Amâncio Azevedo vence a eleição para prefeito

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 19 de novembro de 2022

Edição de 18 e 19 de novembro de 1972 

Pesquisado por Nathalia Rebello (*)

Manchetes 

A Realidade - O eleitorado friburguense exerceu em toda a plenitude, o direito de escolher o seu prefeito e os 17 vereadores à Câmara Municipal. No momento em que encerramos esta edição, ainda não havia terminado a apuração, estando já definida a vitória de Amâncio Azevedo na demonstração do lado para o qual se inclinou a preferência dos votantes de Friburgo. Perder nunca foi bom, jamais agradou a ninguém… Mas a grande verdade é que, em qualquer eleição, uns perdem para outros ganharem. Não existe alternativa… No que se refere ao exercício normal da democracia a constante é: os que riem hoje podem chorar amargamente amanhã, já que a roda viva dos pleitos eleitorais ora gira para a direita, ora para a esquerda, ora para o centro. A eternização no poder, não se verifica quando o povo vota livremente. Somos intransigentemente pela soberania do eleitor, valendo dizer, do voto. 

Ordem, respeito e animação nas eleições do dia 15 de novembro - Grande animação, ordem e respeito foram as tônicas da eleição. Em todos os cantos da cidade, o movimento era usado, com um intenso trabalho dos partidos políticos objetivando uma vitória eleitoral. Segundo apuramos, 1.140 veículos foram colocados na cidade e nos distritos para o transporte de eleitores, claro que esses automóveis, jeeps, camionetas, caminhões e principalmente kombis, foram custeados pelas agremiações partidárias, que no entretanto, cumpriram, rigorosamente as determinações legais. Se o espetáculo demoscratico foi realmente bonito, a grande verdade é que muiitissimo contribuiu para o resultado que salientamos, o ilustre juiz da comarca, dr. Rivaldo Pereira Santos. Outra autoridade que vimos em grande atividade e no comando da condução de mesários e do controle policial foi o promotor de Justiça, dr. Helion Samarão. Digno de nota, também, a atuação de todo o pessoal que exerce atividade no fórum. Impecável, enfim, a atuação da Justiça Eleitoral. Honra ao mérito! 

Planejamento da FAO no Estado do Rio tem apoio total do Governador Padilha - - O governador Raymundo Padilha garantiu o total apoio do governo fluminense ao levantamento que a FAO, órgão da ONU, fará em todos os estados com vistas à elaboração de um planejamento racional, encomendado pelo Governo Federal, para o desenvolvimento agropecuário brasileiro. Técnicos da FAO e do governo fluminense foram recebidos no Palácio Nilo Peçanha pelo governador Raymundo Padilha, juntamente com o secretário de Agricultura, João Carlos Burguês de Abreu; o presidente do Conselho de Planejamento, professor Darcy Campos de Medeiros, e representantes do Governo Federal. 

Pílulas

→ Terminada a coleta de votos, na noite de 15 de novembro tanto o candidato da Arena como o do M.D.B. visitaram a sede do partido adversário: A demonstração de educação política demonstrada por ambos os concorrentes ao cargo de prefeito repercutiu de modo muito especial 

→ No calor dos embates vá lá que alguns esquentados não se comportaram devidamente. Mas, os líderes devem e precisam ter a cabeça fria, para serem dignos dos lideranças 

→ Friburgo é realmente uma cidade privilegiada. Numa eleição verdadeiramente apaixonante, a ordem, disciplina, o respeito e o acatamento às autoridades. 

E mais… 

  • Dona Maria Laginestra: Se viva fosse 
  • Realizações do Prefeito Feliciano Costa 

Sociais

A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Norma Madureira (18); Marizette de Almeida e Haroldo Braune (20); Nelson Kemp e Maria Cristina Cardeiro (21); Regina Lúcia Yunes e Sérgio Miranda (22).

(*) estagiária sob a supervisão de Henrique Amorim

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.