Sesc inicia a quinta edição do circuito Arte da Palavra

Projeto reúne 40 escritores e artistas de todo o Brasil com debates, manifestações artísticas e oficinas
terça-feira, 23 de março de 2021
por Jornal A Voz da Serra
Sesc inicia a quinta edição do circuito Arte da Palavra

Começou nesta segunda-feira, 22, a quinta edição do circuito literário Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras. Pelo segundo ano, todas as atividades serão realizadas em formato online devido à pandemia da Covid-19. Cerca de 40 escritores, poetas, contadores de histórias, entre outros, de todas as regiões do país, participam do projeto. A proposta é promover a literatura nacional por meio de leituras, debates, oficinas e contação de histórias. Estão previstas cerca de 500 atividades ao longo do ano até dezembro. A programação será transmitida pela página do projeto no Facebook (www.facebook.com/artedapalavrasesc).

“O Arte da Palavra agrega diferentes manifestações literárias, das tradicionais às mais modernas, com escritores e artistas de faixas etárias e vivências variadas, justamente para alcançar os mais diversos leitores incluindo os que descobriram agora o hábito de ter um livro em mãos”, explica o gerente de cultura do Departamento Nacional do Sesc, Marcos Rego. 

Dessa forma, segundo ele, o projeto contribui diretamente para a produção e promoção da literatura brasileira, uma vez que forma um ciclo completo de ações junto a outras iniciativas do Sesc, como o Prêmio Sesc de Literatura. Este ano, o pontapé inicial do Arte da Palavra ocorreu por meio de um seminário, nos últimos dias 18 e 19, que reuniu grandes nomes da literatura contemporânea nacional em dois dias de debates com trocas regionais muito ricas.

A programação do Arte da Palavra é dividida em três circuitos: autores, voltado para debate entre escritores; oralidades, para contadores de histórias, cordelistas, slammers e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas; e criação literária, composto por oficinas variadas, com o objetivo de exercitar a prática da escrita nas suas diferentes manifestações e também desenvolver leitores com mais bagagem literária.

Integram a programação 2021 do projeto, nomes como o escritor e liderança indígena, Ailton Krenak; os escritores Bruno Ribeiro, Taylane Cruz e Cláudia Lage; da poeta e professora de História da Arte, Elimacuxi; da poetisa e artista-pesquisadora, Patrícia Galelli; do dramaturgo e doutor em Literatura Comparada, Wilson Coêlho; e do idealizador e responsável pelo projeto “Guia de Leitura”, Gelson Bini, entre outros.

O Arte da Palavra foi lançado em 2017 e conta com uma curadoria coletiva, realizada por especialistas do Sesc de todo o país, que selecionam escritores de Norte a Sul. Em 2020, já em formato online, o Arte da Palavra, por meio dos circuitos Autores e Oralidades, alcançou mais de 60 mil visualizações e, no circuito de Criação Literária, registrou mais de mil horas ministradas em oficinas diversas.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: