Maior número de vagas para concursos federais

Lucas Barros

Além das Montanhas

Jovem, advogado criminal, Chevalier na Ordem DeMolay e apaixonado por Nova Friburgo. Além das Montanhas vem para mostrar que nossa cidade não está numa redoma e que somos afetados por tudo a nossa volta.

quarta-feira, 05 de julho de 2023

Quem nunca ouviu falar que a melhor forma de ter um bom emprego com estabilidade de salário e a garantia de futuro equilibrado é por meio de um concurso público? Certamente, você e muitas outras pessoas já ouviram essas frases, especialmente, vinda da voz da experiência dos mais velhos.

Pois, bem. São excelentes as notícias não somente para os concurseiros de plantão, mas também para todos aqueles que anseiam em mudar radicalmente de vida, em busca da estabilidade financeira e profissional proporcionada pela difícil aprovação em um concurso público. 

Com o anúncio feito pelo Ministério da Gestão e Inovação para a realização de novos concursos públicos no último mês, podemos afirmar: 2023 será o ano dos concursos públicos. Ainda que muitos cursinhos busquem usar essa frase para atrair clientes, atualmente, o país atingiu a maior quantidade de novas vagas criadas dos últimos dez anos.

Ao todo, o Governo Federal já anunciou 5.880 novas vagas permanentes para serviço público nacional somente neste ano. Desse total, 4.436 vagas foram anunciadas somente no mês passado. A expectativa é que mais concursos sejam anunciados ao longo do ano para suprir a falta de servidores nas repartições.

Estimativa de mais editais

Ao longo dos quatro últimos anos, o governo brasileiro abriu somente 6.196 novas vagas permanentes em concursos públicos. Recomendado pelo antigo Ministério da Economia, o “travamento” dos concursos seria uma solução para a diminuição da folha de pagamentos.

No serviço público federal, um número traz grande preocupação: uma a cada três vagas estão desocupadas. Em dezembro do ano passado, em 42 das 192 áreas de trabalho existentes, tivemos mais vagas disponíveis do que servidores trabalhando. Para o serviço público, há sobrecarga de trabalho e para a sociedade, falhas nos serviços.

Os ministérios da Saúde e da Educação, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) estão entre os que têm o maior número de postos vagos, de acordo com o Portal de Transparência federal, com dados entre 2016 e 2022. O número de vagas por órgão é definido por legislação específica.

Atualmente, dentre as 4.436 vagas anunciadas pelo governo, os editais abertos abrangem instituições como o Incra, Ibama, Anvisa, PF, PRF, Inmetro, IBGE, Inep, INSS e outros, além dos ministérios da Saúde, Minas e Energia, Meio Ambiente, Agricultura, Educação, Relações Exteriores e Justiça.

Dada a falta de servidores públicos nacionais, é possível que mais concursos públicos sejam lançados ainda este ano. Por isso, é sempre importante manter os olhos abertos nos editais. Até o presente momento, a expectativa é de que o impacto orçamentário anual do país seja de R$ 735 milhões.

Rio de Janeiro

Ainda que não sejam a nível federal, diversos concursos públicos também foram autorizados em nosso estado, contando com editais próprios em diversas cidades próximas, para quem não anseia voar para muito longe de casa. Em número inferior de vagas, mas grandes as possibilidades dada a menor competitividade.  

E existem concursos para todos os gostos. Para quem pretende seguir a carreira militar, há os concursos da Pmerj, Pmerj Saúde e Corpo de Bombeiros. Já quem gosta da carreira jurídica, vão ser disponibilizadas vagas para o TJRJ (cargo de juiz), MP (cargo de promotor) e DP (cargo de defensor público).

Preparo nos estudos e força mental

Ao contrário do que muita gente acredita, aprendizado não é só sentar o ‘popô’ na cadeira e estudar. Se fosse assim, quem estudasse mais tempo jamais perderia a vaga para quem estuda menos. Infelizmente, o mundo dos concursos é cruel e na maior parte das vezes, seu tempo de estudo não irá representar o seu resultado na prova

Muitas pessoas cometem um erro primordial. Certamente se eu te falar que saiu a inscrição de uma maratona de 42 quilômetros, a chance de você, que nunca nem caminhou na vida, conseguir terminar essa prova é quase zero. Com os concursos a lição é a mesma: se você nunca estudou ou fez concurso, comece devagar, até que se torne uma rotina.

Já outras pessoas, se sentem desacreditadas porque estudaram incessantemente – ou viram alguém estudar - por dois ou três anos e acabaram não passando nas provas. E acredite, você não está sozinho! Para você, o recado é simples: a única pessoa que tem a certeza de que não irá passar, é aquela que não tenta. Persevere e conquiste!

E mais importante, zelem pela a sua saúde mental! Não há cursinho ou rotina de estudo que consiga sustentar uma pessoa mentalmente abalada. De nada adiantam dois ou três anos de estudo, se você se perde com sua ansiedade em uma tarde de prova. Sorte aos concurseiros e foco em 2023.

Publicidade
TAGS:

Lucas Barros

Além das Montanhas

Jovem, advogado criminal, Chevalier na Ordem DeMolay e apaixonado por Nova Friburgo. Além das Montanhas vem para mostrar que nossa cidade não está numa redoma e que somos afetados por tudo a nossa volta.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.