Suíça, e depois deve tirar um período de férias.

As...

Leia mais
Blog do Antônio Fernando por Antônio Fernando

Empregos no Brasil

O setor da agropecuária puxou a geração de empregos formais no mês de maio. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foram divulgados pelo governo federal. Do saldo de criação de empregos de 33,6 mil novos postos, a área foi responsável por 29,3 mil.

Na diferença entre admissões e demissões, em seguida vêm os setores de serviços (18,6 mil), construção civil (3,1 mil), administração pública (197) e de atividade extrativa mineral (230).

******

 Já o comércio e a indústria de transformação tiveram saldo...

Leia mais