Tempo muda neste fim de semana e pode trazer “chuva negra” para Friburgo

Frente fria que se aproxima do Estado do Rio carrega ventos impregnados da fuligem das queimadas no Pantanal
quinta-feira, 17 de setembro de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Amostra da cor da água da chuva que caiu no Pantanal (Fotos: G1)
Amostra da cor da água da chuva que caiu no Pantanal (Fotos: G1)

A “chuva negra”, como está sendo chamada a chuva ácida com componentes da fumaça das queimadas que há um mês ocorrem no Pantanal, deve chegar nesta sexta-feira, 18, ao Estado do Rio, segundo o jornal O Globo. 

Para Nova Friburgo, a previsão do Climatempo é que a chuva trazida pela frente fria que se aproxima do estado comece a cair na noite deste sábado, 19. A chuva pode cair a qualquer hora no domingo e a semana começa chuvosa, segundo o instituto.

Segundo o meteorologista Marcelo Pinheiro, ouvido pelo Globo, a mudança do fluxo do vento cria condições favoráveis ao transporte da  fumaça, que está espalhada por Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, para a Região Sudeste.

Algumas alterações já foram observadas em São Paulo, onde a fumaça deve chegar com mais intensidade a partir desta quinta-feira.

Com a fumaça das queimadas na atmosfera, é possível que a chuva que cair no fim de semana carregue os poluentes das queimadas e se torne um pouco mais escura.

“Dependendo da interação das gotículas de água com as partículas das queimadas, que são gases como enxofre e dióxido de nitrogênio, pode ocorrer aquilo que a gente chama de chuva ácida, que carrega esses componentes químicos”, explicou o meteorologista.

 

LEIA MAIS

Nebulosidade possivelmente frustrará observação de meteoros do cometa Halley, prevista para a madrugada desta terça

Objetivo foi discutir melhorias administrativas e operacionais nas unidades de Teresópolis, Friburgo e Paracambi, no contexto das chuvas de verão

Fogo no mezanino foi rapidamente controlado. Ninguém ficou ferido

Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 75 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima | fogo