Sábado pode amanhecer chuvoso em Friburgo; mas por pouco tempo

Forte frente fria associada a ciclone extratropical no mar avança e pode provocar rajadas nesta sexta
sexta-feira, 29 de julho de 2022
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Amanhecer em Friburgo (Foto: Adriana Oliveira)
Amanhecer em Friburgo (Foto: Adriana Oliveira)

Para não dizer que neste mês de julho não choveu um único dia em Nova Friburgo, este sábado, 30, deve amanhecer chuvoso - mas o sol deve voltar, entre nuvens, ao longo do dia.

Segundo o Climatempo, uma forte frente fria associada a um  ciclone extratropical que se organiza na costa do Rio Grande do Sul conseguiu furar o bloqueio atmosférico responsável pela estiagem deste inverno.

O choque térmico entre o ar frio polar e o ar quente que ainda predomina podem causar rajadas de vento em parte do Sudeste  nesta sexta-feira, 29. O deslocamento da frente fria já provocou intensas rajadas de vento no Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou ventos  de até 120 km/h no começo da madrugada em algumas cidades gaúchas. 

A chuva de sábado, se vier, deverá ser pouca e não suficiente para mitigar os efeitos da estiagem. O tempo extremamente seco, causado por um bloqueio atmosférico, colaborou significativamente com o aumento dos números de focos de queimadas no mês de julho, inclusive em Nova Friburgo, onde nesta quinta-feira, 28, registrou um grande foco em Nova Suíça.

 De janeiro a julho de 2022, o Brasil registrou 34.123 focos de queimadas.  A ausência de umidade também vem provocando  altas temperaturas em pleno inverno e baixa umidade do ar.

LEIA MAIS

Previsão é que a chuva diminua, mas há possibilidade de pancadas isoladas até o fim de semana

Ideal é votar pela manhã, para evitar possíveis pancadas à tarde

A previsão de altos acumulados de chuva e ventos podem provocar transtornos

Publicidade
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Apoie o jornalismo de qualidade

Há 79 anos A VOZ DA SERRA se dedica a buscar e entregar a seus leitores informações atualizadas e confiáveis, ajudando a escrever, dia após dia, a história de Nova Friburgo e região. Por sua alta credibilidade, incansável modernização e independência editorial, A VOZ DA SERRA consagrou-se como incontestável fonte de consulta para historiadores e pesquisadores do cotidiano de nossa cidade, tornando-se referência de jornalismo no interior fluminense, um dos veículos mais respeitados da Região Serrana e líder de mercado.

Assinando A VOZ DA SERRA, você não apenas tem acesso a conteúdo de qualidade, mantendo-se bem informado através de nossas páginas, site e mídias sociais, como ajuda a construir e dar continuidade a essa história.

Assine A Voz da Serra

TAGS: Clima