Governador recebe prefeitos do Estado do Rio

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 10 de dezembro de 2022

Edição de 9 e 10 de dezembro de 1972 

Pesquisado por Nathalia Rebello (*)

Manchetes

Governador Padilha recebe em audiência prefeitos do Estado do Rio - Os prefeitos fluminenses foram levar ao chefe do Executivo fluminense as despedidas, ocasião em que o prefeito de Friburgo, dr. Feliciano Costa informou ter cumprido todas as metas de seu governo, destacando as referentes ao ensino e ao abastecimento. 

Arena ganha onde MDB era governo e vitória é atribuída a Padilha - Os prefeitos eleitos Wilson Pedro Francisco, de Itaguaí, e Hélio Ferreira, de Paracambi, foram recebidos ontem pelo governador Raymundo Padilha, no Palácio Nilo Peçanha, a quem agradeceram a ajuda que possibilitou à Arena sair vitoriosa em seus municípios, tradicionais redutor do MDB. Em Itaguaí, para 2.900 votos dos três candidatos do MDB, Wilson Pedro Francisco recebeu 5.320 votos, com a Arena conquistando um total de 12.500 legendas, enquanto 12 vereadores passaram a integrar a bancada do governo na Câmara, contra apenas três da Oposição. Em Paracambi, Hélio Ferreira teve 2.500 votos - o dobro do adversário - e a Arena fez sete vereadores, contra quatro emedebistas.

Friburguense é expert em turismo - O nosso conterrâneo João Saldanha  concluiu o curso de Gerência Executiva de Turismo na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Estado da Guanabara, tendo recebido o seu diploma na mundialmente conhecida escola de nível superior. Trata-se do primeiro friburguense a possuir tal título. Como se trata de ciência nova e da mais elevada importância para os que desejam fazer turismo de verdade, procuramos o ilustre e dele ficamos sabendo das finalidades desse curso. Do currículo podemos resumir: incentivos fiscais ao Turismo; estudos da conjuntura política e econômica; “marketing” no Turismo; sub-sistemas de Turismo; transporte aéreo; dinâmica de grupo; hotelaria e atividades correlatas. João Saldanha que já percorreu por mais de uma vez grande parte da Europa e da América do Sul, visitou também os estados da Paraíba, Pernambuco e Bahia, mantendo, em Salvador, contatos com secretários de Turismo de vários estados do nordeste, onde o turismo vem tomando sério impulso. Em 1973, ele participará de encontros regionais e internacionais sobre turismo, onde pretende adquirir mais conhecimentos que poderão ser de grande valia para o nosso Estado. 

Pílulas 

→ Segundo “experts” na matéria, fidelidade partidária somente se aplica em manequim possuidor de mandato. Como mandato, compreende-se, também, o exercício de cargo em diretório do partido. Acontece, que a possibilidade de punição é bem remota, já que, a “história” depende de uma série de condições, de fatos, de comprovação e de enfim, um rosário de situações adredemente preparadas para que não haja predominância de mandos ocasionais, de caciquismo muito comum no interior, e, na política estupidamente grosseira de alguns “cabras” quase sempre treinados por mandatários russofilos ou cubanofilos que já deviam estar agarrados pela gola, mas que, por expedientos sorrateiros ainda não deixaram o rastro suficiente para um processo que quem sabe, pode vir a qualquer instante…

 → A grande farsa, desta vez, vai dar muito trabalho… Não pense a moçada que irá “janjar” a vontade, “ dar as cartas e jogar de mão”... Está na hora das posições definidas, da clareza, de ninguém, poder ficar escondido deixando só um pouquinho do rabo do lado de fora… 

→ Os mesquinhos, os covardes, os biltres, os grandes salafrários que só pensam em vinganças, em perseguições a humildes servidores, podem ficar certos, certíssimos que o castigo já não mais andar a cavalo pois estamos na fase do motor a jato, no tempo da bomba de hidrogênio e da chegada do homem aos domínios da lua… 

→ Soubemos pelo próprio vereador Newton D'Angelo - incontavelmente um representante do povo que sempre primou pela lisura no proceder e dedicação ao mandato - que o mesmo entrará imediatamente com um projeto, tornando sem efeito, na futura legislatura, a concessão de gratificação mensal ao presidente da Câmara local. Ainda bem. Vamos ver como se portarão os vereadores que tanto condenaram a resolução concessiva do “panamá” que sempre combatemos. Nós e a cúpula do MDB.

 → O legislativo friburguense, obedecendo rigorosamente o mandamento da lei, fixou em Cr$ 5.040.000 o total do subsídio e da representação do prefeito, a partir da próxima legislatura. Fez tudo certinho. Muito bem… 

→ De acordo com o que informou a nossa reportagem, o vereador Renato Ferreira Netto é candidato ao cargo de presidente da Câmara Municipal, fazendo questão de ressaltar ter direitos incontestáveis ao que postula. O problemão para o Bento é que não é ele o candidato dos chefões…

(*) estagiária com supervisão de Henrique Amorim

 

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.