Usuários denunciam que Faol estaria descumprindo operação com frota total

“Se estamos em bandeira verde, por que os horários dos ônibus não voltam a como era antes da pandemia?”, se queixa um leitor
quinta-feira, 29 de outubro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Ônibus na Estação Livre (Foto: Henrique Pinheiro)
Ônibus na Estação Livre (Foto: Henrique Pinheiro)

Em bandeira verde desde o último dia 19 até, pelo menos, o próximo domingo, 1º de novembro, diversos setores da economia puderam ampliar suas atividades, de acordo com as normas impostas pela Prefeitura de Nova Friburgo para a retomada gradual e segura das atividades. Indústrias, comércio, bares, restaurantes, shopping centers, hotéis, pousadas, entre outros segmentos, já podem funcionar em sua plenitude.

No entanto, a entrada em bandeira verde, estágio mais brando de restrições no enfrentamento a pandemia de Covid-19, que indica risco muito baixo de contágio do coronavírus, não liberou a retomada plena de todas as atividades. Porém, dessa vez a reclamação dos friburguenses não é com relação ao que não foi liberado. E sim ao que está autorizado, mas não estaria sendo cumprido.

Segundo denúncias enviadas por leitores que dependem do transporte público no município, a empresa Friburgo Auto Ônibus (Faol) não estaria respeitando o artigo 11 do decreto 714, de 30 de setembro, que diz: “nos horários compreendidos entre 5h e 21h, a circulação do transporte coletivo público municipal deverá ser executada na integralidade de veículos, horários e itinerários”. O parágrafo único determina ainda que “nos demais horários a frota de veículos ficará restrita a 30% por itinerário”.

“Antes tínhamos três linhas (Centro-Alto de Olaria, via Rua São Paulo, Rua Paraná e loteamento Barroso), mas depois da pandemia reduziram a oferta de horários. O via Rua Paraná, por exemplo, passa apenas quatro vezes ao dia. Nos dias úteis o horário vai até às 22h15, sendo que antes ia até às 23h. Nos fins de semana é ainda pior. No sábado só passa o ônibus via Rua São Paulo com horário apenas até às 20h. E no domingo só tem quatro horários também via Rua São Paulo até às 18h”, se queixou uma moradora do bairro Alto de Olaria. Mas ela não é a única a se queixar do problema.

 “Se estamos em bandeira verde, por que a Faol não regulariza os horários dos ônibus da forma como era antes da pandemia? Eles estão praticando o horário de flexibilização, isso é um absurdo”, se queixou um leitor em mensagem enviada ao Whatsapp de A VOZ DA SERRA (22 99213-9995). “Praticamente tudo voltou ao normal, academias, clubes e até festas, mas quem continua sofrendo é o povo que depende do transporte coletivo. É uma falta de respeito o que a Faol está fazendo”, se indignou outra cidadã.

O que diz a Faol

Consultando o site da empresa, na seção de horários (https://faol.com.br/horarios) aparedce a seguinte mensagem: “O quadro de horários está em reformulação para atender ao decreto da Prefeitura de Nova Friburgo. Portanto, poderá haver alterações sem aviso prévio na grade de horários”. Procurada por A VOZ DA SERRA, a direção da empresa Faol declarou em nota que “em relação as reclamações, com mais este avanço da ação da bandeira verde, foi feito um acompanhamento de carregamento e uma reprogramação em todas as linhas, dias úteis, sábado e domingo, que entrará em vigor a partir do dia 3 de novembro, visando um melhor atendimento”.

O que diz a prefeitura

Também procurada pelo jornal para comentar as denúncias e questionada sobre as possíveis sanções à Faol, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que “a empresa já foi notificada pela prefeitura através da Secretaria Geral de Governo e da Subsecretaria de Serviços Concedidos. O não cumprimento do decreto é passível de multa pois, o contrato está prorrogado para prestação do serviço, mas algumas cláusulas do contrato originário ficam valendo e podem servir de base para aplicação da multa”.

Por fim, a prefeitura informou que os cidadãos que tiverem alguma denúncias relacionada ao não cumprimento do decreto, seja pela empresa de transporte coletivo ou outra qualquer, devem entrar em contato com a Ouvidoria Municipal, através do email ouvidoriapmnf@gmail.com. O horário de funcionamento da Ouvidoria é das 9h às 13h.

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra