Vai congelar: previsão agora é de zero grau oficial no amanhecer desta sexta

Mínima deve despencar de 10 para 3 nesta quinta; semana que vem deve continuar gelada, prevê Climatempo
quinta-feira, 29 de julho de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Vai congelar: previsão agora é de zero grau oficial no amanhecer desta sexta

Baixou de 1 para zero grau a previsão de temperatura mínima oficial do Climatempo para Nova Friburgo nesta sexta-feira, 30, com a chegada da forte massa de ar polar que vem sendo anunciada desde o início da semana. 

As temperaturas já começaram a cair: a mínima de 10 graus desta quarta, 28 de julho - que já parece bem gelada - deve despencar para apenas 3 graus nesta quinta; zero grau na sexta; 1 grau no sábado; voltando a subir um pouco somente no domingo, mas continuando baixa: 5 graus. O frio deve continuar no decorrer da próxima semana. 

A massa de ar polar associada a um ciclone extratropical já está provocando neve nas partes mais altas do Sul do Brasil. Nas áreas mais altas do Sudeste, como Nova Friburgo, é prevista a formação de geada de quinta a sábado.   A Defesa Civil Municipal emitiu um alerta via SMS de queda acentuada de temperaturas, valendo desta terça até sábado.

Em agosto de 2020, 2,3 graus

No ano passado, o dia 3 de agosto foi a manhã mais fria na Região Serrana do Rio, segundo o Inmet. Em Nova Friburgo, a temperatura mínima oficial foi de 2,3 graus na localidade rural de Salinas. 

A onda de frio que está para chegar  deve ser a mais forte, além de  mais duradoura, do que as duas já registradas neste inverno, no fim de junho e na semana passada. Na madrugada da última terça-feira, 20, por exemplo, Nova Friburgo registrou recorde oficial de 3 graus neste ano e temperaturas negativas no Pico do Caledônia, além de geada ao amanhecer.

O Climatempo preparou uma lista do que é verdade e o que é fake news  sobre esta onda de frio. Confira:

1 - Brasil terá a onda de frio mais intensa do século: FAKE!

A massa de ar frio de origem polar que chega a partir desta quarta derrubará as temperaturas até mesmo na Região Norte. É alta a chance de neve e novos recordes de frio, mas a onda de frio, por enquanto, é a mais intensa deste ano.

2 - Temperatura pode ficar abaixo de -15ºC no Sul do Brasil: FAKE!

Até 24 de julho, a menor temperatura registrada no Brasil em 2021 foi de 8,2 graus negativos em Urupema (SC). O  Climatempo estima que um novo recorde poderá ser estabelecido, muito provavelmente na serra catarinense ou gaúcha, mas com valores entre 8 e 10 negativos.

3 - Sensação térmica pode chegar a -25ºC na serra da Região Sul: VERDADE!

Além da baixa temperatura, a sensação térmica será diminuída pela ação de ventos moderados. Por isso, em áreas altas de serra, especialmente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a sensação de frio pode de fato chegar a 25 graus negativos, segundo o Climatempo.

4 - Há risco de neve no Estado do Rio: FAKE!

Inicialmente, os modelos meteorológicos até apontavam condições para neve de fraca intensidade na região do Pico do Itatiaia, onde houve registro de -9,9ºC na estação localizada no parque nacional do Itatiaia, a 2.450 m de altitude. No entanto, o Climatempo não confirma a chance de neve para a região, que apenas deve ter geada nos próximos dias.

5 - Onda de frio desta semana será mais duradoura: VERDADE!

Muito provavelmente, o grande diferencial dessa massa de ar frio será a persistência de dias consecutivos com temperaturas mínimas negativas nas áreas de maior altitude da Região Sul (entre -6°C e -10°C) e temperaturas máximas abaixo de 10°C no período de 28 a 30/7.

6 - Frio baterá recorde histórico em São Paulo: FAKE!

A menor temperatura já registrada na cidade de São Paulo, desde 1943, foi de -2,0ºC em agosto de 1955, na estação meteorológica do Inmet no Mirante de Santana, que é a estação oficial para registro de recordes. Na semana passada, a temperatura ficou em -2,3ºC na Região Metropolitana, mas o registro foi da estação de Marsilac, do CGE, portanto, não pôde ser considerada como recorde. Nos próximos dias, estações meteorológicas mais ao sul da Grande São Paulo poderão novamente registrar temperaturas negativas, mas no Mirante de Santana não há chance de recorde de frio histórico, apenas de recorde de menor temperatura do ano. O frio mais intenso na cidade será de 4ºC na sexta-feira (30), com risco novamente de geada.

7 - Governos canadense e americano emitiram alerta sobre frio no Brasil: FAKE!

O Governo dos Estados Unidos e do Canadá não emitiram alerta sobre frio intenso no Brasil. Na realidade, houve uma confusão com relação aos modelos meteorológicos, que são utilizados como base para as previsões de tempo e clima. De fato, o modelo de previsão americano (GFS) e o modelo canadense (CMC) apontavam frio intenso no Brasil, mas não houve nenhum alerta por parte das autoridades desses países.

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima