Secretaria de Esportes divulga ações dos primeiros 100 dias de 2021

De acordo com a pasta, aproximadamente 75 reuniões foram promovidas neste período
quinta-feira, 06 de maio de 2021
por Vinicius Gastin
Manutenções em alguns espaços esportivos são algumas das principais ações
Manutenções em alguns espaços esportivos são algumas das principais ações

O universo esportivo friburguense está praticamente parado. Os grandes eventos, projetos e campeonatos das mais variadas modalidades, desde março de 2020, sofrem com o impacto da pandemia. À exceção de alguns esportes de alto rendimento, à exemplo do futebol profissional, no qual o rigoroso protocolo de segurança pode ser cumprido, atletas e demais envolvidos convivem com a expectativa pelo retorno a uma normalidade que possibilite a retomada de parte da rotina.

Ainda assim, dentro da divulgação das ações dos primeiros 100 dias de governo da nova gestão municipal, a Secretaria de Esportes de Nova Friburgo publicou o seu balanço com alguns termos a serem destacados. De acordo com a pasta, aproximadamente 75 reuniões foram promovidas neste período. Também foram respondidos três requerimentos de informações formais à Câmara Municipal de Nova Friburgo. Ofícios foram emitidos em resposta a vereadores.

Com páginas ativas no Facebook e Instagram, a secretaria, liderada por João Victor Duarte, afirma ter criado um cronograma de postagens nas redes sociais, e feito uma média aproximada de 88 postagens até o dia 1º de abril, sobre temas variados. A pasta também afirma ter idealizado 17 projetos, sem especificar quais, e ter desenvolvimento a sua Lei de Diretrizes Orçamentárias 2022. A equipe de esportes também afirma ter realizado aproximadamente 78 visitas de avaliação e manutenção de espaços esportivos, e feito 39 intervenções de conservação e manutenção.

“Nosso primeiro grande desafio foi o de arrumar a casa. Implementamos uma organização administrativa na Secretaria, de modo a tornar todo o processo mais eficiente; elaboramos um planejamento estratégico e financeiro; sem falar nas nossas ações cotidianas, como as visitações para avaliação dos espaços, seja com manutenção dos equipamentos esportivos ou estruturação de projetos voltados à sociedade. A questão da comunicação é uma tecla em que eu bato desde o primeiro dia de trabalho. Criamos canais de comunicação que antes não existiam, e assim encurtamos a distância entre a Secretaria de Esportes e a população como um todo, o que torna nossas ações futuras melhor direcionadas ao nosso usuário final”, avalia o secretário.

Entre os destaques, segundo a prestação de contas, estão novas solicitações de serviços para Secretaria Municipal de Serviços Públicos; duas para Secretaria Municipal de Obras e outras duas para a Subprefeitura de Olaria. Também foi criado um pré-cadastramento de projetos para uso dos espaços e elaboração de critérios para a posterior autorização. O desenvolvimento de projeto de parcerias com empresas privadas a serem implementadas em quadras poliesportivas, praças públicas, e demais espaços esportivos em geral também contam no relatório.

De acordo ainda com a pasta, houve redução de 15% do custo da folha de pagamento, gerando, desta forma, economicidade aos cofres públicos. Um deles é o cargo de subsecretário não utilizado, além de três servidores colocados à disposição do RH. A secretaria também garante a criação do calendário esportivo de eventos fixo e dinâmico, e ter desenvolvido quatro projetos de novos eventos esportivos.

Também há, segundo a prestação, sete projetos em desenvolvimento para construção de novos espaços esportivos, além de um Plano de Ação para Reformas, Conservação e Aprimoramento de Espaços Esportivos. Ao todo, a secretaria afirma existirem sete novos projetos em desenvolvimento para reformas, conservação e aprimoramento dos espaços esportivos.

“Auxiliamos em campanhas importantes como a que está sendo executada junto ao Rotary Club Suspiro, com a finalidade de arrecadar alimentos não perecíveis para ajudar duas instituições da cidade. Aproveito para reiterar o pedido, a quem possa doar, e informar que estamos recebendo os alimentos em nossos ginásios de Conselheiro Paulino e do Cordoeira, além da nossa Secretaria, dentro da prefeitura, que também está recebendo estas doações. Realizamos mais de 75 reuniões nos primeiros 100 dias, dentre elas, uma de enorme importância junto à Secretaria Estadual de Esportes do Rio de Janeiro, buscando recursos e parcerias para o esporte da cidade”, finaliza João Victor Duarte.

 

  • Município criou um cadastro para a possível utilização dos equipamentos esportivos

    Município criou um cadastro para a possível utilização dos equipamentos esportivos

  • Na atual gestão, João Victor comanda a pasta de esportes em Nova Friburgo

    Na atual gestão, João Victor comanda a pasta de esportes em Nova Friburgo

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: