STF determina a suspensão da Rede Social X no Brasil

Decisão foi tomada após término do prazo para a indicação de um representante legal no país
sexta-feira, 30 de agosto de 2024
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Freepik)
(Foto: Freepik)

Na tarde desta sexta-feira,30, o ministro Alexandre Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão da rede social X (ex-Twitter) no Brasil. A medida foi tomada após o fim do prazo de 24 horas dado ao bilionário Elon Musk, dono da rede social, para indicar  um representante legal no Brasil.

A decisão de Moraes teve como objetivo garantir que a plataforma respeite as leis brasileiras. A decisão visava fazer o X pagar multas que foram impostas pela justiça. O prazo terminou nesta sexta-feira. A situação começou na quarta-feira,28, quando o ministro intimou Musk a realizar a indicação. A intimação foi feita pelo perfil do STF na rede social. Em 17 de agosto, o bilionário anunciou o fechamento da sede da empresa no Brasil e acusou Moraes de ameaça.

Com a decisão do STF, caberá à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) cumprir a suspensão em 24 horas e comunicar as operadoras de telefonia para realizarem os bloqueios. As operadoras também deverão bloquear o uso de VPN por usuários que tentem burlar a  suspensão.

A medida terá validade em todo o território nacional até que todas as ordens judiciais de bloqueio sejam cumpridas e as multas aplicadas sejam pagas.

VPN

Alexandre de Moraes também determinou a aplicação de multa diária de R$ 50 mil para pessoas físicas e jurídicas que utilizarem uma VPN (Virtual Private Network), uma espécie de rede privada utilizada na internet para escapar de restrições e sites suspensos.

Bloqueio 

Na decisão, Moraes informou ainda que foram bloqueadas as contas bancárias da rede X no Brasil. O bloqueio ocorreu no último dia 18 após as primeiras decisões terem sido descumpridas pela rede social. Uma das contas tinha o saldo de R$ 2 milhões. 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: