Tempestade de raios risca de luz e beleza os céus de Friburgo

Segundo Elat, do Inpe, cidade tem uma densidade de descargas elétricas de 3,6 por km²/ano, ocupando a 50ª posição no ranking estadual
quarta-feira, 16 de dezembro de 2020
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Tempestade de raios clicada em Nova Suíça (Fotos: Jonhnny Knupp)
Tempestade de raios clicada em Nova Suíça (Fotos: Jonhnny Knupp)

O calor súbito desta terça-feira, 15, fez muitos friburguenses se prepararem para um temporal no fim da tarde ou no início da noite - que, no entanto, acabou não vindo. No lugar do temporal,  uma tempestade de raios e relâmpagos brindou quem olhasse em direção ao sudeste (para as bandas do Cônego e Caledônia, do ponto de vista de quem está no Centro).    

Raios são muito comuns em tempestades de verão, estação que chega em menos de uma semana. O verão 2020/2021 começa astronomicamente no Hemisfério Sul às 7h02 da próxima segunda-feira, 21, e termina às 6h38 de 20 de março.

Nas estatísticas do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Nova Friburgo tem uma densidade de descargas elétricas de 3,63272835429 por km²/ano, o que põe a cidade em 50º lugar no ranking estadual e em 2.859º lugar no ranking nacional.

Verão com mais temporais e menos chuvas contínuas

Este verão será influenciado, segundo o Climatempo, por um La Niña (respriamento do Pacífico) de moderado a forte, com gradual enfraquecimento.  As previsões mais recentes dos principais institutos internacionais de monitoramento do clima global indicam que uma situação de neutralidade (nem La Niña nem El Niño) só deve ocorrer entre abril e maio.

De forma geral, o La Niña facilita a organização de convergências de umidade da Amazônia sobre a Região Sudeste, o que gera chuvas contínuas (as famosas ZCAS). Portanto, não será, no Estado do Rio, um verão com chuva em demasia. Apenas temporais típicos, provocados por nuvens cumulonimbus, com chuva forte em pouco tempo, raios e  rajadas de vento.

De forma geral , o verão de 2021  deverá ser menos chuvoso no Estado do Rio que o verão de 2020. Veja a previsão mês a mês: 

  • Para janeiro, a previsão do Climatempo é que todo o Estado do Rio  tenha pancadas de chuva regulares. O total de chuva acumulada no mês deve ficar próximo da média climatológica. Todo o estado poderá contar com várias horas com sol forte e temperaturas elevadas, mas sem grandes extremos.
  • Para fevereiro, a previsão é que o volume de chuva no Estado do Rio  fique acima do normal em todas as áreas. O mês terá várias áreas de instabilidade associadas com frentes frias.
  • Para  março, a previsão é que a chuva no Estado do Rio fique um pouco abaixo do normal, menos frequente do que em fevereiro.

 

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima