Semana Santa começa neste Domingo de Ramos, mas sem celebrações

Por causa da pandemia do coronavírus, igrejas estarão abertas apenas para orações individuais
sábado, 04 de abril de 2020
por Jornal A Voz da Serra
Oração individual (Foto: Henrique Pinheiro)
Oração individual (Foto: Henrique Pinheiro)

Neste Somingo de Ramos, 5, a Igreja Católica celebra o início de mais uma Semana Santa que este ano, no entanto, será diferente. O período é um dos mais marcantes da doutrina da igreja e cheio de celebrações de grandes significados e também emocionantes, já que relembram o martírio de Jesus Cristo, desde sua condenação, crucificação e morte na cruz, culminando com a ressurreição, na Páscoa. 

Por causa do isolamento social recomendado pelas autoridades de saúde para evitar a propagação do novo coronavírus, as celebrações nas igrejas estão suspensas. Algumas paróquias e capelas estão abertas apenas para orações individuais dos fiéis, mesmo assim, sem aglomerações para evitar o contágio. Por isso, as celebrações desta Semana Santa serão realizadas virtualmente, com transmissões pela internet, nos canais oficiais da Diocese de Nova Friburgo. 

Neste dia 5, Domingo de Ramos, a tradicional procissão dos ramos - que lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, antes da condenação, não será realizada. Os ramos, no entanto, serão abençoados pelos padres e distribuídos aos fiéis posteriormente, quando terminar o isolamento social. A missa do Crisma com a renovação das promessas sacerdotais e distribuição dos óleos santos para os batizados e unção dos enfermos não será celebrada na Catedral São João Batista, na próxima quinta-feira, 9. Neste mesmo dia, o rito do lava-pés deverá ser omitido pelos padres durante a celebração da missa da noite, pela internet. 

Na Sexta-Feira da Paixão, próximo dia 10, não haverá as tradicionais vigílias, via-sacra e a liturgia da santa cruz às 15h, como de costume. A Igreja Católica orienta os fiéis a fazerem orações neste dia em intenção aos doentes. No Sábado Santo (ou de aleluia), a missa da benção do fogo deverá ser celebrada sem a participação dos fiéis. O círio pascal deverá ser aceso, mas sem procissão. No Domingo de Páscoa, próximo dia 12, a Diocese de Nova Friburgo orienta os padres a celebrarem as missas solenes da ressurreição de Cristo, também pela internet, sem a presença de fiéis. 

 

LEIA MAIS

Confira a origem da data e a importância do profissional na sociedade

Instituição recebeu medicamentos que deveriam ter sido descartados há dois anos

Ao todo, cerca de 18 imunizantes estarão disponíveis para todas as idades, mas especialmente para as crianças e adolescentes

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra