O comércio lojista Estado do Rio de Janeiro estima um aquecimento nas vendas durante este verão e o carnaval superior a 2,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Entidades representativas do setor acreditam que os consumidores serão estimulados por promoções, descontos, brindes e formas diferenciadas de pagamento. Segundo Aldo Gonçalves, presidente do Clube de Diretores Lojistas da capital fluminense (CDLRio) e do SindilojasRio, o verão e o carnaval têm significado especial para o comércio, pois trata-se de uma estação que coincide com a alta temporada turística, reunindo ao mesmo tempo férias escolares e o carnaval. Um pacote perfeito dentro de uma embalagem bem tropical: o calor.
“Essas coincidências colaboram para o crescimento das vendas, principalmente de produtos da estação, como moda praia, roupas feminina e infantil especializadas, acessórios para fantasias e souvenires, estas beneficiadas pelo carnaval. Os lojistas estão animados com o grande número de visitantes que procuram os municípios fluminenses e esperam uma presença ainda maior do número de turistas nacionais e estrangeiros para o Carnaval”, diz Aldo.
“O comerciante está sempre antenado com os festejos sociais para oportunizar negócios. A mudança de calendário constitui fonte de maiores expectativas para os rumos da economia brasileira, ao mesmo tempo que serve de aprendizado para inovações. A chegada da inteligência artificial (IA) e a disseminação do 5G farão muita diferença nesse processo, que pode resultar na melhor gestão do estabelecimento e ganhos de produtividade e lucratividade. Basta saber como utilizá-los. O comércio necessita aprender com as experiências, atuando no presente com as melhores ferramentas a fim de conseguir superar a concorrência, fazendo a diferença empresarial junto a sociedade”, conclui Aldo Gonçalves.
Deixe o seu comentário