Tempo deve mudar nesta sexta em Friburgo, apostam meteorologistas

CPTec/Inpe prevê chuvas isoladas a partir do fim de semana e até meados do mês
quinta-feira, 04 de fevereiro de 2021
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
A última lua cheia ao amanhecer em Friburgo (Foto: Adriana Oliveira)
A última lua cheia ao amanhecer em Friburgo (Foto: Adriana Oliveira)

São grandes as chances de o tempo mudar a partir desta sexta-feira, 5, possivelmente também em Nova Friburgo. Não se trata, felizmente, do ciclone em alto-mar que já provocou uma virada radical do tempo no Sul do país, mas sim de uma frente fria que, associada à formação de um novo canal de umidade da Amazônia, deverá provocar chuvas isoladas no Sudeste, incluindo a Região Serrana do Rio.

A previsão do serviço federal de meteorologia CPTec/Inpe para Nova Friburgo, por exemplo, é de pancadas de chuva na tarde desta sexta, um sábado com chuva a qualquer hora, um domingo nublado, assim como a segunda, e, da terça em diante, até pelo menos o dia 15, chuvas isoladas na cidade.

Ciclone "aspirador de pó"

Segundo boletim do CPTec/Inpe, a frente fria vai aliviar o calor intenso das últimas semanas. No sábado o sistema deverá estar atuando na Região dos Lagos. Um canal de umidade pode se estabelecer entre o sábado e a segunda, provocando chuvas no Estado do Rio. O mar ficará agitado por conta do ciclone no litoral gaúcho.

Sites especializados como o Photografia Meteorológica alertam para a possibilidade de tempo severo em parte do Sudeste, sem, no entanto, especificar quais áreas. Serão temporais localmente fortes, provocados por linhas de instabilidade.

Segundo os estudiosos do tempo, com base em projeções da agência National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), a área de baixa pressão no oceano no Sul do país cria condições para a formação de um ciclone.  Esse tipo de baixa pressão funciona como um aspirador de pó, sugando a umidade para o seu centro no mar. 

Esse fenômeno, associado à umidade da Amazônia, pode formar uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), gerando nuvens Cumulonimbus de grande crescimento vertical.  Nuvens convectivas poderão gerar super-células fortes. Mas, calma! No Estado do Rio, o bloqueio da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) deve impedir essa chuvarada de chegar aqui com força. 

No fim de semana, o ciclone extratropical estará bem mais afastado do  continente. “Ainda sim, poderemos sentir aquele ventinho gelado no meio do calor”, diz o Photografia Meteorológica.

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima