Temporal volta a assustar Friburgo, mas tempo melhora no feriadão de carnaval

Defesa Civil emitiu dois avisos na manhã desta terça alertando para ocorrência de novos deslizamentos
terça-feira, 22 de fevereiro de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
A RJ-130 em frente ao São Lucas vira um rio na tarde desta terça (Fotos de leitores)
A RJ-130 em frente ao São Lucas vira um rio na tarde desta terça (Fotos de leitores)

Depois de tanta chuva, o Estado do Rio deverá, finalmente, ter dias de sol neste feriadão de carnaval. Segundo o Sistema Alerta Rio, o mês de fevereiro já teve um total de 15 dias chuvosos este ano.

O Climatempo prevê pouca chuva nos próximos dias, a partir desta quinta-feira, 24, até pelo menos a próxima terça, 1º. Na Região Serrana, no entanto, continua a situação de atenção. Nesta terça ainda são esperados fortes temporais, no rastro da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que está se desfigurando.

A Defesa Civil de Nova Friburgo emitiu dois alertas na manhã desta terça-feira, 22: um alertando que “continua a previsão de chuva moderada a forte a partir da tarde e o  outro, com a previsão de “ocorrência de deslizamentos de taludes/encostas naturais e artificiais em razão das chuvas”.

À tarde, um forte temporal provocou uma enxurrada na RJ-130, na altura do Hospital São Lucas, interditando o tráfego. Também houve queda de barreira atrás de uma casa no Amparo, na Parada Folly (acima). A Praça da Furunfa, no Alto das Braunes, também alagou. A Rua Dom João VI, no Cônego, também virou um rio (abaixo).

A Secretaria Municipal de Defesa Civil informou que em  24 horas o município registrou uma média de 17,12mm de chuva e, nas 24 horas seguintes, mais 19,43mm. Os bairros com maior volume de chuva na segunda-feira foram Catarcione (93mm) e Cordoeira (88mm). As sirenes chegaram a ser acionadas em ambos os bairros, mas foram desmobilizadas no início da noite.Nesta terça, o bairro com maior volume pluviométrico  foi a Granja Spinelli, com 79,2mm. As sirenes do bairro chegaram a ser acionadas, mas foram desmobilizadas no fim da tarde.

Durante a terça, a Defesa Civil de Nova Friburgo atuou em 28 vistorias preventivas. Não houve nenhuma ocorrência emergencial, apesar do grande volume de chuva, que veio acompanhada de raios e trovões. A maior parte das vistorias foi para verificar árvores e barreiras com risco de queda.

O município segue em estágio de atenção, numa escala que vai desde vigilância, observação, atenção, alerta até alerta máximo. Continua a previsão de chuva moderada a forte a partir da tarde desta terça. Além disso, também há previsão de ocorrência de deslizamentos de taludes/encostas naturais e artificiais em razão das chuvas.

O volume de chuva em poucas horas acabou gerando alguns transtornos na cidade. Felizmente, em nenhuma ocorrência houve vítimas. Na segunda-feira a Defesa Civil realizou 19 vistorias, a maioria delas preventiva. Dessas, seis foram emergenciais, sendo um deslizamento de barreira no distrito de Amparo; o desabamento de um muro na Rua Mac Niven, no Centro (acima); três deslizamentos de barreira no Parque Dom João VI; e um deslizamento de barreira no bairro Catarcione (acima). 

Esta última ocorrência, registrada na Rua Manoel Alexandre de Moura, que liga os bairros Catarcione e Varginha, acabou interditando totalmente o trânsito de veículos. Equipes da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Obras e Guarda Municipal estiveram no local para iniciar a limpeza da pista, que já foi desobstruída. A expectativa é de que o trânsito seja novamente liberado ao tráfego de veículos ainda nesta terça-feira, 22, após nova avaliação e limpeza. Ainda na noite de segunda, 21, o prefeito Johnny Maycon esteve pessoalmente no local para avaliar a situação e prestar apoio aos moradores. 

O principal acesso a Varginha pela Ponte da Saudade virou um rio (abaixo).

A Defesa Civil de Nova Friburgo reforça que o município segue em estágio de atenção, numa escala que vai de vigilância, observação, atenção, alerta a alerta máximo. A população friburguense deve ficar atenta aos avisos meteorológicos e aos alertas emitidos pelos órgãos oficiais. 

Nova Friburgo conta com um  sistema de monitoramento alerta e alarme com 36 sirenes espalhadas em 24 bairros e distritos da cidade, além de aproximadamente 70 pontos de apoio aptos a receberem a população em caso de ocorrências.  Além disso, também há o sistema de Alerta via SMS para usuários cadastrados no sistema (de qualquer operadora). Para se cadastrar, basta enviar um SMS para o número 40199 e, no campo da mensagem, escrever o CEP de onde mora. Em casos de emergência, a Defesa Civil de Friburgo pode ser acionada pelo telefone 199.

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima