A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj) financiará, com recurso no valor de R$ 421 mil, pesquisa da Policlínica Piquet Carneiro e do Hospital Universitário Pedro Ernesto, ambos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O investimento foi liberado no edital da Faperj para apoio a grupos emergentes de pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e será utilizado para a análise de 1.738 adultos com Covid-19, e acompanhamento dos curados durante um período de nove meses, com exames a cada três meses.
Os pacientes contaminados serão avaliados durante o período de internação com exames de ultrassonografia de tórax, hemogramas e, posteriormente, os resultados serão comparados com tomografias computadorizada de tórax. As ultrassonografias serão utilizadas em pacientes com exames positivos para Covid-19, porque tem sido peça fundamental para a diferenciação de outros problemas pulmonares e, como é mais econômica do que uma tomografia computadorizada de tórax, pode auxiliar tanto na triagem dos pacientes, quanto no prognóstico da evolução da doença e na avaliação dos pacientes com ventilação mecânica.
Coordenado por Agnaldo José Lopes, médico da Uerj, o objetivo deste projeto, que conta ainda com mais sete profissionais, é gerar conhecimento em diagnóstico e seguimento de pacientes acometidos pela Covid-19.
Deixe o seu comentário