“A Friburgo atual - em franco progresso”

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 19 de fevereiro de 2022

Edição de 19 e 20 de fevereiro de 1972
Pesquisado por Thiago Lima

 

Manchetes:

  • “A Friburgo atual - em franco progresso” - O marechal Odylio Denys, que residiu em Friburgo e estudou no Colégio Caribé, ao lado de fluminenses ilustres, entre eles - Macarino de Freitas, Platão Garcia, Olavo Tostes, todos de marcada atuação na vida jurídica do nosso Estado, esteve visitando nossa terra para rever velhos amigos e enamorar-se por nossas belezas. O grande revolucionário teve um encontro com Nelson Kemp, seu companheiro das batalhas cívicas, ao lado de Nilo Peçanha, pugnando pelos governos para o povo. Correu a cidade, recebendo homenagens, como as da prefeitura e do Colégio Nova Friburgo, onde o professor Amaury Muniz, teceu-lhe vibrante hino de saudação patriótica. Comovido e enternecido, o marechal agradeceu e voltou ao Rio, onde, entusiasmado, escreveu longa missiva ao jornalista Kemp, dizendo-lhe: “Logo que me for possível, irei aí de novo, tal boa impressão que trouxe da Friburgo atual - em franco progresso.”  
  • Muito bem! Honra ao mérito! - Pelo bonito espetáculo proporcionado à nossa população que foi o Carnaval 1972, dada as providências tomadas, especialmente no que se referiu aos serviços públicos, admirados e proclamados pelos quatro cantos da cidade, e, ainda aos substanciais auxílios prestados aos blocos, escolas de samba etc. O prefeito Feliciano Costa merece rasgados elogios, o que não nos furtamos a fazê-lo nesta edição, como legítimo porta-voz da população. O que desejamos especialmente salientar, é o arejamento administrativo colocado em prática pela chefia do Executivo, cuja equipe de auxiliares está a merecer, também, francos encômios, pela atividade desenvolvida nos setores relacionados com a prestação de serviços durante o período carnavalesco. Honra ao mérito! 
  • Padilha diz a Fitipaldi que o Estado do Rio pode ter autódromo - A construção de um autódromo no Estado do Rio passou a ser assunto prioritário da administração fluminense e o governador Raimundo Padilha designou o chefe do Gabinete Civil, Mário Gliosci, para que coordene os estudos de sua viabilidade. A promessa foi feita pelo governador ao presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Evânio Leme Nunes Galvão, e aos irmãos Emerson e Wilson Fitipaldi, que compareceram ao Palácio Nilo Peçanha para agradecer o apoio dado pelo governo Padilha ao automobilismo, com a realização do 1º Rally dos Mil Quilômetros fluminenses, que será realizado anualmente. 
  • "Decoração 72” - A firma Contal, com escritório de contabilidade e administração na Rua Almirante Barroso, 14, instituiu importante concurso com o objetivo de escolher e premiar a mais bela ornamentação interna dos clubes da cidade, no carnaval deste ano. A iniciativa das mais inteligentes e oportunas, obteve êxito total. A Comissão Julgadora foi composta de jornalistas e cronistas… 

Pílulas:

  • Enganaram-se os que, fantasiados de líderes, vestiram capa de dirigência emedebista e já agora pensam que estão nivelados aos maiores, podendo deitar catedra em movimentos partidários. Na política, como de resto em quase todas as histórias, os postos são galgados paulatinamente, pelos serviços prestados, pelo valor que representam, e, nunca pelo que os caras pensam que são… 
  • Em março serão abertas as estradas que levarão ao pleito de 15 de novembro. O percurso nas ditas vias não será fácil. Pode-se ganhar partidas de pôquer blefando, mas eleições somente se vence com votos. E votos não se conquista com “matemáticas” próprias. 
  • O carnaval no Country, na Sociedade e no Xadrez esteve acima das melhores perspectivas. Mais uma vez, Friburgo manteve a tradição, apresentando o melhor carnaval do Estado do Rio. A ordem imperou, a animação ultrapassou a tudo quanto pudesse ser esperado, os foliões brincaram a valer e os serviços públicos estiveram impecáveis. 
  • Como tivemos dias maravilhosos de sol, as estradas que conduzem ao nosso município não decepcionaram, e, devido a obras de reforma da serra, em dois pequenos trechos, o trânsito ficou sofrível. 
  • Mais de 40 mil turistas aqui estiveram, prestigiando o nosso carnaval, que diga-se de passagem esteve excelente. As escolas de samba merecem um registro muito especial: apresentações monumentais, luxuosas fantasias, ótima coreografia, música excelente. Merecem parabéns, os diretores das organizações que muitíssimo orgulham a nossa cidade. 

Sociais:

  • A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Clóvis de Jesus (19); Rozette Haiut (20); Vinicio do Lago Zamith, João Amélio e Vera Lúcia Lima da Silva (21); Tufic Salim Milled, Haiffa Abicalil e Renato Heindenfelder (22); Márcio Ventura, Maurício Ventura, Max George Cleff e Ernesto Pereira de Faria (24).
Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.