Alerta para o peso

Vinicius Gastin

Esportes

sexta-feira, 29 de março de 2024

Mais de um bilhão de pessoas vivem com obesidade no mundo

Em tempos de Páscoa e de alto consumo de chocolates e outras iguarias, vale o alerta. Ao longo dos últimos 30 anos, as taxas de obesidade entre crianças e adolescentes em todo o mundo aumentaram quatro vezes, enquanto os números dos adultos mais do que dobraram. Os dados são de uma análise global conduzida pela NCD Risk Factor Collaboration (NCD-RisC), em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS), publicada na revista científica "The Lancet". O relatório também mostra que 43% dos adultos estavam acima do peso em 2022.

O estudo reuniu informações de 3.663 estudos de base populacional com 222 milhões de participantes em 200 países e territórios, e teve contribuição de mais de 1.500 pesquisadores. “No passado, pensávamos na obesidade como um problema dos ricos. A obesidade é um problema do mundo”, disse Francesco Branca, chefe de nutrição da OMS.

Conforme o documento, 159 milhões de crianças e adolescentes e 879 milhões de adultos viviam com obesidade em 2022, somando mais de um bilhão de pessoas afetadas pela obesidade. Ou seja, uma em cada oito pessoas vive com obesidade no planeta. A análise também trouxe taxas de baixo peso entre os anos pesquisados. A proporção de crianças e adolescentes afetados pelo baixo peso caiu cerca de um quinto em meninas e mais de um terço em meninos. Em adultos, a proporção caiu mais da metade.

A obesidade e o baixo peso são formas de desnutrição e são prejudiciais à saúde das pessoas de muitas maneiras, alertam os pesquisadores. As taxas globais de obesidade mais do que quadruplicaram em meninas (1,7% para 6,9%) e meninos (2,1% para 9,3%) entre 1990 e 2022.

O número total de crianças e adolescentes que foram afetados pela obesidade em 2022 foi de 159 milhões (65 milhões de meninas e 94 milhões de meninos), em comparação com 31 milhões em 1990. O Brasil ocupou o 54º lugar na classificação geral de obesidade em crianças e adolescentes em 2022. A taxa aumentou de 3,1% em 1990 para 14,3% em 2022 para meninas e 3,1% para 17,1% para meninos no mesmo recorte de tempo.

As taxas de obesidade mais que dobraram entre as mulheres (8,8% para 18,5%) e quase triplicaram nos homens (4,8% para 14,0%) entre 1990 e 2022. O Brasil ocupou o 70º lugar na classificação geral de obesidade em mulheres. A taxa de obesidade aumentou de 11,9% em 1990 para 32,6% em 2022.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, ressaltou que governos, indústrias e comunidades precisam trabalhar juntos para combater a obesidade. "Este novo estudo destaca a importância de prevenir e controlar a obesidade desde o início da vida até a idade adulta, por meio de dieta, atividade física e cuidados adequados, conforme necessário. Voltar aos trilhos para cumprir as metas globais para conter a obesidade exigirá o trabalho de governos e comunidades, apoiado por políticas baseadas em evidências da OMS e agências nacionais de saúde pública", disse.

 

Domingo de Páscoa e de lazer na Via Expressa

Friburguenses e turistas de todas as idades poderão aproveitar, neste domingo, 31, mais uma edição do Domingo de Lazer, que será realizado das 9h às 13h, na Via Expressa, no bairro Olaria. O evento, promovido sempre no último domingo do mês, é gratuito e oferece a prática do esporte, por meio de atividades de lazer. A realização é da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer que conta com parcerias de empresas locais. 

A programação inclui várias ações com jogos, oficinas de desenho, aulas de dança, xadrez, brinquedos e mais: pipoca e algodão doce para crianças, jovens e adultos. Além disso, a equipe de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde também participará, com orientações, dicas de escovação e outras atividades. 

A Secretaria de Esportes avisa ainda que, em virtude do Domingo de Lazer, a Via Expressa permanecerá fechada das 7h às 14h. Em caso de chuva, o evento será cancelado.

  • Foto da galeria

    Obesidade infantil também cresce e já preocupa as autoridades internacionais (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    Brasil ocupou o 54º lugar na classificação geral de obesidade em crianças e adolescentes em 2022 (Foto: Divulgação)

  • Foto da galeria

    (Foto: Henrique Pinheiro)

Publicidade
TAGS:

Vinicius Gastin

Esportes

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.