O ciclismo é uma prática que tem conquistado cada vez mais espaço em todo o mundo, seja como atividade de lazer, esporte ou meio de transporte sustentável. Reconhecendo a relevância da bicicleta na sociedade, o Dia do Ciclista - comemorado em 19 de agosto - é celebrado em vários países como forma de incentivar o uso do veículo de duas rodas e reforçar a necessidade de segurança no trânsito.
No Brasil, o Dia do Ciclista foi instituído em homenagem ao biólogo e ciclista Pedro Davison, vítima de um acidente fatal em 2006, em Brasília. Desde então, o dia se transformou em um marco de conscientização e luta por respeito aos ciclistas.
Em Nova Friburgo, a data também foi oficializada por meio da lei municipal 4.670, de fevereiro de 2019, instituindo o Dia Municipal do Ciclista, em sincronia com o calendário nacional. Mas, apesar da lei e do crescimento da prática do pedal na região, ciclistas friburguenses ainda enfrentam uma realidade desafiadora: a cidade não conta com ciclovias adequadas para atender à demanda crescente.
Estrutura insuficiente
Atualmente, a principal rota disponível na cidade é a ciclovia adaptada às margens do Rio Bengalas, no trecho da RJ-116, que liga o Centro ao trevo de Duas Pedras. O espaço, no entanto, está longe de atender plenamente às necessidades de quem opta pela bicicleta. Muitos ciclistas reclamam da falta de planejamento, da má sinalização e do fato de a via ser frequentemente compartilhada com pedestres, gerando conflitos e situações de risco.
(Foto: Leornado Pinheiro / Arquivo Pessoal)
O ciclista Leonardo Pinheiro, usuário frequente da ciclovia, expressa um sentimento comum entre os praticantes: “Eu sou usuário da ciclovia todos os dias e lamento não ter uma ciclovia de verdade na cidade. Em capitais e até em cidades menores vemos a expansão da malha cicloviária, mas aqui em Friburgo nada acontece. O que fizeram foi apenas aproveitar uma calçada, pintar e mal sinalizar. Ninguém respeita e, ao mesmo tempo, cresce o número de ciclistas. Estamos cada vez mais expostos”, observa.
De fato, o espaço adaptado às margens do Rio Bengalas é mais resultado de improviso do que de planejamento urbano voltado para a mobilidade sustentável. Em horários de maior movimento, pedestres e ciclistas disputam o mesmo espaço, criando situações de desconforto e insegurança.
Comparação com outras cidades
A ausência de uma ciclovia estruturada em Nova Friburgo contrasta com a tendência mundial de investimento em infraestrutura cicloviária. Em várias cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba-PR e Recife-PE, além de municípios de médio porte, há políticas públicas voltadas para a ampliação e integração das ciclovias.
Esses espaços não apenas estimulam a prática do ciclismo como lazer, mas também oferecem uma alternativa viável para a mobilidade urbana, reduzindo congestionamentos e contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Montanha Cup neste fim de semana
Segundo Arnoldo Borges, também ciclista de Nova Friburgo, a cidade ainda não tem muito a comemorar nesta data. “Essa pequena ciclovia que o governo anterior fez está largada. O governo atual falou até que iria resolver a situação, mas nada fez.”
Apesar da crítica, Arnoldo reforça que os ciclistas ainda têm motivos para celebrar, já que o calendário da modalidade segue movimentado na região: “Neste fim de semana teremos mais uma etapa do tradicional evento Montanha Cup 2025, que atrai muitas pessoas para a região. Em Teresópolis também estão fazendo um percurso bem bacana, que passa por Friburgo, chamado de cicloturismo, que pode durar até três dias”, conta.
Arnoldo explica ainda que o Montanha Cup 2025 acontecerá em Bom Jardim neste domingo, 24, com largada às 9h30 no Galpão Cultural (Rua Luiz Corrêa, 5, no Centro). A competição é uma maratona de mountain bike (XCM), com percurso de 55 quilômetros por estradas de terra e fazendas, sendo uma das mais tradicionais do Estado do Rio de Janeiro. A prova é válida pelo ranking estadual 1 da Federação de Ciclismo do Estado (Fecierj) e atrai atletas de várias partes do país.
Nos anos anteriores, o evento foi sediado em Nova Friburgo, mas em 2025 será realizado em Bom Jardim, reforçando a proposta de alternar os municípios anfitriões a cada edição. As inscrições foram encerradas na última quinta-feira, 21, e a premiação será de R$ 650 para os primeiros colocados (masculino e feminino).
Saúde e sustentabilidade
A bicicleta, além de um veículo sustentável e econômico, traz inúmeros benefícios para a saúde. Entre eles estão a melhora da condição cardiovascular, auxílio no controle do peso, redução da pressão arterial, fortalecimento da musculatura e até a diminuição do estresse e da ansiedade. Ou seja, investir em ciclovias é também investir em saúde pública, já que estimula hábitos mais ativos e diminui a dependência de automóveis.
* Reportagem da estagiária Laís Lima com supervisão de Henrique Amorim
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