Notas do Enem, vagas em universidades e o nordeste dando show

Lucas Barros

Além das Montanhas

Jovem, advogado criminal, Chevalier na Ordem DeMolay e apaixonado por Nova Friburgo. Além das Montanhas vem para mostrar que nossa cidade não está numa redoma e que somos afetados por tudo a nossa volta.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

O Ministério da Educação divulgou, na terça-feira, 16, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. No total, 2.734.100 estudantes fizeram a prova em novembro do ano passado. O Enem é a porta de entrada para quem deseja ingressar no ensino superior. De acordo com o desempenho do candidato, é possível concorrer a vagas em diversas universidades públicas de todo o Brasil por meio do Sistema de Seleção Única Unificada (Sisu). Mas é importante ficar atento, porque as inscrições para o programa começarão na próxima segunda-feira, 22.

 

Muitos candidatos e poucas vagas

Apesar da vastidão de candidatos que fizeram o Enem no ano passado, o desafio que eles enfrentarão não é nada fácil. São muitos candidatos e poucas vagas. Neste ano, o Sisu ofertará 264.360 vagas, distribuídas em 127 instituições de educação superior, de norte a sul de todo o país. Pelo menos 123 mil vagas são destinadas para diversos cursos que demandam uma grade curricular em tempo integral, em diferentes turnos. O período noturno contará com cerca de 87 mil oportunidades, o matutino com mais de 31 mil; já o vespertino terá mais de 20 mil vagas.

Dentre estas 264 mil vagas ofertadas no Brasil, apenas 29.393 estão disponíveis no Estado do Rio de Janeiro. No topo da lista, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem 9.240 vagas, seguida da Universidade Federal Fluminense (UFF), com 8.788. Apesar do número de vagas disponíveis nos estados, todos os candidatos poderão concorrer a oportunidades por todo o país. Estados próximos, como Minas Gerais e São Paulo, somam quase 47 mil vagas, além de faculdades mais distantes, como a UFPB, um dos polos de referência em ensino e inovação no país, contando com 7.750 vagas.

Os cursos mais disputados são os de Medicina, Engenharia da Computação, Direito, Ciência da Computação, Engenharias em geral e muitos outros. Davi Cintra, 17 anos e ex-estudante do Colégio Anchieta, fez o Enem 2023 e revela suas expectativas para o Sisu: “A prova do Enem nunca é fácil, mas as expectativas agora são as melhores possíveis para ingressar na faculdade. Ainda não decidi para qual cidade devo ir, mas eu escolhi o curso de administração pela vontade que eu tenho de empreender. É um sonho que está mais próximo do que nunca”, relata o jovem de Nova Friburgo.

 

Nordeste nota 1.000

Discursos de ódio e preconceito ignoram a importância do trabalho, da economia e da arte dos nordestinos para o desenvolvimento econômico, cultural e intelectual do país. Em 2022, após o resultado das eleições, ficou latente, nas redes sociais, como a nossa região ainda carrega preconceito e tem uma visão deturpada sobre o nordestino.

Apesar dos preconceitos difundidos no dia-a-dia através de comentários maldosos, como filho de retirantes e ex-morador da região, tenho o orgulho de dizer: O Nordeste foi a região que mais registrou redações que alcançaram a nota máxima no Exame Nacional do Ensino Médio de 2023.

Das 60 redações nota mil em todo o Brasil, 25 são de estudantes do Nordeste – quase a metade. Já o Sudeste, apesar da maior população do Brasil, ficou como a segunda região com mais notas máximas, 18. Em seguida estão o Sul, com sete redações, e Centro-Oeste e Norte empatados com cinco cada.

Entretanto, um dado triste e que reflete a realidade brasileira. Das 60 redações, somente quatro são de escolas públicas: Espírito Santo (1); Rio de Janeiro (1); Rio Grande do Norte (1); e Tocantins (1). O tema deste ano da avaliação foi "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

 

Sucesso para uns, novas oportunidades para outros

Para alguns estudantes, o sonho da universidade chegará. E nele, um novo mundo, repleto de: novos desafios, aprendizados, medos, inseguranças, incertezas e acima de tudo, experiência. Não tenha medo de seguir o seu sonho, assim como também não tenha medo de se permitir experimentar e decidir se é isso o que te fará feliz na vida. E não se esqueça: faça sempre por você e para você!

E se você não teve o seu êxito em passar para a universidade, não desanime. Antoine de Saint-Exupéry, no livro Pequeno Príncipe, escreveu: “Quando a gente anda sempre em frente, não pode ir muito longe”. Muitas vezes precisamos dar dois passos para trás, antes de florescermos e brilharmos. Não desista do seu sonho!”

Publicidade
TAGS:

Lucas Barros

Além das Montanhas

Jovem, advogado criminal, Chevalier na Ordem DeMolay e apaixonado por Nova Friburgo. Além das Montanhas vem para mostrar que nossa cidade não está numa redoma e que somos afetados por tudo a nossa volta.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.