São Roque: esta terça é dia do padroeiro do bairro de Olaria

Santo é bastante cultuado e a ele é atribuído o dom de livrar a população das pestes
terça-feira, 16 de agosto de 2022
por Jornal A Voz da Serra
A Igreja de São Roque (Foto: Henrique Pinheiro)
A Igreja de São Roque (Foto: Henrique Pinheiro)

A Igreja Católica festeja nesta terça-feira, 16, a memória de São Roque, e em Nova Friburgo é grande a devoção ao santo que tem uma bela igreja dedicada a ele na rua que leva o seu nome, no bairro mais populoso do município: Olaria. A festividade em louvor a São Roque movimentou o último fim de semana na igreja do bairro com missas, shows e a comercialização de salgados, doces e refrigerantes. 

Nesta terça-feira, dia do santo, tem missa solene às 19h, com benção do bispo de Nova Friburgo, Dom Luiz Antonio Lopes Ricci, ao mural de fotografias das famílias integrantes da paróquia. A celebração integra as atividades da Semana Nacional da Família. Após a missa solene está programada uma procissão com o andor da imagem de São Roque pelas ruas adjacentes à igreja.

São Roque, segundo a tradição católica, nasceu em 1295, em Montpellier, na França, com uma marca em seu peito semelhante a uma cruz vermelha. Era de família nobre, distinta e abastada. Sua mãe, Libéria, era devota da Nossa Senhora e atribuiu sua gravidez ao resultado de suas constantes orações com pedidos para engravidar, mesmo já estando em idade avançada. 

Roque, no entanto, ficou órfão dos pais ainda na adolescência e  herdou uma grande fortuna. Porém, como cristão convicto, desejava viver na pobreza, em imitação a Cristo. Por isso, repartiu todos os seus bens entre os pobres. Por ser muito jovem, a lei não permitia que ele se dispusesse de seus bens. Roque, então, confiou tudo a um tio. Depois, partiu sem nada para  Roma e seguiu mendigando ao longo do caminho.

Sofrimentos e vitórias 

São Roque viveu por três anos na cidade de Roma. Por passar muito tempo em oração nas tumbas dos apóstolos, contraiu a praga e para não ocupar mais um leito no hospital, arrumou um lugar na floresta para esperar a morte, mas ao avistar uma pequena fonte de água límpida e cristalina, se banhava sentindo grande alívio em suas feridas.

Outro fato interessante foi que um cachorro o encontrou e começou a levar pão para São Roque. O dono do cão, notando a regularidade com que o animal fazia isso, seguiu-o e encontrou o santo. Roque ficou curado da doença e conseguiu a conversão de seu benfeitor. Então, ele ficou um tempo em Piacenza e curava os doentes das pestes apenas fazendo o sinal da cruz sobre eles.

 

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: