Para não dizer que neste mês de julho não choveu um único dia em Nova Friburgo, este sábado, 30, deve amanhecer chuvoso - mas o sol deve voltar, entre nuvens, ao longo do dia.
Segundo o Climatempo, uma forte frente fria associada a um ciclone extratropical que se organiza na costa do Rio Grande do Sul conseguiu furar o bloqueio atmosférico responsável pela estiagem deste inverno.
O choque térmico entre o ar frio polar e o ar quente que ainda predomina podem causar rajadas de vento em parte do Sudeste nesta sexta-feira, 29. O deslocamento da frente fria já provocou intensas rajadas de vento no Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou ventos de até 120 km/h no começo da madrugada em algumas cidades gaúchas.
A chuva de sábado, se vier, deverá ser pouca e não suficiente para mitigar os efeitos da estiagem. O tempo extremamente seco, causado por um bloqueio atmosférico, colaborou significativamente com o aumento dos números de focos de queimadas no mês de julho, inclusive em Nova Friburgo, onde nesta quinta-feira, 28, registrou um grande foco em Nova Suíça.
De janeiro a julho de 2022, o Brasil registrou 34.123 focos de queimadas. A ausência de umidade também vem provocando altas temperaturas em pleno inverno e baixa umidade do ar.
Deixe o seu comentário