Vereadores denunciam falta de medicamentos para sedação no Raul Sertã

Prefeitura anuncia compra emergencial, sem licitação, para normalização de estoques
terça-feira, 30 de junho de 2020
por Jornal A Voz da Serra
A triagem na entrada da emergência do Raul Sertã (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)
A triagem na entrada da emergência do Raul Sertã (Arquivo AVS/ Henrique Pinheiro)

Em visita ao Hospital Municipal Raul Sertã no último fim de semana, os vereadores Jhonny Maycon e Marcinho Alves constataram a falta de medicamentos essenciais, especialmente os indicados para a sedação de pacientes, como Propofol, Midazolam, Fentanil e Doputamina. De acordo com a denúncia, já encaminhada à Defensoria Pública do Estado do Rioo e aos Ministérios Públicos Estadual e Federal, os parlamentares tiveram acesso à farmácia do hospital, aos medicamentos, fichas de controle de estoque dos mesmos, requisição dos remédios ao almoxarifado central, bem como percorreram alguns setores do hospital para apurar como estava o estoque de medicamentos.

“Passamos o fim de semana no Hospital Municipal Raul Sertã e vimos uma situação muito delicada. É algo muito grave a falta de medicamentos essenciais. E o grande problema é que, neste momento, praticamente todos os medicamentos utilizados para sedar os pacientes estão em falta. O único que ainda tinha era o Propofol, mas por conta da falta de outros medicamentos a utilização dele aumentou muito e também acabou”, disse o vereador Jhonny Maycon.

Ainda segundo os vereadores, há falta de medicamentos em diversos setores, inclusive no CTI destinado exclusivamente ao tratamento de Covid-19. “É de gerar perplexidade olhar a última requisição do Hospital Municipal Raul Sertã ao almoxarifado central, do último dia 18, solicitando medicamentos psicotrópicos. Dos dez itens de medicamentos solicitados, nove não tem uma unidade sequer e o Propofol foi enviado apenas uma parte do quantitativo requerido”, diz trecho da denúncia.

Por fim, os parlamentares solicitam à Defensoria, MPE e MPF que, “diante dos gravíssimos fatos narrados e considerando que o continuísmo pode acarretar em perda de vidas, requer que sejam tomadas todas as medidas que entender necessárias em caráter de urgência, a fim de assegurar o direito à vida e ao tratamento digno aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Nova Friburgo e região, que dependem do Hospital Municipal Raul Sertã”.

Compra emergencial de medicamentos

Coincidência ou não, a Prefeitura de Nova Friburgo publicou na edição desta terça-feira, 30, do Diário Oficial eletrônico do município, um aviso de dispensa de licitação, tornando pública a realização de pesquisa de mercado para aquisição de medicamentos, em caráter emergencial, para atender à demanda do Raul Sertã pelo período de 180 dias, visando ao enfrentamento da pandemia.

De acordo com o termo de referência que consta no link disponibilizado no Diário Oficial eletrônico, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, pretende adquirir 15 mil ampolas de Propofol 10 mg/ml – 20 ml; 15 mil ampolas de Morfina 10 mg/ml – solução injetável - 1 ml; 15 mil ampolas de Tramadol 50 mg/ml – 2 ml – solução injetável; e 15 mil ampolas de Dexmedetomidina 100 mcg/ml 2 ml.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra