Trio friburguense participa do 34º Rally Piocerá

Grupo fez história ao concluir um dos maiores eventos esportivos promovidos no Brasil
sexta-feira, 05 de fevereiro de 2021
por Vinicius Gastin
Trio friburguense participa do 34º Rally Piocerá

O desafio não era nada simples. Percorrer, sobre duas rodas, 958 quilômetros em quatro dias, entre as cidades de Teresina, no Piauí, e Aquiraz, no Ceará. Ainda assim, um trio de pilotos de Nova Friburgo acelerou para superar todos os obstáculos, e ao final da competição, comemorou as participações históricas na 34ª edição do Rally Piocerá, um dos maiores eventos dentre todas as modalidades esportivas do Brasil.

A prova, realizada na última semana de janeiro, marcou a abertura oficial do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade. Na categoria Elite, o piloto Maicon Corguinha foi o sétimo colocado, enquanto Douglas Schumacker alcançou a 11ª posição. Joelson Pereira também competiu, e alcançou o 10º lugar na categoria Graduado.

“Não fui bem nos dois primeiros dias, mas acabei ganhando confiança no estilo de prova, que foi bem diferente do que estou acostumado. Consegui ficar em terceiro e quarto lugares nos dois últimos dias”, avalia Corguinha.

O primeiro dia de prova teve largada na capital piauiense, Teresina, e chegada em Piripiri, totalizando cerca de 286 quilômetros de prova. No segundo dia, a partir de Piripiri-PI, os pilotos cruzaram o estado e chegaram ao Ceará, no município de Ubajara, após percorrerem cerca de 186 quilômetros. No terceiro dia, cerca de 320 quilômetros foram vencidos quase nove horas de prova, até Canindé, de onde os atletas partiram no quarto dia com destino final a Aquiraz-CE, cerca de 198 quilômetros depois.

“Foi uma experiência diferente, com trilhas de alta velocidade, e nas dunas, foi bem divertido. Estou feliz demais por poder concluir esses quatro dias na categoria principal”, resume Douglas (foto).

O próximo desafio da equipe friburguense, a Friburgo OFF Road, será o Pampas Offroad, no município de Gramado, na serra gaúcha. “Tive bastante problemas no equipamento de navegação durante os quatro dias, o que me tirou da briga pelo pódio. Foi uma prova dura, onde a perfeição faz parte do dia a dia”, avalia Joelson, já focado no compromisso seguinte no sul do país.

A competição

O Rally Piocerá/Cerapió reuniu em torno de 500 pilotos de bikes, motos e quadriciclos, celebrando os 34 anos do roteiro com belas paisagens e diferentes pratos das culinárias aos competidores, em harmonia e com respeito ao meio ambiente. Foram quatro dias de disputas, passando pelas cidades de Teresina (PI), Piripiri (PI), Ubajara (CE), Guaraciaba do Norte (CE), Santa Quitéria (CE), Canindé (CE), Guaramiranga (CE), Maranguape (CE) até chegar em Aquiraz (CE).

Por conta da pandemia, diversas medidas foram adotadas, como as bases do evento em cada cidade sem acesso ao público; exigência de teste negativo para a Covid-19 a todos os participantes; medição de temperatura na entrada do evento; distanciamento social em atividades presenciais, como as retiradas de kits, e realização de reuniões virtuais, como os briefings.

O Rally Piocerá 2021 foi válido pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade (CBM), pelo Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade (CBA) e pelo ranking nacional Stage Race (CBC).

Nas 11 categorias das motos, nove consagraram pilotos campeões. É o caso do capixaba Jomar Grecco, da categoria Master, tricampeão brasileiro de enduro de regularidade e vencedor das principais provas nacionais da modalidade. Na Sênior, o título de 2021 do rally ficou com Gabriel Soares, atual campeão brasileiro de enduro Fim na categoria E2.

Dário Júlio faturou o hexacampeonato do Piocerá/Cerapió na Over 40, enquanto Thiago Veloso, vencedor de grandes provas de regularidade e rally cross country e estreante no rally, levou a melhor na categoria Brasil. Na Over 45, Sandro Hoffmann alcançou a marca de 13 títulos na competição, sendo o maior vencedor da categoria.

O campeão da Júnior de 2021 foi Matheus de Moura, enquanto Péricles Dutra faturou a Over 50. Entre os Novatos, José Airton Cunha Júnior foi o grande vencedor.

O Rally Cerapió/Piocerá é um dos principais eventos off-road da América Latina, e o único a reunir as tribos de motos, carros 4x4, quadriciclos, Utvs e bikes. Há mais de três décadas, a caravana parte do Ceará rumo ao Piauí (Cerapió) e no ano seguinte faz o trajeto inverso (Piocerá). Ao longo das edições, já participaram mais de 15 mil pilotos, navegadores e atletas de 24 estados brasileiros e de outros países, como Estados Unidos, Itália, Portugal, Suíça, Japão, França, Argentina e Chile.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Rally