A Secretaria estadual de Planejamento e Gestão (Seplag) fechou uma parceria com a Secretaria estadual de Ciência e Tecnologia (Secti) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) para oferecer bolsas aos alunos de mestrado profissional em Controladoria e Gestão Pública, da Faculdade de Administração e Finanças. O estágio é remunerado e os mestrandos receberão bolsas de R$ 4 mil mensais. Serão oferecidas dez vagas e as inscrições terminam nesta quinta-feira, 17.
“A parceria é uma forma de integrar o que há de melhor nas universidades e transformar a gestão governamental por meio de uma capacitação intensa. Ao trazermos os alunos para dentro da máquina pública, pretendemos fazer com que eles entendam os processos governamentais, colaborando para uma gestão mais eficaz, efetiva e transparente”, explicou o secretário de Planejamento, Bruno Schettini.
Durante o estágio, os alunos vão desenvolver a etapa de campo de suas dissertações, identificando as demandas e os problemas e também propondo soluções para o Governo do Estado do Rio. O programa de bolsas vai permitir que os estudantes possam colaborar diretamente nas ações políticas públicas junto aos órgãos do governo e atuar de acordo com o tema de pesquisa escolhido.
“Esse intercâmbio entre universidade e governo é de suma importância para o aprimoramento contínuo do serviço público. É uma oportunidade para que os alunos vivenciem, na prática, novos processos e aprendizados. É, sem dúvidas, uma troca de conhecimento que vai resultar em bons frutos para ambas as partes, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues.
Segundo a coordenadora do mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Gestão Pública da Uerj, Branca Regina Cantisano dos Santos e Silva, a iniciativa permite que os mestrandos possam ter uma formação que vai além do aspecto acadêmico. “Estamos oferecendo experiências que permitirão que os estudantes façam parte do mercado de trabalho e da máquina pública, influenciando diretamente no direcionamento da gestão governamental”, comentou.
Deixe o seu comentário