Tiro na Câmara causa explosão em Friburgo

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 09 de setembro de 2023

Edição de 8 e 9 de setembro de 1973 

Pesquisado por Thiago Lima

Manchetes 

Tiro na Câmara causa explosão em Friburgo - Cidade sob tensão com o assassinato de Guido Daflon na Câmara de Vereadores de Friburgo. A imprensa de todo país noticia o acontecimento. Corregedoria de Polícia do Estado do Rio de Janeiro abre inquérito e o prefeito Amâncio exonera os irmãos Paulo e Rodolpho Azevedo. Povo emocionado acompanha o drama. 

Loteria faz milionário na cidade - Um friburguense tornou-se milionário no último teste - o de nº 151 - da Loteria Esportiva. Trata-se do sr. Dantas Bueno, morador da Rua Marechal Floriano Peixoto, 184, no centro da cidade, que abiscoitou Cr$ 1.639 mil - o maior prêmio pago em Friburgo desde a criação da loteria. 

Prefeito exonera dois - Em face das ocorrências verificadas na Câmara Municipal, com o assassito do ex-diretor de Parques e Jardins, Guido Daflon, o prefeito Amâncio Azevedo assinou os atos de exoneração dos srs. Paulo Vassallo de Azevedo e Rodolpho de Azevedo, o primeiro secretário geral da municipalidade, e o segundo, diretor do Departamento de Obras da prefeitura. 

Segurança avoca o inquérito - Tendo em vista os reflexos nacionais do assassinato do sr. Guido Daflon, o inquérito policial que investigará o(s) autores do homicídio, foi avocado pela Secretaria de Segurança do Estado do Rio, através de sua corregedoria de polícia. Onze assistentes e nove vereadores deverão depor como testemunhas na corregedoria da polícia e do estado e o inquérito será conduzido pelo corregedor estadual, dr. Luiz Aceti. 

Prefeito fica sem assessor - Um dos mais importantes assessores da prefeitura municipal, pediu demissão irrevogável de seu cargo, que vinha desempenhando com brilho desde a posse do atual governo. O pedido foi bem anterior ao fim de semana sangrento que abalou a cidade. O prefeito já assinou ato de demissão que deverá ser publicado ainda esta semana. 

 

Pílulas 

“Não acreditamos que o dr. Amâncio esteja à par do que ocorre na PMNF em termos de perseguição política. Ele, um homem de inegável afinidade com o povo humilde, mesmo aqueles que não pertençam ao seu partido…”

“Esta coluna já estava pronta quando aconteceu, lamentável sobre todos os aspectos, o incidente envolvendo funcionários municipais. Aliás, diga-se de passagem, muita coisa estranha vem ocorrendo nos gabinetes da prefeitura, trazendo um certo assombro aos friburguenses que não estão acostumados a isso. Há algo apodrecendo no reino da Dinamarca…”

 

Sociais 

A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Atilla de Oliveira, Álvaro Dutra de Araújo e Sérgio Felga (9); Júlio César Cordeiro, Francisco Miller e Juvenal Marques Filho (10); Oscar José Muller e José Carlos Marques (11); Acyrema Vassallo Azevedo, Irineu Pena e Maria Elizabeth Mielle (12); Luiz Antonio Spinelli, Assaf Muçi-Daer e Humberto Guariglia Júnior (13); Wanda Spinelli e Gilmar Bispo dos Santos (14); Luiz Sérgio Cordeiro e Heródoto Bento de Mello (15); Ilídio Corrêa de Oliveira Lyra, João Caputo, Nelson Valente, Jacy Silva Campos e João Baptista Bussinger (16).

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.