Trabalhos de 16 artistas expostos nos coretos de Lumiar e São Pedro

Projeto Arte em Ação conscientiza através de cartazes
sexta-feira, 25 de junho de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Trabalhos de 16 artistas expostos nos coretos de Lumiar e São Pedro

O projeto Arte em Ação é uma iniciativa artística, coletiva e de cunho social, que acontece nos distritos de Lumiar, São Pedro da Serra e adjacências. A primeira edição foi promovida no ano passado em caráter de urgência como resposta ao desrespeito às medidas de segurança e prevenção à Covid-19 observadas na ocasião.

A proposta do Arte em Ação é mobilizar e unir artistas e designers locais para criarem cartazes originais, sobre questões sociais, ambientais e de saúde pública. Aproveitando suas expertises, habilidades e a atitude questionadora – presente desde sempre nas artes – o Arte em Ação engloba diversas ações artísticas. É uma iniciativa inovadora na região por ser a primeira com essas características.

O objetivo do projeto é usar os cartazes como veículo de conscientização, engajamento e solidariedade, divulgando informações essenciais. Ações artísticas geram troca de conhecimentos, incentivam a reflexão e mudanças de atitude. O Arte em Ação tem ocupado os principais coretos da região, dois em Lumiar, nas praças Carlos Maria Marchon e Levy Aires Brust; e um em São Pedro da Serra, na praça Eugênio Gustavo Brust. Além de outros pontos estratégicos, inclusive nos pequenos vilarejos onde se concentra a população mais carente.

Um cartaz chama a atenção… Vários cartazes juntos, chamam mais ainda!

Ao longo da história do design e da arte, o cartaz vem sendo usado tanto para divulgar informações importantes quanto para engajar a população: questionar, conscientizar, levar a reflexões, propor mudanças e gerar solidariedade. 

O cartaz tem alto poder de visibilidade e de impacto visual. É um veículo de leitura rápida e de fácil visualização pois fica em lugares públicos e não precisa da internet para ser acessado. Imagens comunicam tanto quanto um texto escrito – e isso é muito importante já que na região há um índice alto de analfabetismo.

Arte em Ação 2021

Nesta segunda edição, o projeto conta com a participação voluntária de 16 artistas locais entre artesãs, ilustradores, pintores, designers e artistas multimídias. As artes originais foram produzidas em pintura sobre tela, pintura digital no Procreate e no Photoshop, aquarela sobre papel, colagem analógica, colagem digital, arte digital 3D, bordado, grafite… Uma profusão de técnicas, estilos e abordagens que demonstram a potência criativa que existe na região. O nome do artista e o link do portfólio virtual estão localizados na barra inferior dos cartazes.

A arte do cartaz pode ser acessada e compartilhada através do repositório do Arte em Ação no Flickr, de acordo com orientações de uso e restrições da licença. Neste site, o cartaz pode ser baixado em alta resolução, permitindo que outras pessoas imprimam e distribuam, desde que não seja comercializado e que o crédito e as logomarcas na barra inferior sejam mantidos. Desta forma, o Arte em Ação se torna uma iniciativa globalizada, que pode beneficiar outros povos, seres e lugares. O link para acesso é: flickr.com/photos/arteemacao.nf. 

Os 16 artistas de 2021

Nesta edição foi realizada uma chamada aberta de artistas, divulgada em estabelecimentos (versão impressa) e em redes sociais. Os artistas se inscreveram através de um formulário online do Google Forms. O tema desta edição é a importância da vacinação contra Covid-19. 

Os trabalhos são dos artistas André Amaral, André Bringuenti, Anita Fiszon, Bi Mayer, João Bives, Caru Secco, Chico Abreu, Clara Bringuenti, Dida Mayer, Elis Pinto, Fabrício Vinhas, Fernando Holanda, Maria Cristiane, Tita Nigrí, Vinícius Mitchel e Verônica Suhett. 

A seguir, a lista de artistas, mini bio e link do portfólio:

 

  • André Amaral - instagram.com/amaralgrafico

Cursando atualmente o Doutorado em design pela PUC/RJ, André Amaral é fanático por quadrinhos, Ilustrador de material didático do CECIERJ e artista visual, com mestrado em Linguagens Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ, onde lecionou por 4 anos. Aficionado também por música, trabalha como dj sob o pseudônimo de El Amaral.

 

  • André Bringuenti - instagram.com/andre.bringuenti

“Em minha caminhada na arte, passei por vários estilos, pop arte, impressionismo, entre outras. Nessa busca cheguei a um estilo próprio que batizei de Bringuentino, e foi graças a esse trabalho que fui convidado a participar da Exposição Le Carrousel du Louvre, no Museu do Louvre em Paris, em 2022.”

 

  • Anita Fiszon - instagram.com/afiszon

Artista visual residente no Rio de Janeiro e São Pedro da Serra, onde trabalha em seu ateliê. Mestre em Ciência da Arte (UFF); pós-graduada em História da Arte e Arquitetura no Brasil (PUC-RJ); formada pela Escola de Belas Artes (UFRJ). Foi professora do CAp-UFRJ (1989-2016), onde lecionou Artes Visuais até sua aposentadoria. Participa de várias exposições.

 

  • Bi Mayer - instagram.com/feitoamao.lumiar

Designer pela PUC - Rio, com experiência em marketing e produção de grandes marcas e artistas no Rio de Janeiro. Artista plástica e entusiasta em impactar a vida das pessoas através da arte. Criadora da marca Feito à Mão.

 

  • João Bives - instagram.com/joaobives

João Rodrigo Burle, o “Bives”, é carioca, ilustrador, designer, grafiteiro e socioeducador. Formado em desenho industrial pelo Departamento de Artes & Design da PUC-Rio, João assina o material gráfico da Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb), onde trabalha desde 2004.

 

  • Caru Secco - instagram.com/caru_secco

Formada em Design, trabalha como freelancer nas áreas de editoração, animação, ilustração e design gráfico. E também com a produção artesanal de cenários, brinquedos e acessórios de pano.

 

  • Chico Abreu - instagram.com/vjchicoabreu

 

Chico Abreu é VJ e artista multimídia, com formação em cinema e especialização em projeções de larga escala. Nos últimos 10 anos se apresentou em diversos shows e festivais pelo mundo, mixando imagens ao vivo para artistas como Maria Bethânia, Vhils, Di Melo, The Selecter, Roots Manuva, Soom T, entre outros. Seu trabalho autoral aborda temas como espiritualidade, tecnologia e cultura clubber.

 

  • Clara Bringuenti - instagram.com/sete.deouros

Nascida em Nova Friburgo em 2004, Clara é filha de artistas e ser artista foi muito natural. Gosta de desenhar e trabalhar com aquarela. Tem um traço bem particular e ainda em construção. Às vezes usa arte como forma de denúncia ou protesto, porque acredita ser essa uma das importâncias da arte na história.

 

  • Dida Mayer - instagram.com/dida_mayer

Denise Mayer é artista plástica, dona da marca DADIDA, de roupas infantis, participou de várias exposições como O Botequim, Le Bon Café, Babilônia Feira Hype, Carioquíssima, entre outras.

 

  • Elis Pinto - instagram.com/@elispintoartes

A artista traz representações do feminino questionando os lugares de tais corpos na sociedade. Artista pela EAV. Exposições: “Elas Também Matam”, “Extraordinárias: olhares femininos fora da ordem”, “Metrópole Transcultural” e “Caminhos de Ogum”.

 

  • Fabrício Vinhas - instagram.com/fabriciovinhas

Designer Web na Multirio (Empresa Municipal de Multimeios - Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro) atua em projetos para produtos do Portal, WebTV, Aplicativos, Jogos e outros projetos multimídia. É músico cavaquinista e fundador do grupo Sambalangandã.

 

  • Fernando Holanda - instagram.com/fgholanda

“Carioca, pisciano, caçador de pôr do sol e um grande apaixonado pela vida, na certeza de que a conexão de pessoas é a mais bela forma de mudarmos o mundo. Que um mergulho no mar salga a vida, um banho de cachoeira limpa a alma e um abraço na árvore cura qualquer tristeza!”

 

  • Maria Cristiane - instagram.com/artemarias

Artista têxtil, historiadora e educadora formada pela UFRJ e UFF. “Meu trabalho

é voltado para arte têxtil. Desenvolvo esculturas geométricas, como painéis e

mandalas. Também trabalho com bordados. No meu trabalho, procuro retratar

meu olhar extasiado e apreciativo pela geometria presente na natureza.”

 

  • Tita Nigrí - instagram.com/tita_nigri_design

Designer visual, especializada em Design Estratégico, doutoranda em design (PUC-Rio) e serigrafista. Cria projetos para editoras, para cinema e exposições. Assinou uma coleção para a Tok&Stok, foi designer da Papel Craft e da Universal Music. É uma das idealizadoras e coordenadora do Arte em Ação.

 

  • Vinicius Mitchell - instagram.com/viniciusmitchell

Vinicius Mitchell é ilustrador, designer e quadrinista. Carioca, vive no Rio e tem família em São Pedro da Serra. Publica crônicas em quadrinhos nas redes sociais no perfil @janelaacesa (Instagram e Facebook).

 

  • Verônica Suhett - instagram.com/artebyve

Mestre em linguística pela Uerj onde trabalhou até se aposentar. A paixão por artes manuais surgiu ainda na infância quando aprendeu a bordar com sua mãe. O bordado a levou à outras formas de criar e contar histórias como o patchwork e a confecção de bonecas. A Arte by Vê surgiu há 7 anos para difundir seu trabalho.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: